Os doze melhores atletas portugueses de 2025 pt.1
2025 está quase no fim, e antes de findarmos este ano vamos escolher os doze melhores atletas portugueses do ano, dividido em quatro partes!
Patrícia Sampaio (Judo)
Sensacional. Depois de uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, Patrícia Sampaio não só continuou a coleccionar mais pingentes à volta do seu pescoço, como chegou ao topo do ranking mundial dos -78kgs. Em 2025 conquistou o ouro no Campeonato da Europa de Podgorica, num torneio em que a Tomarense foi dominante do princípio ao fim, sendo que nos Mundiais realizados em Budapeste conquistou um bronze que merecia ter terminado em ouro ou prata. É neste momento uma das cabeças-de-cartaz do judo internacional, e, continuando nesta forma, poderá deixar uma marca tão profunda como alguns dos maiores da história do judo europeu e, porque não, mundial. O Ippon no Campeonato da Europa foi estrondoso e um exemplo claro de que temos em mão uma das melhores atletas portuguesas dos últimos 15 anos.
João Almeida (Ciclista)
Não conquistou La Vuelta como merecia, mas João Almeida voltou a ser extraordinário, merecendo todos aplausos por aquilo que fez nas várias provas em que participou em 2025. Neste ano que cessa dentro de poucos dias, Almeida conquistou a amerla do Tour da Suíça e do Tour ao País Basco, para além da Romandie, mostrando toda uma elegância e ambição que faz falta ao ciclismo nacional, especialmente depois da saída de cena de Rui Costa. Na La Vuelta esteve muito perto de conquistar a amarela e, não fosse por inveja de alguns companheiros da própria equipa, acabou por encerrar a prova em 2º lugar, o seu melhor resultado na competição desenhada por Espanha.
Sendo que não terminou o Tour devido a uma lesão, à altura estava em grande forma e lutou pela UAE até ao momento em que teve de abandonar a prova.
Neemias Queta (Basquetebol)
Há palavras para a monstruosidade que é Neemias Queta? O poste português chegou a esta temporada dos Boston Celtics incerto se podia tomar o lugar numa das formações mais lendárias da história da NBA, com essas dúvidas a terem sido dissipadas ao fim de três meses em que se ergueu como um dos melhores blockers e defesas da época que está a decorrer. Os números não mentem, e a verdade é que Joe Mazzulla vê agora que Queta pode ser uma resposta válida para alguns dos problemas dos Celtics. Lembrar que o barreirense foi peça-chave para o excelente EuroBasket de Portugal, ajudando a turma lusa a chegar aos oitavos-de-final.
É verdade que ainda pode vir a ser vítima de uma troca no futuro, já que os Celtics estavam, supostamente, em época de rebuild, mas mesmo que saía de Boston a verdade é que vai encontrar outra franquia de qualidade para continuar a espalhar o seu charme, força e resiliência na NBA.
Neemias Queta's improved footwork in the backpedal has transformed his drop coverage reps. He's allowing only 45.2% of the 8.9 two-pointers he contests per game to be converted. That mark is only beaten by Zach Edey and Isaiah Hartenstein pic.twitter.com/sV1KSDmreh
— Charlie Cummings (@klaytheist11) December 11, 2025
Martim Costa (Andebol)
23 anos e já uma dos maiores do andebol português dos últimos 25 anos. Martim Costa é um fenómeno de um atleta, enorme em todas as suas acções e capaz de desmontar blocos contrários através de um atrevimento e uma ambição sem medida. No Mundial de andebol foi o 2º melhor marcador de Portugal com 44 golos (só atrás do irmão Francisco com 54), tendo sido escolhido para o melhor 7 da prova, o que prova o quão sensacional foi neste ano. Tem sido crucial para o sucesso do Sporting CP nas últimas épocas, com golos sensacionais, denotando-se uma inteligência sem par dentro da quadra.



