Um passo em frente para o rugby nacional: CRAV/Sport sub-18 campeãs
Na 3ª edição do Campeonato Nacional de sub-18, a colaboração entre CRAV/Sport/Braga garantiu o título de campeão nacional, tendo dominado a competição do princípio ao fim, numa prova que o rugby de excelência vai muito para lá dos “muros” de Lisboa.
O CRAV/Sport/Braga efectuou uma prestação implacável desde o arranque em Outubro de 2025, garantindo só vitórias da 1ª à 6ª última etapa, numa competição que decorreu em diferentes pontos do país, juntando sempre duas a quatro equipas de forma a apurar os finalistas. Depois das tais seis etapas, o CRAV/Sport/Braga defrontou o Bairrada (outro projecto que merece destaque e felicitações), Equipa do Alentejo (juntou Elvas e RC Montemor), Sporting CP e Agrária, numa prova viva que o rugby feminino em Portugal está a crescer, precisando só de ter mais atenção e investimento para chegar a outro patamar.
Mas voltando ao tema central, na fase final, o CRAV/Sport/Braga foi totalmente dominante derrotando todos os seus adversários sofrendo só seis ensaios, enquanto conseguiu chegar à área adversária por vinte e três vezes, numa demonstração clara de domínio e força. Com a competição a decorrer em Arcos de Valdevez, casa do CRAV, as atletas que lutaram desde o início da época por este título receberam o troféu e sagraram-se campeãs do Campeonato Nacional de sub-18 pela primeira vez na sua história, adicionando mais um título a esta parceria que nos séniores já tinha conquistado a Divisão de Honra CNF em 2025. A elegância de jogo e a qualidade com que a bola foi tratada fez a diferença no final de contas, com Curiosamente, umas quantas das atletas campeãs em sub-18 também o foram nos sénior.
De valorizar os esforços dos clubes, atletas, staff, direções e Federação Portuguesa de Rugby em ter levado para a frente este campeonato sub-18 feminino nestes últimos três anos, numa demonstração que tudo é possível quando há o engenho e o interesse para tal. O desporto português agradece.



