António Lamas e uma lente lupina no Rugby Journal

Francisco IsaacJaneiro 19, 20252min0

António Lamas e uma lente lupina no Rugby Journal

Francisco IsaacJaneiro 19, 20252min0
António Lamas está nomeado para duas categorias nos prémios de fotojornalismo do Rugby Journal, com o Mundial de 2023 no centro das atenções

Portugal volta a ter um fotógrafo na lista final de nomeados para a melhor fotografia em duas categorias na edição dos prémios de fotojornalismo do Rugby Journal, sendo um feito tremendo para um dos fotógrafos  com mais anos de serviço ao rugby português.

O Rugby Journal tem promovido estes prémios desde há uns anos, com uns quantos portugueses a terem já participado nestes prémios, o que demonstra a qualidade lusa nesta área que preenche sites, revistas, jornais e motores de busca, enriquecendo o portfólio destes espaços digitais e físicos.

Voltando ao tema que importa, António Lamas vai estar inserido em duas categorias: ‘Retrato’ e ‘Espírito’. No retrato, a fotografia apresentada foi uma fotografia do Mundial 2023, com Jerónimo Portela no centro da imagem. O detalhe está no facto do pai do antigo internacional português estar na bancada, sendo vísivel esta espécie de comunhão. O português vai disputar a vitória com alguns fotógrafos reconhecidos como Mark Janzen, Mike Egerton ou Danté Kim, o que já por si assinala a dimensão do feito de António Lamas.

Na categoria ‘espírito’ a fotografia escolhida foi a da recepção a Portugal após a chegada do Mundial de Rugby 2023, com Tomás Appleton no centro das atenções e dos adeptos. Também nesta categoria irá concorrer com diversos fotógrafos de renome.

As duas fotografias de António Lamas vão estar em exposição no World Rugby Museum a partir de 31 de Janeiro deste ano, permanecendo aí até Janeiro do próximo ano. Os vencedores de cada categoria serão anunciados um dia antes da abertura da exposição, com o prémio a ser uma viagem às Fiji com tudo incluído. A votação é realizada através de um júri escolhido para a ocasião. O Fair Play deseja a maior das sortes a António Lamas e que continue a representar Portugal em estilo em anos vindouros, estendendo o mesmo desejo a todos os outros fotógrafos portugueses que têm oferecido milhões de fotos ao rugby nacional.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS