21 Fev, 2018

Quero fazer CrossFit. Como escolho a minha box?

Cláudia Espirito-SantoSetembro 25, 20174min0

Quero fazer CrossFit. Como escolho a minha box?

Cláudia Espirito-SantoSetembro 25, 20174min0
Quer experimentar o CrossFit mas não sabe como começar? O primeiro passo é escolher o sítio onde se vai sentir bem. Basta seguir estes 6 critérios

Setembro. Outono. Queda de folhas mas período de novos princípios.
É o momento das escolhas, dos regressos e das novas aventuras.


Alguns regressam às escolas onde já estavam.  Outros iniciam um novo percurso curricular ou profissional.  Mas existe algo que todos temos em comum no mês de Setembro.  Não é o primeiro mês do ano, mas é o mês em que mais procuramos o que queremos fazer nos meses que se seguem e até ao verão seguinte.

Nesta altura do ano a procura de novos desafios pessoais e desportivos é incessante, e a quantidade de pessoas a experimentar novas boxes incalculável.  Cada pessoa procura algo diferente, mas nesta modalidade no final do dia o que interessa é como nos sentimos na nossa nova casa.  Não existem boxes de CrossFit perfeitas, mas existem sim formas de saber como escolher a box mais adequada para nós.

1. Bons treinadores

Para quem não pratica habitualmente a modalidade não é fácil diferenciar um bom treinador de um mau treinador, mas existem pontos cruciais que um bom treinador vai sempre privilegiar:

  • perguntar sempre pelo historial do aluno incluíndo experiência de treino anterior e lesões que possam limitar o treino
  • ensinar sempre a técnica dos movimentos e incidir sobre a forma correcta de os executar
  • capacidade de correção dos movimentos que fazem parte do treino
  • feedback final de como correu o treino.

2. Bons colegas e bom ambiente

Parece algo secundário, mas no CrossFit não é.  A comunidade é dos elementos mais importantes nesta modalidade, e por isso, é essencial encontrar uma box onde nos sentimos bem.  Podem não acreditar no primeiro dia que entrarem na box, mas em muito pouco tempo a Vossa box vai ser uma segunda casa e as pessoas que vos rodeiam vão ser Vossos amigos.  Aqueles amigos com que partilham vitórias, derrotas, desafios e aventuras.  São amizades que marcam as nossas vidas.  Portanto, sim, o ambiente faz toda a diferença.

3. Uma programação transparente

O CrossFit é por definição um treino constantemente variado e cada Head Coach tem objectivos específicos na programação que desenvolve.  Os objectivos devem ser claros para todos os alunos de modo a saberem em que direção o treino os está a levar.  Um bom Head Coach orgulha-se do seu planeamento e não tem qualquer problema em partilhar o que esteve por trás do seu desenvolvimento.

4. Boas instalações e equipamento.

Não é essencial a box ser grande.  Muito pelo contrário.  Existem boxes extraordinárias de todas as dimensões. Mas é essencial as boxes terem as instalações limpas, arranjadas e com equipamento seguro para os atletas.  Estruturas a cair das paredes, falta de manutenção e ausência de higiene são pontos inadmissíveis em qualquer instalação desportiva.

5. Preocupação com o bem estar geral dos alunos

O CrossFit não é apenas uma metodologia de treino;  estende-se a um estilo de vida mais saudável, e uma boa box vai sempre promover a saúde e bem estar dos seus atletas seja através de apoio na área da alimentação / nutrição.

Seja qual for o Vosso objetivo no treino: perder peso, ganhar força, aumentar massa magra… a alimentação vai sempre ser decisiva nos resultados e a Vossa box saberá encaminhar-vos para as pessoas (ou refeições) certas nesse percurso.

6. Permitir uma aula de experimentação

Esta é a melhor oportunidade para perceber se a box que estão a experimentar é a Vossa futura casa.  Uma boa box não tem qualquer problema em abrir as suas portas e partilhar a sua filosofia de treino e forma de estar.  É também uma oportunidade única para falar com outros sócios da box e perceber como se sentem a treinar ali.

Não existem boxes perfeitas, mas existem boxes que nos fazem sentir em casa.  Boxes que nos acolhem e levam mais longe do que alguma vez pensámos ser possível ir. E em Portugal temos a sorte de viver num país onde a evolução do CrossFit de ano para ano é extraordinária e existem cada vez mais opções de qualidade por onde escolher.  Portanto, neste mês de Setembro, de mudanças, de aventuras, de novos princípios aproveitem para se iniciar numa modalidade que está a mudar o mundo do fitness todos os dias.

A decisão de treinar está tomada? Agora é só escolher a box 😉


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter