Portugal garante o bronze – o “maul” do Europeu de sub-20
Portugal foi a melhor equipa no encontro de atribuição do 3º lugar do Europeu de sub-20, derrotando os franceses da Ligue Aura por 35-00 num jogo em que a hoste portuguesa demonstrou a sua qualidade.
MVP: MANUEL VAREIRO (ABERTURA)
Ao contrário do que se passou na meia-final, Manuel Vareiro conseguiu ser o comandante da linha de 3/4’s e a dar os toques necessários para que a equipa lusa conquistasse uma vitória “gorda” mais que justificada.
A capacidade de fazer jogar e encontrar soluções para que a selecção nacional de sub-20 encontrasse formas de quebrar a linha e assaltar a defensiva contrária foi sensacional, impondo um ritmo acelerado e sério durante 80 minutos, produzindo uma assistência para ensaio e duas quebras-de-linha.
Adicionar a isto os dezassete pontos ao pé, errando só uma conversão em oito, o que ajudou aos sub-20 garantir a medalha de bronze nesta terceiro e último encontro do Europeu de sub-20 2023.
PONTO ALTO: MAIS PREPONDERÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE JOGO
Raras foram as vezes que a Ligue Aura conseguiu ter a oval controlada e fazer uso da posse de bola de forma ameaçadora, e isso principalmente se deveu à forma como Portugal dominou na defesa, para além da qualidade alta a atacar e a montar sequências de fases.
Com Duarte Cardoso e Manuel Vareiro a formarem uma parelha de médios de bom calibre, os “Lobos” sub-20 foram colocando o seu domínio em prática, esticando o jogo quando necessário ou encurtando na procura de ganhar o confronto físico.
Faltou talvez um pouco mais de acerto em certos momentos críticos ofensivos para atingir um resultado ainda mais alargado, mas a intensidade e velocidade com que esta selecção jogou neste terceiro jogo do Rugby Europe Championship foi bastante positiva.
As fases-estáticas também estiveram a um bom nível, com Santiago Lopes a liderar, mais uma vez, a avançada com eficácia, lamentando só o facto de encerrar o ciclo nos sub-20 sem a ida a uma final, algo que merecia pelo sacrificou imposto desde o 1º dia.
PONTO A MELHORAR: DISCIPLINA PECOU
Dois cartões amarelos, uma série de penalidades evitáveis e que pareciam estar a tentar convidar a Ligue Aura para chegar aos pontos, foi o ponto mais negativo da prestação portuguesa neste encontro de encerramento do Europeu de sub-20.
Placagens altas foram um dos “males” constantes, para além de foras-de-jogo, tudo erros mais por precipitação que por pânico de querer colocar um fim numa jogada do adversário.
Contudo, numa exibição que terminou em 42-00 é difícil dizer que estes erros pesam no cômputo final.
MARCADORES
Ensaios: Manuel Salgado, Gonçalo Vasco Costa, Edmundo Ferreira, João Cunha e André Cunha
Conversões: Manuel Vareiro (2+2+2+2)
Penalidades: Manuel Vareiro (3+3+3)