USFL Sul 2022: Antevisão dos Bandits, Gamblers, Stallions e Breakers

Miguel Veloso MartinsAbril 10, 20225min0

USFL Sul 2022: Antevisão dos Bandits, Gamblers, Stallions e Breakers

Miguel Veloso MartinsAbril 10, 20225min0
Os Tampa Bay Bandits, Houston Gamblers, Birmingham Stallions e New Orleans Breakers estão de volta! Descobre mais sobre todas as equipas, treinadores e quarterbacks da Divisão Sul da USFL.

Tampa Bay Bandits

Um dos franchises mais populares da USFL original (1983-1985) está finalmente de volta aos relvados. Apesar da sua falta de sucesso em campo, os Tampa Bay Bandits de Steve Spurrier mantiveram-se sempre no topo da liga em termos de espectadores no seu estádio. Agora será a vez de Todd Haley comandar os destinos do franchise floridiano. Haley é um dos treinadores mais famosos da nova USFL, provavelmente apenas atrás de Jeff Fisher. Todd Haley foi o treinador principal dos Kansas City Chiefs entre 2009 e 2011. Na sua segunda temporada em Kansas City, Haley venceu a AFC West, levando os Chiefs aos playoffs pela primeira vez desde 2006. Na época seguinte, foi despedido após 13 jogos com 5 vitórias e 8 derrotas.

Após 3 anos com os Chiefs, Todd Haley tornou-se no coordenador do ataque dos Pittsburgh Steelers durante 5 anos e, mais tarde, dos Cleveland Browns durante apenas uma época. Haley terá ao seu dispor o QB Jordan Ta’amu, a 3ª escolha do USFL Draft. Ta’amu é um nome que deverá ser reconhecido pela maioria dos adeptos de ligas alternativas (AAF, XFL, etc.). Antes do cancelamento da época de 2020 da XFL, Jordan Ta’amu foi considerado uma das grandes revelações da liga. Desde então, Ta’amu tem feito parte de practice squads de várias equipas da NFL (Texans, Chiefs, Lions, Washington e Panthers). O QB terá agora uma nova oportunidade de se destacar ao serviço de Todd Haley.

Houston Gamblers

Para além de terem Jim Kelly no plantel, os Houston Gamblers da USFL original marcaram a história do futebol americano com a introdução do estilo de ataque “Run & Shoot” em competições profissionais. Os novos Gamblers terão como treinador uma das grandes mentes atacantes do nível universitário (pelo menos, no seu auge entre 2011 e 2013). Kevin Sumlin regressa a Houston, cidade onde começou a sua carreira como treinador principal com os Houston Cougars. Sumlin tem ocupado o cargo de treinador principal na NCAA desde 2008 (com exceção do seu hiatus em 2021). Depois do seu sucesso em Houston entre 2008 e 2011 (35–17), assinou com Texas A&M. Este talvez seja o período mais destacado da carreira de Sumlin.

Foi com os Aggies entre 2012 e 2013 que vimos Sumlin em ação com Johnny Manziel no relvado, altura em que Texas A&M estava na boca do mundo. Kevin Sumlin foi despedido em 2017, após 6 anos com os Aggies com um recorde total de 51 vitórias e 26 derrotas. Sumlin assinou com Arizona na época seguinte, ocupando o cargo durante 2.5 épocas com pouco sucesso. Agora na USFL, Sumlin tentará reanimar a sua carreira com os Gamblers. A equipa de Houston terá um ataque encabeçado por Clayton Thorson, 5ª seleção do USFL Draft. Desde que abandonou o nível universitário em 2019, Thorson tem apenas ocupado practice squads na NFL (Eagles, Cowboys e Giants). Clayton Thorson é um QB competente mecanicamente com boas capacidades físicas. No entanto, Thorson é extremamente limitado na parte mental do jogo (visão e leitura de defesas e jogadas).

Birmingham Stallions

À semelhança dos Bandits, os Birmingham Stallions (1983–1985) foram um dos franchises mais populares e estáveis da USFL original. Agora em 2022, com a época a ser jogada apenas em Birmingham, os Stallions serão a única equipa a jogar em casa e será de esperar ver um ressurgimento da sua popularidade em Alabama. Os novos Stallions serão comandados por Skip Holtz. Depois de 22 anos como treinador principal no nível universitário, esta será a primeira vez que Holtz treina uma equipa profissional. Skip Holtz treinou os Connecticut Huskies, East Carolina Pirates, South Florida Bulls e Louisiana Tech Bulldogs. Em 22 anos como treinador principal, Holtz venceu 8 taças e tem um recorde total de 152 vitórias e 121 derrotas.

Depois de ter sido despedido da Louisiana Tech em 2021 com 3 vitórias e 9 derrotas na sua última época, Skip Holtz tem agora uma oportunidade de revitalizar a sua carreira com os Stallions. Birmingham selecionou os Alex McGough com a 6ª escolha do USFL Draft. McGough tem feito parte de practice squads na NFL desde 2018 (Seahawks, Jaguars e Texans). Alex McGough é um QB sólido com potencial para criar jogadas explosivas tanto em passe como corrida. McGough terá ainda de competir com o QB J’Mar Smith que foi treinado por Skip Holtz entre 2016 e 2019.

New Orleans Breakers

Os Breakers são um caso bizarro da USFL original. Em 3 anos de existência, o franchise nunca se estabeleceu numa cidade por mais de uma temporada. Os Breakers estrearam-se na USFL em Boston em 1983, mudando-se para New Orleans em 1984. Apesar do seu sucesso fora de campo com uma média de 30 mil adeptos no estádio, os Breakers mantiveram-se apenas um ano em New Orleans, mudando-se para Portland. Os novos Breakers regressam a New Orleans (de momento, apenas em nome) e serão comandados pelo treinador Larry Fedora. À semelhança de Skip Holtz, Fedora apenas treinou equipas universitárias. Larry Fedora ocupou o cargo de treinador principal entre 2008 e 2018 em Southern Miss e North Carolina.

Fedora é conhecido pelas suas equipas atacantes com extrema intensidade e velocidade constante. Em 10 anos como treinador, Larry Fedora venceu 3 taças e tem um recorde total de 79 vitórias e 62 derrotas. Na posição de QB, os Breakers selecionaram Kyle Sloter com a 7ª e última escolha na 1ª ronda do USFL Draft. Ao contrário dos outros QBs mencionados neste artigo, Sloter fez parte do active roster dos Minnesota Vikings (2017-2018 e 2021) e Detroit Lions (2019) como QB suplente. Apesar de nunca ter jogado na época regular, Sloter tem sido bem sucedido em jogos de pré-época. Entre 2017 e 2019 teve uma percentagem de 74% de passes completos, uma média de 8.1 jardas por jogada e 11 touchdowns. Sloter poderá encontrar sucesso na nova USFL.

Não percas a estreia da USFL no dia 16 de Abril!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter