Rugby Português “Lá Fora”: onde vão jogar os portugueses pt.6
O rugby português tem cada vez mais representantes a jogar pela Europa fora e nestes artigos vamos tentar apurar quem são aqueles que vão estar nas principais divisões, desde Raffaele Storti no Stade Français a Tomás Lamboglia no Ciências de Sevilla. Nota importante: apesar de termos vários representantes na Fédérale 1, entre outras, mas não poderemos comunicar pela razão que não temos forma de acompanhar os jogos ou saber o real quadro dos atletas nessas divisões do rugby francês. A segunda nota vai para o facto de que iremos também fazer listas similares para o rugby feminino, mas aguardamos confirmações da parte dos clubes e atletas para tal.
ÉRIC DOS SANTOS MADEIRA
Clube: Anglet RC
Idade: 31
Hipóteses de jogar: média-alta
Mais uma temporada para o 2ª linha português ao serviço do Anglet RC, clube em que é capitão desde 2021. O internacional português por uma ocasião é um símbolo deste emblema da Nationale 2, impondo-se nos alinhamentos como poucos. Dificilmente não será titular na maioria dos encontros nesta temporada.
KÉVIN BATISTA
Clube: Lannemezan
Idade: 29
Hipóteses de jogar: média
Ainda não se estreou ao serviço do Lannemezan, mas Kévin Batista sobe da Fédérale 1 para a Nationale 2 e pode ser um caminho para regressar às convocatórias de Simon Mannix. O 2ª/3ª linha teve uma bela temporada ao serviço do Floirac e agora está num dos emblemas candidatos a lutar pela subida de divisão.
ALEX DOS SANTOS
Clube: Bassin D’Arcachon
Idade: 23
Hipóteses de jogar: média
Depois de ter cessado a sua ligação ao Aurillac (o ano passado chegou a jogar pelos Lusitanos), o luso-francês assinou pelo Bassin D’Arcachon, o antigo clube de Lionel Campergue, pelo qual já se estreou com 43 minutos frente ao Graulhet. Será importante para o 1ª linha demonstrar um crescimento na formação-ordenada e conseguir ganhar uma dimensão física que lhe permita conquistar à atenção de Simon Mannix.
ANTHONY GRANJA
Clube: Lannemezan
Idade: 32
Hipóteses de jogar: média
1ª jornada:1 de Setembro (Anglet)
Sétima temporada do pilar de 32 anos ao serviço do Lannemezan, perspectivando-se vários jogos a titular ou como suplente utilizado. É um dos primeiras-linhas mais experientes da Nationale 2 com mais de cem jogos neste campeonato.
ENZO LOPES
Clube: Bassin d’Arcachon
Idade: 19
Hipóteses de jogar: média
Outro luso-francês que assinou pelo Bassin d’Arcachon e que será interessante ter debaixo do olho, sobretudo pela posição em que joga. O formação formado no Union Bordeaux-Bègles tem assim a sua primeira oportunidade para jogar no nível sénior e talvez merecer uma chamada aos sub-20 de Gonçalo Foro e João Lino.
ALEX DA SILVA
Clube: Aubenas
Idade: 24
Hipóteses de jogar: baixa
O ponta do Aubenas é um atleta com possibilidade de conquistar minutos neste emblema da Nationale 2, mas dificilmente chegará a outro patamar. 4ª temporada ao serviço deste clube que já teve uma série de portugueses.