FIFA 98… ou de como conquistar uma paixão pelo futebol!
FIFA e Pro Evolution Soccer (PES) são os grandes e únicos video-jogos de futebol, que têm dominado as consolas e pc’s nos últimos 20 anos. O terceiro jogo da série FIFA a sair para a Playstation foi o FIFA 98 (e o 2º para a Nintendo 64), que mereceu uma atenção especial, uma vez que estávamos em ano do Mundial realizado em França, o France98! Para as várias pessoas que viveram a sua juventude ou início dela nos anos 90, o FIFA: Road to World Cup 98 marcou uma Era nos vídeos-jogos.
E porquê é que marcou uma era? Bem, o FIFA 98 trouxe uma série de novidades para o jogador, que pedia cada vez mais realismo, mas ao mesmo tempo reclamava por autonomia para “brincar” com o Mundo do Desporto Rei.
A regra do fora-de-jogo, uma lei fundamental para o futebol contemporâneo, foi altamente “apurada” pelos devs (sigla para os developers ou seja os “criadores” do vídeo-jogo) com a “realidade” a chegar à “realidade-virtual“. O que isto significa? Até ao FIFA 98, sempre que tinham um jogador para lá da linha de fora-de-jogo, sempre que este fazia alguma acção, imediatamente soava o apito do árbitro e era marcado uma falta. O “limar desta aresta” possibilitou ao jogador repor o jogador em jogo sem ter uma falta a ser assinalada.
Para além disto, a equipa de arbitragem apresentava-se mais “rígida”, mais rápida a reagir e a “estudar” as situações de jogo e de ir concedendo faltas, penaltis e livres dependendo da gravidade da situação. Todavia, os devs do FIFA 98 instalaram duas opções para o utilizador escolher… duas opções bem “maldosas”: 1ª- maior tolerância ao contacto físico e, subsequentemente, menos faltas; 2ª- retirar por completo as faltas, isto é, “pancadaria” gratuita.
Mas onde o FIFA 98 se revelou por completo foi na composição de equipas. O FIFA: Road to World 98 trouxe, pela primeira vez, realismo em termos de nomes, com as equipas actualizadas e com os verdadeiros atletas a servir o clube e selecção. Como esta edição da série de video-jogos sobre o Desporto Rei era em associação com o Mundial de Futebol de 1998, a equipa da EA Sports preocupou-se em ter tudo bem alinhavado e certo.
Portugal (que ficaria de fora na realidade, mas no video-jogo poderiam levar Figo, Rui Costa, Vítor Baía, Fernando Couto e os outros da Geração de Ouro à glória máxima), Espanha, Itália, Inglaterra, Colômbia, Uruguai, Brasil, Japão, Nigéria e todas as outras selecções tinham os seus onzes e bancos de suplentes actualizados, algo que levou os adeptos à loucura. Um marco não só para o vídeo-jogo mas também para toda a indústria do desporto, dando outra dimensão não só ao futebol, mas também aos seus “interlocutores”.
David Beckham, Luís Figo, Ronaldo Nazário, Paolo Maldini, Raul Gonzalez, Rui Costa, Lilian Thuram, Philip Cocu, entre outros surgiam como as grandes caras do video-jogo que dava assim um passo de “gigante” em termos de dar “realidade” aos seus utilizadores. Garantir nomes e as equipas correctas conferia uma oficialização do jogo aos olhos da FIFA, UEFA e as outras organizações continentais do Desporto Rei.
As ligas que surgiam no FIFA98 eram as seguintes: Premier League, Eredivisie, La Liga, Serie A, Ligue1, Fußball-Bundesliga, A-League (EUA). Contudo, o “prato principal” era o Mundial de 1998 e não as ligas, com a maior preocupação a ir nesse sentido. No total, o FIFA 98 continha 360 clubes, mais de 11 ligas, com 6400 jogadores disponíveis e 189 selecções por optar.
Mais, pela primeira vez era possível criar jogadores, mudar equipamentos e dar vida aos mais “loucos” sonhos! Os gráficos eram, na altura, revolucionários dando outro aspecto aos nossos ídolos (bem, olhando para o jogo hoje em dia, talvez os nossos olhos na altura conferiam ainda mais qualidade do que realmente possuíam), munindo outra dimensão ao vídeo-jogo.
Hoje em dia os utilizadores do FIFA ou PES precisam de ter um jogo vastamente profundo, cheio de funcionalidades, com ligas quase tão intermináveis como o Football Manager, com o Modo Carreira e o Modo Treinador incluídos. É, sem dúvida alguma, um Mundo completamente diferente, extenso e, por vezes, exaustivo. Olhando para o FIFA 98 é como observar uma Peça de Arte que fez furor no seu tempo e que abriu mil e uma possibilidades para o que viria a seguir.
Ah… e a banda sonora? Pela primeira vez aconteceu algo de formidável, com a inclusão de uma super banda-sonora em que os Blur faziam ressoar a “Song2” no vídeo de introdução ao jogo… um game-changer para muitos e uma “revolução” total para outros!
P. S.: Um pormenor do FIFA98 que só voltou a ser referência no FIFA17… o futebol indoor de 5 para 5 que os utilizadores podiam “brincar”. Esta funcionalidade deixou grande saudades, pois criava outro tipo de problemas, de funcionalidades, forçava ao utilizador ir mais além e apaixonar-se pelo futsal, que na altura não era a referência que hoje em dia o é. Não estaria o FIFA 98 à frente do seu tempo?
Podem fazer download do jogo em: Old Pc-Gaming