O crescimento do Benfica entre a elite do futebol feminino internacional

Cristiana PinaNovembro 24, 20223min0

O crescimento do Benfica entre a elite do futebol feminino internacional

Cristiana PinaNovembro 24, 20223min0
O SL Benfica está à procura dos primeiros pontos na Liga dos Campeões, mas há sinais encorajadores nas "encarnadas" como conta Cristiana Pina

O futebol feminino português tem feito história ao nível das seleções com a presença da seleção portuguesa na última pré eliminatória de acesso ao Mundial de 2023, que será realizado na Austrália. Porém, também ao nível dos clubes, o Benfica vai dando cartas na Europa, ao marcar presença pelo segundo ano consecutivo na fase de grupos da UEFA Women´s Champions League.

As encarnadas são atualmente bicampeãs nacionais, e procuram também cimentar a sua posição nas competições europeias. Inseridas num grupo complicado com Barcelona, atual vice-campeão europeu, Bayern de Munique, vice-campeão alemão e FC Rosengard, atual campeão sueco, o Benfica vai procurar igualar a terceira posição na fase de grupos da época passada, onde fez quatro pontos, fruto de um empate frente ao Bayern e uma vitória frente ao Hacken, da Suécia.

Com duas jornadas disputadas o Benfica leva duas derrotas, mas com duas histórias diferentes para contar. Se na primeira jornada sofreu uma derrota pesada ( 9-0) frente ao poderoso Barcelona; na segunda jornada conseguiu deixar uma imagem positiva, apesar da derrota (2-3) frente ao Bayern. Neste segundo jogo, e a jogar em casa, as encarnadas estiveram a ganhar por 2-0, com golos de Nycole e Cloé Lacasse, mas caíram frente ao poderio alemão ao sofrerem o golo da reviravolta no último lance da partida. O crescimento do Benfica tem sido notável ao longo dos últimos três anos, basta lembrar que foram as encarnadas a primeira equipa portuguesa a chegar à fase de grupos da competição.

Kika Nazareth, é um dos grandes talentos desta equipa. Aos 20 anos, feitos recentemente, a jovem jogadora portuguesa é apontada como uma das jogadoras lusas com mais margem de progressão, tendo sido recentemente uma das finalistas do prémio de Golden Girl 2022. Na equipa encarnada desde 2018, a jovem internacional

A em 26 ocasiões e onde apontou seis golos, foi uma das jogadoras lusas a representar Portugal no europeu de Inglaterra, no verão passado. Cloé Lacasse, internacional pelo Canadá, é a goleadora da equipa e uma das melhores jogadoras do campeonato. Qualidade é aliás o denominador comum do plantel encarnado onde conta com várias jogadoras de alto calibre como Ana Vitória que leva 4 golos nesta edição UWCL, Andreia Norton, Pauleta, Carole Costa ou Jéssica Silva são outros grandes nomes do onze de Filipa Patão.

Na terceira jornada, frente ao campeão Sueco o FC Rosengard, adivinha-se também um jogo muito complicado para a equipa portuguesa. Apesar de na teoria o adversário sueco ser o mais acessível dos três, a equipa liderada por Renée Slegers é uma equipa com bastante experiência na competição, e possui algumas das melhores jogadoras suecas. Uma equipa que prima por um futebol mais físico, e onde a bola parada é uma das suas principais armas.

Ressalvar também que a seleção sueca é uma das melhores seleções do mundo, e recentemente foi ouro olímpico, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A terceira jornada está agendada para esta quinta-feira pelas 20h00, no Seixal e promete ser um jogo equilibrado e bem disputado. Sofie Bredgaard, internacional dinamarquesa, 20 anos, foi também umas das dez finalistas do Golden Girl 2022, e é uma jogadora para se ter debaixo de olho durante esta edição da Liga dos Campeões.

O jogo vai ser transmitido em direto no Youtube da DAZN, onde aliás estão a ser transmitidos todos os jogos da competição desde a fase de grupos até à final.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS