Sinner vence em Montpellier e reaproxima-se do top-10
Jannik Sinner subiu esta segunda-feira ao 14 lugar do ranking ATP depois de ganhar o torneio ATP 250 de Montpellier. O italiano venceu assim o seu primeiro torneio do ano e o sétimo desde 2020.
Sinner é um dos mais proeminentes jogadores europeus. Com apenas 21 anos tem mostrado uma evolução e consistência que o podem tornar um jogador a ter em conta no futuro. Em 2001, por enquanto a seu melhor temporada, chegou a ocupar o nono lugar do ranking ATP. Nesse ano venceu 4 torneio: Antuérpia, Sofia, Washington e Melbourne.
É verdade que de então para cá, o italiano reduziu o ritmo de conquistas, mas todos os anos vai acumulando algumas. Em Montpellier, Sinner, segundo cabeça de série, levou a melhor sobre Maxime Cressy. O italiano precisou de duas horas e 13 minutos para ganhar por 7-6 e 6-3.
O torneio francês contava, entre outros nomes, com Holger Rune. O número nove do mundo, 19 anos de idade, acabou eliminado nas semi finais justamente por Cressy (7-5, 6-7 e 7-6). Outros nomes de destaque eram Lorenzo Sonego e Borna Coric. Ambos caíram nos quartos de final justamente para os finalistas.
Fils brilha em casa
Quem acabou por brilhar foi o francês Arthur Fils. O francês, 117 do mundo, foi o jogador da casa mais bem classificado, chegando às semi-finais. Ex-número 1 mundial e juniores, Fils é um dos mais promissores jogadores franceses. No torneio de Montpellier chegou com Wild Card, deixou para trás jogaores como Bautista Agut ou Richard Gasquet. Caiu apenas para o campeão Jack Sinner nas meias-finais por 7-5 e 6-2. Antes disso, o campeão deixara para trás Marton Fucsovic e Lorenzo Sonego.
Com este triunfo, o italiano sobe três lugares no ranking. Vale lembrar que Sinner já alcançou os quartos de final de todos os Grand Slam e é top-100 desde 2019. Ainda em 2021 tornou-se o primeiro italiano, em 37 anos, a ser finalista o ATP Miami.
Apesar de magrinho, Sinner tem movimentos extremamente eficientes e é muito agressivo, tendo o backhand mais pesado do circuito. Curiosamente, o italiano foi também campeão de ski, entre os 8 e 12 anos. Uma prática que estimulou a sua flexibilidade e fortalecimentos os joelhos.
Sinner é seguramente um jogador a ter debaixo de olho em 2023 e ver como evolui.