Os 5 melhores jogadores de rugby sub-23 da atualidade

Gonçalo MeloDezembro 3, 20233min0

Os 5 melhores jogadores de rugby sub-23 da atualidade

Gonçalo MeloDezembro 3, 20233min0
Gonçalo Melo escolhe os 5 melhores jogadores de rugby sub-20 neste momento, com Canan Moodie a ser um escolhidos!

Findado mais um extraordinário ano de rugby union, é tempo de analisar os destaques de um ano em cheio e a Irlanda, África do Sul e Nova Zelândia foram as seleções que mais se destacaram. Entre os jogadores, podemos falar de Ardie Savea, Will Jordan, Richie Mounga, Mark Telea, Cheslin Kolbe, Pieter Steph Du Toit, Gary Ringrose, Caelan Doris ou Bundee Aki. Mas quem foram os jovens que mais se destacaram? (incluímos apenas jogadores nascidos depois de 1 de janeiro de 2000).

Cam Roigard (Nova Zelândia e Hurricanes)

O herdeiro de Aaron Smith teve um excelente 2023, relegando o experiente TJ Perenara para o banco nos Hurricanes, e carimbando o seu passaporte para o mundial. Um médio de formação rapidissimo, ágil e muito inteligente a encontrar espaços, leva já 9 ensaios em 27 jogos pela equipa de Wellington e 3 ensaios em 3 jogos pelos All Blacks. Dificilmente não será dono da camisola 9 da seleção por alguns anos.

Louis Bielle Biarrey (França e Bordeaux Bégles)

O jovem francês de apenas 20 anos entrou de rompante das opções da seleção francesa e não mais saiu. Depois de uma época de enorme qualidade ao serviço do clube, estreou-se pela seleção principal francesa nos jogos de preparação para o mundial, garantindo um lugar na convocatória, que viria a elevar-se a um lugar no 15 inicial. Tem já 5 ensaios pelos Bleus, 4 deles apontados no mundial.

Jac Morgan (País de Gales e Ospreys)

Aos 23 anos, Jac Morgan é já o capitão da seleção Galesa, o que revela bem a influência do jovem flanqueador dos Ospreys na equipa britânica. Um autêntico poço de força, com uma capacidade fisica notável e energia para os 80 minutos, Morgan é mais um enorme número 7 da escola galesa, na senda de Sam Warburton e Justin Tipuric.

Freddie Steward (Inglaterra e Leicester Tigers)

Um dos melhores defesas da atualidade, Freddie Steward destaca-se pela sua enorme envergadura, anormal para um jogador da sua posição (1.96m e 107 kg). Apesar da sua estatura é um jogador bastante rápido e interventivo no ataque, tendo também muita qualidade no jogo ao pé. Ainda assim, o departamento onde mais se destaca o jogo aéreo, utilizando os seus quase 2 metros para ser altamente eficaz e seguro a captar bolas do ar, seja na receção de pontapés adversários, ou a perseguir chutos dados por si ou por colegas de equipa.

Canan Moodie (África do Sul e Bulls)

Provavelmente a próxima grande coqueluche do rugby sul africano, Canan Moodie é já uma certeza no seio dos Springboks. Polivalente, pode jogar como ponta ou como segundo centro, revelando em ambas as posições uma inteligência e maturidade anormais para a sua idade (fez 21 anos em Novembro). Muito dotado tecnicamente, utiliza a sua velocidade e agilidade para bater defesas contrários, sendo ainda muito fiável e capaz na altura de defender, o que o torna quase perfeito para desempenhar o papel de segundo centro. Em números, leva já 3 ensaios em 10 internacionalizações pelos boks, e 12 ensaios em 26 aparições pelos Bulls de Pretória. A seguir com muita atenção no futuro.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS