Sport Porto/CRAV vs Sporting CP: uma final memorável

Francisco IsaacFevereiro 21, 20262min0

Sport Porto/CRAV vs Sporting CP: uma final memorável

Francisco IsaacFevereiro 21, 20262min0

Este artigo não é uma análise à final do Campeonato Nacional de Rugby feminino sénior, mas sim uma celebração e aplauso ao jogo brutal que as Sport Porto/CRAV e Sporting Clube de Portugal ofereceram aos adeptos da bola oval nacional, com a equipa do norte a garantir o bis, depois de terem conseguido o feito pela primeira vez no ano passado.

Jogado perante um CAR Jamor bem composto, Sport Porto/CRAV e Sporting CP entraram em campo decididos a demonstrar o porquê de serem finalistas e de merecerem uma hipótese de conquistarem o troféu. As campeãs nacionais em título pareceram ser a melhor equipa nos primeiros 40 minutes, conseguindo construir uma vantagem de 14 pontos, com Catarina Ribeiro a ser um das principais protagonistas, a par de Daniela Correia. Com um resultado de 26-12 ao intervalo parecia que o título já estava mais que entregue até que o Sporting CP decidiu dar a volta ao resultado com a formação Leonor Amaral a impor um autêntico show que foi muito para além de um ensaio marcado.

Mas depois, antes dos 70 minutos o Sport/CRAV conseguiu um importante ensaio, antes de Joana Mano, aos 73′, conseguir encontrar o buraco da agulha pela lateral e fugir para dar o ensaio do empate a 31 pontos. Com Daniela Correia a ter que converter dois pontos encostado à linha, o CAR Jamor parou no tempo com a internacional portuguesa a meter uma sensacional conversão entre os postes, dando a liderança à sua equipa.

A jogar com 14 o Sporting CP tentou de tudo para reverter a ordem dos acontecimentos, mas a equipa nortenha foi segura e compacta até ao apito final, garantindo um bis inédito e que demonstra o crescimento e amadurecimento de uma equipa que tem sido fundamental para o crescimento da selecção nacional.

Foi um imenso espetáculo que demonstrou que o rugby feminino português não só tem de estar à mesma mesa que o masculino, mas que merece um bom investimento para continuar a dar passos acertados, sendo este o momento X para garantir algo de maior do que participar no Women’s Rugby Europe Championship ou ir aos 7s Series da Rugby Europe.

Foto de destaque de Miguel Rodrigues Fotografia


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS