Sport Porto/CRAV vs Sporting CP: uma final memorável
Este artigo não é uma análise à final do Campeonato Nacional de Rugby feminino sénior, mas sim uma celebração e aplauso ao jogo brutal que as Sport Porto/CRAV e Sporting Clube de Portugal ofereceram aos adeptos da bola oval nacional, com a equipa do norte a garantir o bis, depois de terem conseguido o feito pela primeira vez no ano passado.
Jogado perante um CAR Jamor bem composto, Sport Porto/CRAV e Sporting CP entraram em campo decididos a demonstrar o porquê de serem finalistas e de merecerem uma hipótese de conquistarem o troféu. As campeãs nacionais em título pareceram ser a melhor equipa nos primeiros 40 minutes, conseguindo construir uma vantagem de 14 pontos, com Catarina Ribeiro a ser um das principais protagonistas, a par de Daniela Correia. Com um resultado de 26-12 ao intervalo parecia que o título já estava mais que entregue até que o Sporting CP decidiu dar a volta ao resultado com a formação Leonor Amaral a impor um autêntico show que foi muito para além de um ensaio marcado.
Mas depois, antes dos 70 minutos o Sport/CRAV conseguiu um importante ensaio, antes de Joana Mano, aos 73′, conseguir encontrar o buraco da agulha pela lateral e fugir para dar o ensaio do empate a 31 pontos. Com Daniela Correia a ter que converter dois pontos encostado à linha, o CAR Jamor parou no tempo com a internacional portuguesa a meter uma sensacional conversão entre os postes, dando a liderança à sua equipa.
A jogar com 14 o Sporting CP tentou de tudo para reverter a ordem dos acontecimentos, mas a equipa nortenha foi segura e compacta até ao apito final, garantindo um bis inédito e que demonstra o crescimento e amadurecimento de uma equipa que tem sido fundamental para o crescimento da selecção nacional.
Foi um imenso espetáculo que demonstrou que o rugby feminino português não só tem de estar à mesma mesa que o masculino, mas que merece um bom investimento para continuar a dar passos acertados, sendo este o momento X para garantir algo de maior do que participar no Women’s Rugby Europe Championship ou ir aos 7s Series da Rugby Europe.
Foto de destaque de Miguel Rodrigues Fotografia.



