Cobolli surpreende em Hamburgo

André Dias PereiraMaio 27, 20252min0

O italiano Flávio Cobolli conquistou, em Hamburgo, o seu segundo título do ano e da carreira. É verdade que já em 2025, o italiano de 23 anos, venceu o torneio de Bucareste, porém, o ATP 500  Hamburgo é, por agora, o maior da sua carreira.

Cobolli não tomou conhecimento do favoritismo de Andrei Rublev, na final, e ganhou por 6-2 e 6-4. Com o título de Hamburgo, o italiano igualou o espanhol Carlos Alcaraz com 2 títulos na terra batida, mostrando o bom momento de forma, a poucos dias do início de Roland Garros. Cobolli soma agora 12 triunfos na terra batida esta temporada e o triunfo sobre Rublev representou o terceiro frente a um top-20. Um triunfo que lhe valeu a subida ao 26 lugar do ranking ATP, o seu melhor registo até agora.

Cobolli deixou para trás Vitaly Sachko (5-7, 6-2, 6-2), Alejandro Fokina (6-4, 7-5), Bautista Agut (7-6, 6-0) e Tomas Etcheverry (2-5, 7-5, 6-4).

“Sinto-me feliz, é um grande sonho cumprido na carreira”, assumiu o campeão de Hamburgo, o qual será interessante acompanhar no futuro. Menos bem esteve Rublev. O russo, número 15 do mundo, já venceu este ano em Doha, não foi feliz no segundo serviço, vencendo apenas 8 dos 22 pontos jogados. Ainda assim, para chegar à final, deixou para trás Damir Dzumhur (6-4, 6-3), Justin Engel (6-3, 7-5), Luciano Derderi (6-1, 3-6, 6-3) e Felix Aliassime (6-1, 6-4).

Djokovic chega ao 100º título

O torneio de Hamburgo contou com nomes interessantes do circuito. Entre eles, Alexander Zverev. O alemão jogava literalmente em casa. Natural de Hamburgo este é um torneio especial para o número 3 do mundo. Porém, Zverev acabou eliminado logo na estreia, perante  Alexandre Muller (6-3, 4-6, 7-6).  Zverev referiu que não estava bem fisicamente e que na noite anterior vomitou várias vezes. Outro nome forte do torneio era Felix Aliassime, que acabou eliminado por Rublev nas semi-finais.

Entretanto, em Genebra, Novak Djokovic conquistou o seu 100 torneio da carreira. Este é o seu primeiro título desde os Jogos Olímpicos de Paris. O sérvio precisou de 3h06 para levar de vencido na final Hubert Hurkacz (5-7. 7-6, 7-6). O sérvio é apenas o terceiro tenista a conquistar 100 títulos ATP. Os outros são Roger Federer (103) e Jimmy Connors (109). Além disso, torna-se também o primeiro a ganhar pelo menos 1 título em 20 temporadas diferentes. Aos 38 anos, Nolan não esconde a ilusão de tentar vencer Roland Garro, que representaria o 25 Major da sua carreira. O primeiro título ATP do sérvio, recorde-se, foi Amersfoort, em 2006. E nos dois anos seguintes chegou ao 10 título.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS