As profissões no desporto no pós-COVID-19

João NegreiraMaio 29, 20203min0

As profissões no desporto no pós-COVID-19

João NegreiraMaio 29, 20203min0
Algumas competições desportivas estão a regressar e também já se prepara a próxima época. Mas qual o futuro para as diversas profissões no desporto?

Artigo de opinião para fazer refletir sobre o futuro do deporto e das suas profissões em tempos de pandemia.

Um Contraste com a Realidade

A pandemia que tem afetado todo o mundo mexeu com o desporto. Todas as competições pararam, as modalidades de pavilhão cancelaram as suas temporadas, algumas modalidades individuais já voltaram e outras, como o futebol, está para regressar.

O presente artigo é maioritariamente direcionado para o âmbito não-profissional. Todos aqueles que trabalham no alto rendimento estarão minimamente seguros, isto é, os jogadores da 1ª Liga Portuguesa já foram testados várias vezes, assim como o seu staff técnico.

E acredito que o futebol profissional volte com maior ou menor normalidade. E todos aqueles que trabalhem para no alto rendimento também irão voltar. Com os devidos apoios, certamente que irão voltar. Pena que os apoios não cheguem para toda a gente.

É este o cerne da questão. Então e os campeonatos distritais? Aqueles que não fazem do desporto vida. Que no dia a dia trabalham e ao final do dia ainda treinam. Esses, estarão em contacto com o “mundo real” e ainda estarão possibilitados de ir praticar desporto com outros?

E os dirigentes desses clubes, qual a resposta que vão dar a esses problemas? Com que apoios? Como vão sobreviver?

E a relação treinador-atleta como vai ser? Os treinadores vão conseguir dar resposta a todas as exigências dos seus atletas? E os próprios atletas vão conseguir dar resposta a todas as exigências do seu treinador?

São perguntas que, por muito que ainda não se possam responder, têm que começar a ser colocadas. Assim como a possibilidade de surgir uma nova vaga. Então e se o país tiver que parar outra vez porque voltou a ter uma média de 500 infetados por dia? Como é que as competições vão regressar? Onde e como é que o desporto entra?

O desporto como o conhecemos não irá ser exatamente igual nos próximos tempos. Competições sem adeptos, treinadores de máscara, pouca interação para com o público. Não é a questão mais importante, mas é uma questão que tem que começar a ser pensada.

E os escalões de formação?

Deixando o desporto sénior e as suas preocupações, a formação também terá diferenças. Como é que irão decorrer os treinos dos miúdos? Da mesma maneira que sempre decorreram? Treino mais individualizado? E os pais, onde e como entram? Não podem assistir e acompanhar o filho?

E como sensibilizar as crianças para um assunto tão delicado? “Olha não podes abraçar o Miguel quando ele marcar golo, ok?”; “Agora ninguém cumprimenta ninguém antes dos jogos começarem!”. E como dar respostas às suas perguntas?

O desporto tem um papel social enorme e teve um grande impacto durante esta pandemia. E é mesmo por isso que é necessário começar a prever o futuro.

O artigo é um pedido de reflexão para a sociedade. Fala-se muito no regresso do futebol, mas e daqui a uns meses, como estaremos?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter