Fair Play Twitterverse: Miguel Oliveira e Pimeta-Carvalho reinam

Fair PlayOutubro 3, 20226min0

Fair Play Twitterverse: Miguel Oliveira e Pimeta-Carvalho reinam

Fair PlayOutubro 3, 20226min0
No MotoGP, Miguel Oliveira voltou ao seu melhor e levou o 1º lugar na Tailândia, mas não foi só o único feito português, e o Twitterverse do Fair Play põe-te a par de tudo

Nesta edição do FairPlay Twitterverse temos novas conquistas lusas, com Miguel Oliveira e a dupla do remo, Fernando Pimenta e José Ramalho, a conquistarem novos feitos, para além de golos de outra galáxia e o regresso da NBA, e nada melhor que um Twitterverse do Fair Play para ficares a par.

UM REI PORTUGUÊS EM TERRAS TAILANDESAS, POR MIGUEL OLIVEIRA

O clima tropical do sudeste asiático marcou presença durante o fim-de-semana, com a chuva a ser protagonista nas provas de Moto GP e Fórmula 1, disputadas na Tailândia e Singapura, respectivamente. No entanto, o foco vai para a principal competição de motos – como habitual, a mais recente corrida da F1 será abordada num artigo próprio -, com o português Miguel Oliveira a arrecadar a 2ª vitória da temporada e o seu 5º GP da categoria na totalidade da sua carreira. Com este resultado, Miguel Oliveira sobe ao 8º lugar do campeonato com 131 pontos, tendo ajudado a Red Bull KTM a posicionar-se no 3º posto no campeonato das equipas. Destaque final para Francesco Bagnaia que, terminando a corrida na última posição do pódio, se colocou a apenas 2 pontos do líder do campeonato Fábio Quartararo que não foi além de um desapontante 17º posto.

OS GOLOS DO FIM-DE-SEMANA

Dada a dificuldade – ou até mesmo a impossibilidade – de selecionar apenas 1 premiado, aproveitemos a boleia dos melhores golos dos últimos dias para fazer um ponto de situação nas principais ligas de futebol.

Como não poderia deixar de ser, o regresso da Premier League foi sinónimo de muitos e belos tentos. Na totalidade foram 32, com o de Thomas Partey a inaugurar a jornada e o dérbi do norte de Londres que significou a renovação da liderança do campeonato por parte dos gunners (Arsenal 3-1 Tottenham). Num outro grande dérbi de Inglaterra – o de Manchester -, azuis humilharam vermelhos numa partida em que se registaram 9 golos (City 6-3 United). Destaque ainda para o Liverpool que empatou a 3 bolas em Anfield frente à surpresa da época Brighton, dando assim continuidade a um início de época desastroso para os pupilos de Jurgen Klopp.

Do norte para o sul da Europa, a Roma de José Mourinho foi vencer à antiga casa do treinador português (San Siro), derrotando a Inter de Milão por 2-1. Curiosamente, o técnico não pode estar presente por castigo, tendo assistido ao encontro a partir do autocarro, num resultado que afundou a vice-campeã para o 9º lugar. Nápoles, Atalanta e Lazio representam aquele que é, para já, um surpreendente pódio e que poderá contar com a Udinese a preencher a última vaga de acesso à Champions League, em caso de vitória frente ao Verona nesta segunda-feira.

Sem deixar o mediterrâneo, Robert Lewandowski continua a ser a peça-chave do esquema de Xavi (1-0 vs Mallorca), com os catalães a igualarem pontualmente o, até então, líder isolado Real Madrid (1-1 vs Osasuna). Já no duelo mais quente da jornada, Atlético de Madrid conseguiu levar a melhor sobre o Sevilha (2-0) no Ramón Sánchez Pizjuán, empurrando a equipa de Julen Lopetegui para o 17º lugar e agravando a crise de resultados na capital da Andaluzia. À 7ª jornada, 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas, ocupando, também, o último lugar do seu grupo na Champions League com 1 ponto.

De Barcelona para Paris – um trajeto também efectuado pelo autor do golo –, a magia de Leo Messi, com a palavra ‘GOAT’ que surge no placard publicitário atrás da baliza a parecer tudo menos uma coincidência. Com a vitória por 2-1 sobre o Nice, os parisienses mantêm a vantagem de 2 pontos para a equipa de Marselha, que venceu por 3-0 na casa do Angers. Destaque final para a vitória do Lorient sobre o Lille de Paulo Fonseca (2-1), alcançando o 5º triunfo consecutivo e assegurando o 3º lugar na liga francesa.

EM NOSSA CASA MANDAMOS NÓS, POR FERNANDO PIMENTA E JOSÉ RAMALHO

Antes de voltarmos ao futebol, dar conta de mais uma notável conquista, depois do 1º lugar de Miguel Oliveira, de Fernando Pimenta, desta feita ao lado de José Ramalho que, em conjunto, arrecadaram mais uma medalha de ouro.

O INEVITÁVEL, POR BRUNO LAGE

Sem enorme surpresa, chega-nos a confirmação da saída de Bruno Lage do comando técnico do Wolverhampton. Após um belo começo de temporada na época passada (6º lugar à 13ª jornada), os Wolves fecharam-na com 5 derrotas e 2 empates. Um cenário que se manteve neste ano desportivo, com a equipa de Lage a conseguir apenas 1 vitória e 3 empates nas 8 primeiras jornadas da Premier League, encontrando-se abaixo da linha de manutenção. Os Wolves iniciarão agora um processo de recrutamento com a curiosidade de Carlos Carvalhal ser um dos nomes possíveis após a saída do Al Wahda. Quanto ao outro técnico português, Lage fica agora disponível no mercado onde deverão surgir, mais cedo ou mais tarde, uma série de pretendentes.

O REGRESSO DA NBA

Há quem receite calma, por ser só a pré-época. Mas como não ficar entusiasmado com o regresso do basquetebol norte-americano, seja a valer ou não? Os triplos indefensáveis de Stephen Curry estão de volta. Os afundanços explosivos de Giannis Antetokounmpo ou LeBron James estão de volta. Os stepbacks absurdos de Luka Doncic estão de volta. As noites mal dormidas estão de volta, com a perspectiva de uma maior influência e tempo de jogo por parte de Neemias Queta e com a certeza de que, daqui a 2 semanas, a época regular da NBA está oficialmente… de volta.

Nota: Já nas últimas horas do fim-de-semana, Adrian Wojnarowski noticiou a renovação de contrato de Tyler Herro pelos Miami Heat – 130 milhões por 4 anos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS