As melhores mentiras no Futebol: bem-vindos ao FM 1888

Francisco IsaacJunho 16, 20243min0

As melhores mentiras no Futebol: bem-vindos ao FM 1888

Francisco IsaacJunho 16, 20243min0
Já ouviste falar do FM 1888? Bem, a Sports Interactive prometeu algo diferente no dia 1 de Abril...e era mentira, como te contamos

No dia 1 de Abril de 2013, a Sports Interactive decidiu fazer algo… chato. Inesperadamente, a empresa que desenha, produz e publica o fantástico Football Manager, anunciou o lançamento de uma edição especial: FM 1888! Sim, um jogo passado a partir do ano de 1888, quando o futebol começava a efectivamente a dar os primeiros passos para se assumir como uma modalidade que agarrava adeptos por todo o lado e canto.

Mas como é que tornaram tudo ainda mais real? Como é que esta mentira ganhou tanta força? Bem, começou pelo facto de alguns dos criadores e desenhadores do jogo terem vindo para o twitter falar das novidades que o jogo teria, com as diferenças nas regras, as mudanças de ligas, colocando a público até nomes de jogadores e competições internacionais. Para aguçar ainda mais a mentira e criar ainda mais dúvidas, a equipa da Sports Interactive apresentou uma série de print-screens do jogo, carregando-as com um tom de sépia e um look bem… bem, old school!

Ok, mas isto é suficiente para enganar uma montanha de pessoas e fãs? Criaram mesmo um IP do FM 1888, o que significa que a empresa do jogo perdeu tempo a integrar um URL com o nome desta nova entrada na série de videojogos. As dúvidas passaram a burburinho, o burburinho passou a… mais tweets, promessas e até trocas de respostas com a EFL (English Football League Championship, a associação que detém actualmente os direitos da 2ª divisão de futebol em Inglaterra).

Algumas definições do jogo foram divulgadas, como por exemplo:

  • Jogadores poderiam ficar indisponíveis devido a chamadas ao exército ou devido a compromissos profissionais;
  • Lesões do mais variado tipo;
  • Mudanças de nacionalidade mesmo depois de terem jogador por um país, algo que foi natural até meados do século XX;
  • Fundação de clubes e… dissolução de clubes, dependo do ano;
  • Não há penalties, cartões amarelos e vermelhos, foras-de-jogo, etc. As regras poderiam ser alteradas quando atingisse data X, sendo uma alta novidade, pois o jogo estaria como “vivo” e sempre em constante renovação;
  • Jogadores podiam ser guarda-redes, defesas-centrais, avançados-internos/externos, extremos ou laterais avançados, podendo jogar em mais do que duas ou três posições;

Ou seja, o FM 1888 ia ser um game-changer total, podendo ser uma espécie de Age of Empires mas desportivo, revisitando uma época diferente e em que surgiram as primeiras lendas do futebol, algo que faria abrir a fome de todos aqueles que gostam do universo do Football Manager. Imaginem o que seria treinar o Preston North End, levando a que John Goodall, James D. Ross, Robert Holmes ou Robert Howarth ao título? A verdade é que isto não passou tudo de uma monumental mentira, com os adeptos do FM e do futebol em geral a caírem na esparrela. O resultado final? Bem, a seguir a esta brincadeira, a Sports Interactive começou a receber emails de vários jogadores do jogo, e da vida real, a pedirem para se lançarem nesta ideia e tentarem montar o FM 1888, ou algo do género, pois ia ser um best-seller.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS