A continuidade no reino do Leão: Sporting CP versão 23/24
Após um ano do ‘quase’, onde o Sporting CP acabou por perder o campeonato nas últimas jornadas para o seu rival FC Porto, eis que a direção aposta em limar o plantel de Ricardo Costa.
O regresso especial ao Pavilhão João Rocha
Com a formação dividida entre o Académico de Leiria e o Sporting Clube de Portugal, onde realizou onze temporadas a nível sénior, eis que Pedro Portela está de volta ao ‘berço’ que o viu crescer e projetou para outros palcos.
O ponta direita natural de Leiria, entre 2007 e 2018 marcou presença em 405 encontros pela equipa principal do Sporting CP, tendo anotado 1761 golos, sendo este um regresso mais que ansiado por parte dos adeptos leoninos.
Aos 33 anos, Portela regressa a Portugal após cinco épocas em território francês, onde conquistou três títulos – Taça da Liga, Taça de França e a Supertaça – e representou dois emblemas, o Tremblay HB (entre 18/19 e 20/21) e o HBC Nantes (2021/22 – 2022/23). O internacional português chega a Alvalade para sucumbir a vaga deixada por Francisco Tavares, que faz o caminho inverso e irá viajar até França, onde foi anunciado como reforço do US Ivry.
A continuidade vista como um grande reforço
Chegou aos 16 anos de idade à equipa principal do Sporting, sendo que à data era visto como uma das grandes promessas do andebol nacional… mas agora pode-se considerar que já é uma certeza. Francisco Costa, filho do treinador dos Leões, não necessita desse estatuto para evidenciar todo o seu talento na quadra, estando a ser perseguido pela nata do andebol mundial.
Formado no Colégio dos Carvalhos, desde cedo se viu em Kiko Costa características raras no andebol nacional: rápido, explosivo, tecnicista e uma mentalidade fora do comum. Em 2019, ingressou nos juniores do FC Gaia, onde o seu pai era treinador da equipa principal e bastou uma época para o Futebol Clube do Porto o contratar. Na época seguinte, seguiu-se um empréstimo à AA Avanca comandado por Ricardo Costa.
Em 21/22, aquando do anúncio oficial de Ricardo Costa como técnico dos Verde e Brancos, eis que o clube leonino pagou a cláusula de rescisão ao FC Porto e adquiriu os préstimos do jovem luso. Em duas temporadas, marcou presença em 98 encontros, tendo apontado 555 golos. O interesse por parte do FC Barcelona cresce época após época, tal como de outros gigantes europeus, mas aparentemente o prodígio leonino irá permanecer mais uma temporada no João Rocha.
Entradas e saídas: eis o balanço do mercado de transferências
O Sporting CP, neste mercado, resolveu alguns dossiers de forma definitiva. Os casos de Duarte Seixas, Miguel Baptista e Nilton Melo são bem exemplificativos disso. Três atletas que foram cedidos por empréstimo, na temporada passada, vão reforçar agora a título definitivo o CF “Os Belenenses”, Águas Santas e o RK Vardar (Macedónia), respetivamente.
Por outro lado, houve também atletas a saírem por empréstimo: Hanser Rodríguez (RK Vardar), Ronaldo Almeida (US Ivry), António Machado, Nuno Oliveira (Marítimo) e Manuel Lima (Águas Santas). Francisco Tavares (US Ivry), Josep Folqués (Istres Provence), Jonas Tidemand (KIF Kolding) e Carlos Ruesga (CDB Oviedo) encerraram, em definitivo, os seus capítulos de leão ao peito.
No entanto, a turma de Alvalade foi muito ativa no que toca a entradas, tendo, essencialmente, ‘limado’ o plantel e apostado em juventude. Henrique Silva (ex-AD Carvalhos), central de 18 anos, é reforço e provavelmente irá integrar a equipa B. Apesar disso, podemos verificar ainda a entrada de Nuno Oliveira (ex-FC Porto), Manuel Lima (ex-ABC) e de João Gomes (ex-AA Águas Santas), todos eles, atletas que irão ‘rodar’ na temporada 23/24.
Benjamin Jakobsen (ex-Aalborg) e Orri Thorkelsson (ex-Elverum) chegam para colmatar as vagas deixadas por Tidemand e Folqués, respetivamente. No eixo central do ataque, surge a grande novidade.
Com a saída de Carlos Ruesga, uma vaga ficaria por preencher, eis que os Leões contrataram Jan Gurri, uma das grandes promessas do andebol espanhol, proveniente do CB Granollers – emblema que foi finalista da edição passada da EHF European League e terceiro classificado da Liga ASOBAL. Uma contratação que promete entusiasmar os adeptos leoninos e do andebol nacional.