A Batalha pelo logo “diferente” da Europa: St. Pölten vs Pogrès Niederkorn

Fair PlaySetembro 8, 20194min0

A Batalha pelo logo “diferente” da Europa: St. Pölten vs Pogrès Niederkorn

Fair PlaySetembro 8, 20194min0
Para a 2ª batalha desta edição de logótipo vs logótipo escolhemos uma equipa do Luxemburgo e outra da Áustria. Descobrem quem são e escolhe o logo favorito!

Estão prontos para uma batalha que vai opor cores, criatividade, contraste, texturas e estilos? O Fair Play foi à procura de logos diferentes por toda a Europa e vai colocar 32 logótipos em competição até chegarem à final da competição! Procuramos não o logo mais “bonito” ou “feio”, mas aquele que cria um impacto especial no visualizador, lançando dúvidas, emoções e uma atracção inexplicável!

Todas as semanas avançamos com dois logótipos, explicando um pouco da história (se possível) do logo, do clube com um dado ou outro mais especial que ajude ao utilizador a tomar uma decisão no final do artigo!

Quem se segue? É uma batalha entre as vespas do Progrès Niederkorn e os lobos do St. Pölten

O FERRÃO CENTENÁRIO DE NIEDERKORN

Luxemburgo, nação pouco conhecida pelo seu futebol, mas que não significa ausência de paixão pela redonda e a evolução recente tanto no número de praticantes como de resultados a nível de selecção prova que poderemos ter uma surpresa num futuro, seja ele próximo ou longínquo.

No meio deste crescimento tem estado a Primeira Liga luxemburguesa, denominada por BGL Ligue que vai desenvolvendo algumas equipas interessantes como o F91 Dudelange (criado em 1991) ou Fola Esch (113 anos de existência), numa mistura de emblemas “jovens” e centenários, e o FC Progrès Niederkorn é um dos que já passou por entre 100 anos de história.

O clube sediado em Niederkorn abriu actividade em 1919, chegando a ostentar o título de campeão do Luxemburgo em três ocasiões diferentes (1953, 1978 e 1981), somando-se ainda três Taças do mesmo país, sempre no século XX. Um clube histórico e recheado de grandes momentos, como a vitória por 2-0 frente ao Glasgow Rangers em 2017/2018, tem pautado agora por lutar pelos lugares cimeiros do campeonato, numa tentativa de regressar às glórias dos anos 70 para 80 do século passado. Posto os factos históricos de parte, há explicação para a vespa ameaçadora que olha com tanta intensidade?

Nenhuma em particular. A escolha pela vespa recaiu devido às cores de sempre do Niederkorn, o amarelo com o negro em listas, com a sigla PN (Progrès Niederkorn) banhados no centro do galhardete. A vespa surguiu durante o século XXI numa aproximação do clube às tendências da actualidade, criando-se assim uma imagem nova, apaixonada e que desse alguma forma à imagética do Niederkorn. Contudo, e apesar de não existir uma história de origem fantástica, o novo emblema assente nos equipamentos de jogo da equipa luxemburguesa criou um conjunto seriamente apetecível para os coleccionadores de camisolas desportivas, merecendo uma atenção especial.

Dos vários milhares de clubes profissionais europeus, o Niederkorn é dos raros (senão o único) clube a ostentar uma vespa dura e dominante no seu símbolo.

Foto: FC Progrès Niederkorn

OS JOVENS LOBOS DE SANKT PÖLTEN

Sportklub Niederösterreich St. Pölten, este é o nome completo de um dos clubes mais jovens da Bundesliga austríaca, que nasceu em Junho do ano 2000 agarrando nas “cinzas” do seu predecessor, o FCN St. Pölten, formação que foi alvo de um pedido de dissolução em 1999. A partir de então, os lobos de Sankt Pölten foram conquistando subidas de divisão consecutivas até chegar à actual Bundesliga, tentando dar orgulho futebolístico aos ambientes desta terra do sul da Áustria.

Não é um emblema particularmente conhecido ou amado em terras austríacas, nem tem qualquer título ou honra que mereça menção seja na sua forma actual ou pelo seu predecessor o FCN/VSE St. Pölten, ficando reservado o seu interesse pelas boas infraestruturas que apresenta. Então porquê o destaque? O logótipo inovador.

O lobo sempre fez parte dos clubes de St. Pölten, já que surge na cota de armas dessa região, figurando-se em todos os emblemas desportivos e a equipa de futebol nunca fugiu à regra, dando em 2018 uma inovadora imagem ao lobo, que invés de estar bem encaixado no canto superior direito, permitiu a sua libertação e expansão por todo o resto do logótipo.

No meio das novidades, também figurou uma parceria estratégica com o CD Aves, numa ligação europeia de relevo com partilha de conhecimentos, estruturas e até técnicos, dando assim o mote para este revival do emblema que ostenta com orgulho o lobo de Sankt Pölten.

FOTO: SKN St. Pölten



Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter