Preparados para o maior Lisbon Junior 7s dos últimos anos?

Francisco IsaacFevereiro 11, 20263min0

Preparados para o maior Lisbon Junior 7s dos últimos anos?

Francisco IsaacFevereiro 11, 20263min0
O que é o Lisbon Junior 7s? Francisco Isaac explica-te neste artigo dedicado a uma prova que decorrer desde 2018

Pela 7ª vez desde a sua estreia em 2018, o Lisbon Junior 7s vai acontecer e desta vez o evento vai estar presente em dois complexos desportivos diferentes, com os campos do GD Direito (Monsanto) e CDUL (Estudo Universitário de Lisboa) a receberem 79 equipas que vêm de países diferentes, esperando-se a participação dos escalões de sub-14, 16 e 18 masculinos e femininos.

Vamos então fazer o breakdown das equipas participantes. No escalão dos sub-14 vamos ter a presença de 13 equipas, como o CF “Os Belenenses”, GD Direito, Monaco 7s ou o British School of Paris. Nos sub-16 teremos um total de 29 equipas, cinco das equipas femininas, com destaque para as Crocodillas de Espanha, os Gorillas Rugby, Gibraltar, e Shrewsbury. Já nos sub-18 vamos ter 39 equipas (13 femininas), naquele que vai ser o escalão mais competitivo e animado, com vários atletas de selecções jovens a participar. Estes são número recorde para o evento, uma demonstração que efectivamente há  interesse internacional no Lisbon Junior 7s, algo que deveria encher de orgulho os adeptos da bola oval lusa.

Posto isto, o que é que o Lisbon Junior 7s realmente oferece ao rugby nacional? Bem, comecemos pelo facto que permite que as equipas nacionais continuem a permitir aos seus atletas saborear os 7s num ambiente extremamente competitivo, com atletas portuguesas a terem a oportunidade de defrontar jogadores de França, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Gales, Estados Unidos da América, Ucrânia, entre outros países, criando assim um ambiente que ajuda o desenvolvimento de quem joga por cá. Por outro lado, e como tem sido com o Algarve 7s (e o Rugby Youth Festival, assim como outros festivais organizados pelos clubes), coloca Portugal no mapa da organização de eventos da modalidade, com o 7s a merecer um destaque importante numa era em que tem sido alvo de desinvestimento por diversas federações. E, por fim, garante que em Portugal se pense um pouco de rugby que não seja o escalão sénior, dando a oportunidade a miúdos e miúdas de sub-14 a sub-18 de estarem no centro das atenções, algo que raramente acontece em Portugal nos últimos quatro anos.

Sendo um evento gratuito em que os adeptos do rugby português podem simplesmente entrar para dentro destes complexos desportivos para acompanhar os jogos, não há desculpas para que não hajam bancadas (ou linhas laterais) carregadas de interessados na modalidade, demonstrando que não é um desporto de nicho. Para os interessados, fiquem a saber que vão estar a decorrer shuttles entre os dois locais de jogos.

O Lisbon Junior 7s arranca Sábado e decorre até Domingo, com streaming garantido para certos jogos e escalões, o que demonstra a aposta séria por parte da Sports Ventures não só na modalidade, mas também no desporto nacional. Apareçam!

Se têm vontade de descobrir mais sobre o evento, visitem a página oficial, no qual inclui os vencedores das edições passadas!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS