O Verão quente dos longboarders e surfistas portugueses na Europa

Palex FerreiraSetembro 7, 20223min0

O Verão quente dos longboarders e surfistas portugueses na Europa

Palex FerreiraSetembro 7, 20223min0
Palex Ferreira actualiza-te sobre o que aconteceu com os longboarders nacionais neste Verão, com grandes novidades para Portugal

Ora entrámos na fase em que a Europa recebe algumas provas de baixo valor em termos de pontos dos eventos da WSL – World Surf League, os chamados de WQS (World Qualifying Series). O primeiro foi realizado em território inglês, na praia de Newquay em Cornwall debaixo de um calor atípico para a zona – a mais alta desde que os locais se recordam com temperaturas a que rondaram os 30 graus diários – onde a comitiva portuguesa tinha como participantes os longboarders nacionais Raquel Bento, Frederico Bento Carrilho (Fred), Filipe “Lipe” Ferreira, António Dantas e João Dantas.

Os longboarders que iam entrar no único evento de longboard europeu para lutarem para uma vaga, sim apenas uma vaga, para poder sonhar em se qualificar para o World Longboard Tour – WLT. A classificação final no Boardmasters Pro 2022 ficou com a presença do Fred na Final (4º), o Lipe e o António em 7º a perderem nas meias finais, e o João Dantas que é o único português a competir no WLT que saiu da competição prematuramente (13º).

No feminino a Raquel Bento surfou muito bem, e acabou num grande 2º posto, atrás da atleta da Ilha Reunião, a Alice Lemoigne, que compete com uma marca de pranchas portuguesa, a LUFI (de onde todos os atletas acima referidos também fazem parte).

De Longboard os atletas demonstraram um nível de surf muito bom, e demonstraram que o nível em Portugal está no caminho certa, agora dependem sim de futuros apoios e investimentos para que consigam alcançar o WLT e dessa forma fazerem “companhia” ao João Dantas.

No WQS de surf a Yolanda Hopkins dominou todo o evento e acabou por se sagrar bi campeã do BoardMaster, repetindo este ano a vitória tal como já o tinha feito no ano passado, também a Francisca Veselko chegou à meias finais e por pouco não fez companhia à Yolanda na final do evento feminino.

No Longboard os portugueses ficaram bem colocados no ranking, e a Raquel Bento a esperar que a Alice Lemoigne mantenha a sua vaga enquanto já atleta do WLT, e caso isso aconteça então terá a sua oportunidade de se juntar ao João Dantas no próximo ano. Boa Sorte Raka!

Raquel Bento (2º), Fred Carrilho (4º), António Dantas e Lipe Ferreira (7º) João Dantas (13º) Fotos WSL

Já as senhoras do surf seguiram rumo até Lacanau em França, e a seguir outro evento wqs em Anglet, no geral os portugueses dominaram as coisas por terras gaulesas, a Francisca “KIKA” Veselko venceu o Lacanau, fazendo a dobradinha com a parte masculina que foi brilhantemente ganha pelo atleta da Costa da Caparica Guilherme Ribeiro, a demonstrar que está num bom momento da sua carreira. Em Anglet a Yolanda voltou a vencer um WQS e termina a época no 1º lugar, com a Kika Veselko em 3º a garantirem assim presenças nos Challenger Series, que abrirá as vagas para entrarem no World Tour Surf da WSL, nas senhoras em França juntaram-se a Teresa Bonvalot, a Mafalda Lopes, Carolina Mendes entre outras.

Parabéns a todos e todas, foi um verão bem quente e bem premiado pelas performances dos surfistas e longboarders portugueses.

Yolanda Hopkins transportada em ombros WSL / Poulento
Yolanda Hopkins transportada em ombros WSL / Poulento

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS