Fair Play Twitterverse: o fim-de-semana dos tomba gigantes na Taça

Fair PlayOutubro 17, 20226min0

Fair Play Twitterverse: o fim-de-semana dos tomba gigantes na Taça

Fair PlayOutubro 17, 20226min0
A Taça de Portugal trouxe grandes emoções ao fim-de-semana desportivo e o nosso Twitterverse põe-te ao corrente do que se passou

Um fim-de-semana de muito e bom futebol, com destaque para a magia da Taça de Portugal. Ainda: clássicos de alta intensidade, renovações na NBA e o triunfo da selecção nacional de andebol.

Houve Taça

O Caldas não conseguiu tombar o gigante Benfica, mas deixou uma belíssima imagem numa partida que contou com a Mata cheia e que foi apenas decidida nos penáltis. Com maior facilidade, também o Porto conseguiu superar o seu desafio, Anadia, com uma goleada por 6-0 com estreias de Bruno Costa, Fábio Cardoso e Gabriel Verón a marcar com a camisola dos dragões, num encontro que marcou o regresso de Manafá aos relvados, 10 meses depois.

À semelhança dos encarnados da Luz, a equipa bracarense teve de arregaçar as mangas para bater, por 2-1, os vizinhos de Felgueiras, com Paulo Oliveira a marcar o golo decisivo aos 89 minutos, quase se dando nova festa da Taça. Quem não conseguiu dar seguimento à tendência da vitória por parte dos maiores emblemas de Portugal foi o Sporting, que se deslocou a Barcelos para ser derrotado por 1 bola a 0 frente ao recém-despromovido (da 2ª liga), Varzim. O golo solitário dos poveiros foi marcado pelo ex-Benfica João Faria.

No entanto, a surpresa e magia da Taça de Portugal foi assistida um pouco por todo o país. No total, oito equipas da 1ª liga foram eliminadas durante os últimos dias: Marítimo, Santa Clara, Portimonense, Boavista, Rio Ave, Chaves, Paços de Ferreira* e, o já mencionado, Sporting. Assim sendo, Mafra, Tondela, Länk Vilaverdense, Machico, Oliveira Hospital, Valadares Gaia, Vitória FC e varzim, pela ordem das equipas que eliminaram, avançam para os 16avos da prova rainha.

*destaque para o despedimento de César Peixoto após a derrota em Setúbal, sendo uma das vítimas da Taça

Os golos do fim-de-semana

Num dos duelos mais fervorosos e disputados das últimas temporadas, Manchester City visitava Anfield com a ambição de se voltar a colar, ou até ultrapassar, o líder Arsenal. No entanto, com os gunners a cumprirem o trabalho pedido por Arteta numa vitória arrancada a ferros em Leeds (1-0), foram os londrinos que tiraram maior proveito do confronto entre citizens e reds. Aos 75 minutos de jogo, Alisson e Salah colocaram o Liverpool na frente do resultado, de onde não viriam a sair, e infligiram a 1ª derrota do campeonato à equipa de Guardiola. Curiosamente, Haaland, o homem do momento no futebol mundial, só não conseguiu marcar ou assistir nas duas partidas frente aos comandados de Jurgen Klopp, treinador que acabou expulso da partida e que viu Diogo Jota sair lesionado. Já o Arsenal, com 9 vitórias em 10 jornadas, reforçam assim a liderança isolada, agora a 4 pontos dos azuis de Manchester.

Os também londrinos Chelsea (vs Aston Villa) e Tottenham (vs Everton) venceram os seus confrontos por 2-0, com Kepa a tornar a sua baliza impenetrável e Kane a marcar pelo 3º jogo consecutivo. Num fim-de-semana em que se ficou a saber que N’Golo Kanté falhará o mundial do Qatar por lesão.

O Manchester United falhou na sua missão de perseguição aos lugares de acesso à Champions, naquele que foi o 1º jogo a titular na Premier League esta época para Cristiano Ronaldo, que foi incapaz de desfazer o 0-0 em Old Trafford frente ao Newcastle.

No El Clásico, merengues levaram a melhor no Santiago Bernabéu com o suspeito Karim Benzema a abrir o marcador. Fede Valverde, desafiado por Ancelotti a marcar 10 golos na temporada, apontou o 2º da tarde e o 5º da sua conta pessoal. A resposta do Barcelona por Ferrán Torres surgiu tarde (83’) s e foi refutada aos 90+1’ após penálti cometido por Eric Garcia. Com este resultado, Real Madrid isola-se no 1º lugar, agora a 3 pontos do eterno rival Barcelona. Ainda na La Liga, destaque para o bis de William Carvalho na vitória por 2-1 frente ao Alméria, que recoloca a equipa no 4º lugar da tabela empatado a 19 pontos com Atlético de Madrid (3º) e Real Sociedad (5º).

As boas notícias para os parisienses não surgiram apenas dentro do campo, após a vitória no clássico frente ao Marselha por 1-0. É que depois dos rumores de que Kylian Mbappé estaria a pressionar o PSG para sair de Paris já em janeiro, o próprio desmentiu tais alegações garantindo, para já, a sua continuidade para o resto da temporada. No entanto, nem tudo foi um mar de rosas para Christophe Galtier, já que Danilo saiu lesionado durante a partida.

Na realidade, a dor de cabeça deverá ser maior para o seleccionador português Fernando Santos que vê Diogo Jota e Danilo contraírem lesões a um mês do mundial e que poderão comprometer a presença de duas peças-chave no esquema do técnico.

O fim de uma era?

Os Golden State Warriors voltaram a abrir os cordões à bolsa e garantiram a renovação de Jordan Poole (140 milhões/4 anos) e de Andrew Wiggins (109 milhões/4 anos) numa folha salarial que custará aos donos da equipa mais de 500 milhões por ano (devido ao luxury tax).

Dois acordos que poderão sugerir a saída de Draymond Green, já que o seu contrato termina no próximo ano (player option que deverá ser recusada), numa altura em que o ambiente no balneário está mais tenso do que nunca, após a agressão de Green a Poole num treino. Os últimos rumores apontam Detroit ou Los Angeles como o próximo destino do 4x campeão.

Por fim, dois resumos de dois momentos altos do fim-de-semana. O eterno dérbi de Lisboa na 2ª jornada da Liga Placard de Futsal, resultante num empate, e a 2ª vitória de Portugal no grupo de apuramento para o Europeu de Andebol de 2024.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS