Voleibol: CD Fiães garante o Top 8 da Liga Solverde

Fair PlayDezembro 5, 20234min0

Voleibol: CD Fiães garante o Top 8 da Liga Solverde

Fair PlayDezembro 5, 20234min0
Novidades e destaques das últimas jornadas da Liga Solverde, com o CD Fiães a garantir a permanência para 2024/2025

Este artigo sobre a Liga Solverde de voleibol feminino foi escrito por Miguel Dias

O recém-promovido à Liga Solverde partia como favorito para o confronto, neste jogo de Domingo onde recebeu o seu contemporâneo na subida de divisão o Esmoriz Ginásio Clube. A a equipa do Fiães orientada por Rui Pedro Silva, tem obtido bons resultados neste regresso ao escalão máximo do voleibol português. Por outro lado, a equipa do Esmoriz orientada por Vítor Pinto, apesar de se apresentar como uma equipa aguerrida e que tem dado luta nesta 1ª fase do campeonato, tem tido algumas em apresentar o nível que lhe valeu o título de campeão nacional na 2ª Divisão Portuguesa. Na época transata o Esmoriz GC venceu todos os jogos do campeonato e atingiu os Quartos-de-final da Taça de Portugal. Mais, a equipa da Barrinha ia a jogo sem Karol Silva, que tem sido a grande figura da equipa.

O CD Fiães vence o 1º set por 25-18, o conjunto da casa errou pouco e foi-se superiorizando-se ao longo do set. No 2º set o CD Fiães vence por 25-20, destaca-se a dificuldade do Esmoriz GC em responder ao serviço do CD Fiães. Ao baixar os níveis de receção, o Esmoriz GC não conseguiu ser tão ofensivo como fora no set passado e errou mais que o adversário o que comprometeu a possibilidade de vencer o set. Neste set a nível ofensivo destaca-se a prestação da atacante do CD Fiães Sthefany Benvinda que apresentou uma percentagem de 60% de eficácia no momento do ataque.

https://www.instagram.com/p/C0cSd_VNmL9/?hl=en

O 3ºset as equipas lutaram taco-a-taco pelo ponto. Note-se que O Esmoriz GC fez alguns acertos e organizou-se para tentar retirar algo do jogo. Mesmo com a grave lesão da atleta Bia Magnabosco que interrompeu o set por alguns minutos, a equipa de Vítor Pinto esteve sólida defensivamente e foi mais ofensiva do que até então, conseguindo 18 pontos só de ataque, onde se destaca a constância de Mariana Aquino e de Bárbara Pauseiro. O Esmoriz GC vence nas vantagens (27-29), forçando o 4ºSet.

O 4º set a equipa da casa vence 25-17 e fecha o jogo por 3-1. Um set marcado por bastantes erros da equipa do Esmoriz GC que condicionou a construção ofensiva da equipa. A lesão de Bia Magnabosco foi sentida pela equipa da Barrinha. O CD Fiães afinou o momento defensivo, nomeadamente no bloco, onde, alcançou 4 blocos kills.

Com esta vitória, o CD Fiães já garantiu a manutenção na Primeira Divisão para 2024/2025 e vai disputar a fase dos primeiros.

Ao olhar para os outros resultados da penúltima jornada, evidencia-se a vitória do Vitória SC sobre o Sporting por 3-1 (26/24, 22/25, 33/31, 25/12). A turma vimaranense liderada por Hélder Andrade volta aos grandes resultados que tinham chamado à atenção na fase inicial do campeonato e vence, em casa, a equipa de Rui Costa.

Num jogo onde os parciais são paradigmáticos ao equilíbrio que se evidenciou no jogo. No jogo que foi transmitido pela Volei Tv, a distribuidora do Vitória SC foi considerada a melhor jogadora em campo. Os três primeiros sets mostraram duas equipas aguerridas a disputar todos os pontos, a equipa do Vitória ao vencer o disputadíssimo 3º set, acaba por motivar a equipa para o último set. No 4º e derradeiro set, a equipa do Sporting acusou algum destaque físico e não conseguiu parar o caudal ofensivo do Vitória SC que quase não errou e respondeu sempre positivamente ao serviço do Sporting.

Ao faltar uma jornada para encerrar esta primeira fase, já está definido quem irá jogar a fase dos primeiros e quem irá jogar a fase dos últimos. O Futebol Clube do Porto, o PV 2014 Colégio Efanor, Sporting Lisboa e Benfica, o Sporting Clube Portugal, o Vitória Sport Clube, o Leixões Sport Clube, o Sporting Clube de Braga e o Clube Desportivo Fiães irão disputar a Fase dos Primeiros, em que os quatro primeiros classificados irão disputar um play-off para apurar o campeão nacional.

Por outro lado, o Clube K, o Castêlo da Maia, o GC Vilacondense, o CS Marítimo, o Esmoriz GC e o SC Espinho irão lutar para escapar à descida de divisão. Note-se que este ano, para efeitos de redução do número de equipas a disputar a 1ª Divisão, irão descer três equipas para a 2ª Divisão.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS