A Batalha pelo logo “diferente” da Europa: FC Sochi vs Olympiakos Nicosia

Francisco IsaacFevereiro 5, 20203min0

A Batalha pelo logo “diferente” da Europa: FC Sochi vs Olympiakos Nicosia

Francisco IsaacFevereiro 5, 20203min0
Na senda de procurarmos os logotipos mais interessantes do futebol europeu fomos visitar a Rússia, mais propriamente Sochi para descobrir os "leopardos" locais! Fica a conhecer um pouco mais das duas equipas

Estão prontos para uma batalha que vai opor cores, criatividade, contraste, texturas e estilos? O Fair Play foi à procura de logos diferentes por toda a Europa e vai colocar 32 logótipos em competição até chegarem à final da competição! Procuramos não o logo mais “bonito” ou “feio”, mas aquele que cria um impacto especial no visualizador, lançando dúvidas, emoções e uma atracção inexplicável!

Todas as semanas avançamos com dois logótipos, explicando um pouco da história (se possível) do logo, do clube com um dado ou outro mais especial que ajude ao utilizador a tomar uma decisão no final do artigo!

OS ACAMPADOS DE NICOSIA

Como está apresentado na image, o logotipo do Olympiakos de Nicósia é… uma tenda, nada mais simples que uma tenda segura em seis lados. Mas porquê escolher esta imagem como cota-de-armas de um clube com história no futebol cipriota? Porque entre as várias modalidades e actividades deste emblema, uma das mais importantes era o campismo que está na base da sua história enquanto clube desportivo e recreativo. É um elemento muito ancestral (não é tão velho assim, mas o desporto moderno deixou cair largamente o seu carácter social e de recriação) associado ao desporto e as actividades lúdicas e o Olympiakos de Nicosia, que começou a partir do bairro de Taktakalas, sempre foi adepto do campismo, música (orquestra, coro e danças nacionais), entre outras “modalidades”.

Este Olympiakos passou por diversas crises desportivas, económicas e políticos mas conseguiu o regresso à principal divisão do Chipre em 2019 e na época actual luta pela manutenção, desejando num futuro (seja perto ou longíquo) regressar aos títulos nacionais conquistados entre os anos de sessenta e setenta. Para já estão “acampados” no meio da tabela tendo alguns portugueses a jogar por lá, como Kiko e Rogério Silva, e Sambinha, internacional guineense que passou por vários emblemas da Ledman LigaPro.

OS SUPRA NOVATOS DE SOCHI

Formado no ano de 2018, o PFC Sochi foi o emblema que brotou a partir da dissolução do conhecido FC Dynamo de São Petesburgo, conseguindo a promoção à Premier Liga russa logo nessa primeira temporada. Este “novato” clube é uma “espécie” de continuação desse Dínamo mas com uma entidade completamente diferente, que vai desde o seu nome ao símbolo ostentado. Os “leopardos” moram no coração deste PFC Sochi isto porque na região em redor desta cidade russa, que habita nas margens do Mar Negro, é uma zona onde estes grandes felinos deambulam sendo que a maioria vive em estado de cativeiro. Com um toque estilizado e contemporâneo – muito próprio dos clubes da Rússia -, os “leopardos” de Sochi estão centrados em encontrar o seu caminho no futebol russo, apesar de segurarem a lanterna-vermelha da classificação neste momento.

Outro pormenores interessante, é o facto do clube pertencer ao oligarca Boris Romanovich Rotenberg, tendo investido já alguns milhões no desenvolvimento do PFC Sochi com esperança de criar um clube dinâmico e cativante nesta região mais a sul da Rússia que ostenta um estádio com 41 mil lugares sentados, entre outros pormenores de luxo e de fina qualidade!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter