3 equipas que podem animar a noite de Draft da NBA 2024
Com as ordens de escolha de jogadores já definidas para primeira e segunda ronda, sendo a primeira vez que estas terão lugar em dias separados (26 e 27 de junho), as 28 equipas já fora de competição terão na noite de Draft o ponto de partida para a preparação da próxima temporada. Com algumas surpresas a surgir na noite da lotaria, o Draft deste ano tem os ingredientes para ser um dos mais movimentados dos últimos anos com a possibilidade de ocorrerem múltiplas trocas ao longo dos dois dias. Mas quem parte na frente na lista de vendedores?
Atlanta Hawks
Com apenas 3% de hipóteses de conseguir a 1ª escolha, os Hawks surpreenderam toda a comunidade ao sair da lotaria como os principais vencedores. No entanto, a discussão à volta da disrupção do duo Trae Young – Dejounte Murray intensificaram-se com o desmantelamento da atual equipa a parecer uma inevitabilidade. Assim, resta saber qual dos dois é que Landry Fields, o General Manager, optará por manter e que tipo de retorno tentará obter pelos ativos cuja validade em Atlanta tenha caducado.
Num Draft considerado como pouco talentoso e dos mais fracos da última década, a junção da 1ª escolha a um dos bases não parece ser o caminho para os Hawks, que poderão beneficiar mais de um rejuvenescimento da timeline da equipa e da procura de talento jovem ou escolhas de Draft para juntar a Jalen Johnson e a 1ª escolha de 2024.
Jalen Johnson, transition MONSTER pic.twitter.com/RdSXArtho9
— Brett Usher (@UsherNBA) June 9, 2024
Chicago Bulls
Três anos depois de assinar com os Bulls, a estadia de DeRozan em Chicago pode aproximar-se do seu fim (free agent), colocando também um ponto final numa versão dos Bulls que atingiu o seu pico antes da lesão de Lonzo Ball em janeiro de 2022, momento em que lideravam a conferência Este (28-15). Assim, e dada a também condição física de Zach Lavine, o mais acertado seria que os Bulls procurassem, já na noite de draft, colocação para algumas das suas peças e, eventualmente, subir ou conseguir outra escolha para este ou próximas noites de seleção de talento jovem.
Zach Lavine, Nikola Vucevic e Alex Caruso terão diferentes escalas de interesse no mercado, mas todos poderão permitir à equipa de Chicago construir um plantel que encaixe na timelines do backcourt Coby White – Ayo Dosunmu, ambos com apenas 24 anos.
Oklahoma City Thunder
Com a 12ª escolha do draft, e umas tantas dúzias no inventário para próximas temporadas, a chegada à 2ª ronda dos playoffs com a impressionante 3ª equipa mais jovem de toda a liga, pode acelerar o processo de aquisição de talento para juntar ao trio Shai Gilgeous-Alexander – Chet Holmgren – Jalen Williams. Assim, a escolha na lotaria que saiu na rifa aos Thunder na noite de lotaria, pode não ser usada por Sam Presti, GM da equipa, para selecionar um rookie, mas para juntar a uma possível troca com Josh Giddey à mistura. Resta saber que principais estrelas poderão estar disponíveis e se a franquia de Oklahoma está preparada para apostar as fichas todas em tornar-se um verdadeiro contender já na próxima temporada.