Rugby Português “Lá Fora”: onde vão jogar os portugueses pt.7

Francisco IsaacSetembro 10, 20243min0

Rugby Português “Lá Fora”: onde vão jogar os portugueses pt.7

Francisco IsaacSetembro 10, 20243min0
O cunho do rugby português lá fora continua a crescer e dizemos-te neste artigo quem vai jogar na Division de Honor

O rugby português tem cada vez mais representantes a jogar pela Europa fora e nestes artigos vamos tentar apurar quem são aqueles que vão estar nas principais divisões, desde Raffaele Storti no Stade Français a Tomás Lamboglia no Ciências de Sevilla. Nota importante: apesar de termos vários representantes na Fédérale 1, entre outras, mas não poderemos comunicar pela razão que não temos forma de acompanhar os jogos ou saber o real quadro dos atletas nessas divisões do rugby francês. A segunda nota vai para o facto de que iremos também fazer listas similares para o rugby feminino, mas aguardamos confirmações da parte dos clubes e atletas para tal.

JOSÉ CONDE

Clube: UE Santboiana
Idade: 31
Hipóteses de jogar: alta

Mais uma temporada em Espanha, a quarta ao serviço do emblema catalão da UE Santboiana, José Conde continua o seu caminho pelo país vizinho, tendo conquista o seu espaço como um dos melhores pilares estrangeiros a actuar na Division de Honor. Com um campeonato e Copa del Rey no currículo, o internacional português por 15 ocasiões vai voltar a somar largos minutos pelo Santboiana, sendo um dos principais activos deste clube que falhou as meias-finais em 2023/2024, procurando retornar à corrida pelo título nacional em Espanha, apesar do VRAC, Burgos e Alcobendas serem os principais candidatos.

ANTÓNIO SANTOS

Clube: Alcobendas Rugby
Idade: 26
Hipóteses de jogar: média-alta

O internacional português e atleta dos Lusitanos vai ter a sua primeira experiência fora de Portugal, com a equipa do Alcobendas a ter aberto a porta ao primeira-linha após uma longa era a representar o Belenenses Rugby. Numa temporada que se espera altamente competitiva, o pilar vai ter de puxar pelos galões para somar preciosos minutos num clube que vai apostar fortemente na luta pela conquista do título de campeão da liga espanhola e Taça do Rei. Boas perspectivas para o atleta de 26 anos.

GIORGI TURABELIDZE

Clube: Alcobendas Rugby
Idade: 28
Hipóteses de jogar: média-alta

O primeira-linha formado no Caldas RC e que serviu a AEIS Agronomia nas últimas cinco temporadas parte em direcção à División de Honor para jogar ao serviço do campeão espanhol em título, o VRAC. A saída para Valladolid não foi surpreendente, já que Turabelidze tem o objectivo de chegar a outros patamares e jogar em Espanha como profissional a 100% é a melhor porta de entrada para atingir essa meta. O VRAC realizou algumas alterações na equipa, o que vai permitir ao luso-georgiano somar vários minutos nesta próxima época.

TOMÁS LAMBOGLIA

Clube: Ciências Sevilla
Idade: 25
Hipóteses de jogar: média-alta

Segunda temporada para Tomás Lamboglia em Espanha e espera-se que consiga tomar a dianteira na luta pela titularidade na posição de formação no Ciências Sevilla, clube que atravessou uma crise financeira enorme mas que parece ter ultrapassado esses problemas. Lamboglia teve uma primeira época com bons minutos e boas exibições, o que levou ao clube a continuar a contar com os serviços do formação internacional sub-20.

Foto de destaque de Jorge Elías


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS