Seleção a meio gás…
O Circuito Mundial está o rubro e chega a paragem para a realização dos campeonatos continentais. A seleção portuguesa vai apresentar nos Campeonatos da Europa de Tbilissi uma equipa desfalcada, consequência de uma maré de lesões que afasta os principais nomes de uma competição que já valeu muitos títulos ao judo português.
Circuito Mundial 2026
Depois da emocionante etapa inaugural de Paris, o Circuito Mundial visitou ainda em Fevereiro o Uzbequistão (Grand Slam Tachkent), em Março foi a vez da cidade Austríaca de Linz receber mais um Grand Prix, e seguiu-se Tbilissi, com mais um emocionante Grand Slam, que se tornou paragem obrigatória, num país que tem apostado muito na modalidade.
No que respeita à prestação dos judocas portugueses, a seleção portuguesa não esteve representado em Tachkent, por isso o destaque vai para o Grand Prix de Linz, em especial para Taís Pina que conquistou o Bronze dos 70Kg e para Jorge Fonseca, que regressou ao Circuito Mundial, com um desempenho que valeu a medalha de bronze nos 100Kg. Assistimos a duas excelentes prestações, consistentes e foi muito positivo ver Jorge Fonseca a voltar ao seu registo e ao lugar onde merece estar, os pódios!
Nota de destaque também para Bernardo Tralhão Fernandes, que terminou na 7.ª posição da competitiva categoria dos 60Kg, deixando indicadores claros de estar a progredir e a acreditar que é possível sonhar com “voos” mais altos. Na etapa que fechou o mês de Março, antes da paragem para os campeonatos continentais, destaque para o 5.º lugar de Taís Pina no Grand Slam de Tbilisi que também serviu de ensaio geral para os Campeonatos da Europa que decorrerão na capital da Geórgia a partir do dia 16 de Abril. Ficou, mais uma vez, evidente o potencial desta fantástica judoca do Sport Algés e Dafundo, mas que, novamente, acabou por claudicar em momentos decisivos, ficando evidente que tem de trabalhar mais a sua confiança, objetividade e pragmatismo na abordagem a estes combates.
Depois de derrotar nos quartos-de-final, nada mais nada menos, que a atual Campeã do Mundo, a Japonesa TANAKA Shiho, acabou derrotada, nas meias-finais e no combate para o bronze, por judocas que, na minha opinião, apesar de muito experientes e consistentes, estão perfeitamente ao alcance da Judoca Portuguesa, respetivamente a Australiana Aoife COUGHLAN e a Sueca Ida ERIKSSON . Taís voltou a cometer erros que a este nível se pagam muito caros. Perder consecutivamente dois combates por castigos de falta de combatividade e falsos ataques denota uma inexperiência ou falta de atitude que na verdade não se verificam. A recente notícia que Taís tem paragem forçada para debelar uma lesão no dedo da mão, que obrigará a uma intervenção cirúrgica, poderá explicar esta prestação menos conseguida numa altura crítica da competição, mas fica sinceramente um amargo de boca pois Taís esteve imperial frente à Campeã do Mundo e acabou a competição fora do pódio… Para analisar e refletir!

Campeonatos da Europa Tbilisi 2026
Já era conhecido o desfalque na equipa portuguesa que vai estar presente na mais importante e emblemática competição do continente europeu. Esta semana, Jorge Fonseca juntou-se à lista de ausentes, consequência de uma fratura exposta num dedo do pé, contraída num estágio de preparação e que o obrigará a uma paragem de, pelo menos, 2 meses. A ausência de Jorge Fonseca representa um duro golpe para a seleção portuguesa, que já enfrenta várias baixas importantes. A lista de ausentes inclui Patricia Sampaio, Catarina Costa e Taís Pina. A equipa portuguesa fica privada de quatro Judocas Olímpicos, três dos quais com medalhas na prova continental e dois deles medalhados olímpicos e mundiais.
Assim, face às múltiplas lesões, a comitiva portuguesa para os próximos Campeonatos da Europa ficará reduzida a oito atletas: João Fernando (-81 kg), Bárbara Timo (-70 kg) e Rochele Nunes (+78 kg), os judocas mais experientes da comitiva, com experiência Olímpica, e fica completa com Maria Siderot (-52 kg), Bernardo Tralhão (-60 kg), Miguel Gago (-66 kg), Otari Kvantidze (-73 kg) e Diogo Brites (+100 kg).
O resultado é uma diversidade interessante entre judocas experientes e alguns estreantes, mas a expetativas de ter portugueses no pódio fica bastante comprometida face às ausências dos principais judocas da atualidade.
Estes Campeonatos prometem ser muito equilibrados e emocionantes, a competição surge numa fase crucial da época, com muitos atletas a lutarem por se afirmarem no Circuito Mundial e ganharem combates e confiança no caminho para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.
A seleção da Geórgia, país anfitrião, vai “com tudo” e é um dos sérios candidatos a dominar o quadro de medalhas, tal como a França, o Azerbaijão e a Federação Russa. A Ucrânia, a Itália e a Espanha poderão surpreender pela positiva, com diversos judocas em bom momento.
Os interessados, poderão acompanhar a transmissão desta competição, na SPORTTV entre os dias 16 e 19 de Abril.
Boa Páscoa!



