5 Lobos em super forma que gostávamos de ver em Novembro
Com os internacionais de Outono a chegarem, e os Lobos prontos para jogar frente aos Estados Unidos da América (Coimbra) e Escócia (Edimburgo), escolhemos cinco jogadores que deveriam receber uma chamada e ser devidamente utilizados em pelo menos um dos encontros deste próximo Novembro.
Uma nota importante: estes cinco jogadores escolhidos são atletas que têm tido pouca sorte a jogar pelos Lobos (lesões, foram utilizados durante uma fase e depois deixaram de ser chamados ou razões similares) e que pelo arranque de temporada que estão a realizar, merecem uma real oportunidade para brilhar.
JORIS MOURA (VALENCE ROMANS)
Depois de uma temporada 2023/2024 “mora”, Joris Moura entrou com tudo e assumiu a titularidade no Valence Romans DR, tendo sido titular em seis jornadas, começando no banco de suplentes por uma vez. O polivalente 3/4s português voltou a ter confiança para chutar aos postes, convertendo 14 pontapés (10 penalidades e 4 conversões) o que dá um total de 38 pontos, alguns essenciais para ajudar o Valence Romans a somar uma das duas únicas vitórias conseguidas neste início de época. Mas Joris Moura tem sido muito mais do que minutos somados e pontos convertidos. As exibições têm sido pautadas por uma consistência brutal, movimentando bem a equipa no que toca ao aspecto táctico, oferecendo também um jogo ao pé lógico e de alto impacto. Nota-se que está a viver um momento extremamente positivo, estando livre daquele nervosismo que o levou a ficar de fora das convocatórias do VRDR durante algum tempo. Seja como abertura ou defesa, seria importante ver se Portugal consegue jogar com Joris Moura, sabendo desde logo que será um estilo de jogo ligeiramente diferente, o que não significa algo negativo.
2024 has been the year of Joris Moura, with another super game for @VRDRrugby
1 try saving a tackle
75 metres ran
8 defenders beatenAnd a lot of kicking and chasing! #ProD2 pic.twitter.com/rft4HXHyIG
— Francisco Isaac (@francisaac87) October 22, 2024
DANY ANTUNES (OMR)
Depois de uma temporada sensacional na Nationale 2, Dany Antunes decidiu que podia repetir a façanha agora na Nationale e tem-lo conseguido de uma forma estrondosa e puramente genial, já que está em 1º lugar na tabela dos melhores marcadores de ensaios (5) e em segundo nos pontos (79), o que não deixa de não ser um feito quando falamos que o OMR é um dos últimos classificados desta 3ª divisão do rugby francês. Dany Antunes redescobriu-se, voltando aos indicies de confiança exibidos em 2020 e 2021, com uma velocidade tremenda e um capricho técnico que alterou por completo o destino do OMR na temporada passada e que pode ser a tábua de salvação em 2024/2025. Sim, Portugal está bem apetrechado de pontas e defesas, mas Dany Antunes fez os mínimos olímpicos para regressar à selecção nacional e este Novembro é uma oportunidade perfeita.
CODY THOMAS (FC GRENOBLE)
Depois de duas temporadas de remar contra a maré no Rouen Normandie, Cody Thomas voltou a ter um lugar ao sol agora no FC Grenoble. O pilar luso-sul africano tem alguns dos melhores dados estatísticos no que toca à formação-ordenada na Pro D2, tendo já conseguido conquistar um total de 7 penalidades para a equipa alpina, com três das quais a abrirem caminho para vitórias do Grenoble, sendo um pormenor extremamente aliciante para tentar inclui-lo mais nas convocatórias ou até como titular na selecção nacional. Sim, Cody Thomas tem Diogo Hasse Ferreira pela frente, mas este talvez é dos melhores momentos para Portugal no que toca à 1ª linha, tendo dois atletas em alta forma, jovens e capazes de fazer a diferença neste pormenor. Repito novamente… Cody Thomas arrancou sete penalidades na formação-ordenada, com Diogo H. Ferreira a ter conseguido quatro e Anthony Alves duas. É importante continuar a puxar pelos pilares que jogam em Portugal, mas é inegável que quando se jogar a valer ou contra os melhores, têm de se chamar os melhores ou em melhor forma.
What's better than a clutch kicker?
A clutch scrum… look at how Grenoble brushed Provence aside to give @samdavey1993 the chance to wrap up the game
Ahhh… j'aime la mêlée#scrumporn pic.twitter.com/ljIhgRQbtu
— Francisco Isaac (@francisaac87) September 6, 2024
GABRIEL AVIRAGNET (ALBI)
Com a necessidade de formar novos centros ou fazer certas readaptações (Rodrigo Marta tem provado no Colomiers que consegue desempenhar essas funções com a mesma qualidade que jogar nas pontas), Gabriel Aviragnet parece ser uma possível resposta. Simon Mannix já mostrou interesse no polivalente 3/4s, tendo sido convocado para o primeiro jogo da temporada dos Lusitanos, por cedência do Albi. Na altura, ficou a ideia que Aviragnet tinha qualidade para estar na equipa, mas subsistia o medo que o facto de ter sido emprestado pelo seu clube era símbolo de uma possível dispensa. Contudo, nos dois últimos meses, o luso-francês de 21 anos afirmou-se no Albi e já foi titular em 4 jogos, ajudando a construir três ensaios e uma série de belas jogadas que deram outra vida ao seu clube. Com Tomás Appleton e José Lima nos 30s, é altura de começar a procurar futuras referências para o par de centros e este Novembro pode ser fulcral para a carreira do centro.
LUCAS MARTINS (SU AGEN)
Esteve cinco meses sem somar um único minuto oficial em virtude do fim da secção masculina do Blagnac, mas parece que nem isso fez o ponta português abrandar um único segundo. Depois de falhar as primeiras jornadas, Lucas Martins foi chamado à titularidade e em cinco jogos marcou dois ensaios, somando 240 metros, nove quebras-de-linha, doze defesas batidos e duas assistências para ensaio, tudo isto na sua época de estreia pelo SU Agen. Martins está naquele pico de forma sensacional e que deve ser devidamente agraciado com uma convocatória, já que a sua agressividade na ponta pode ser um ponto extremamente importante frente aos Estados Unidos da América ou Escócia.
2nd game, 2nd try for Lucas Martins🇵🇹
His ascension in the Pro D2 has been meteoric and not only is he a great attacking asset but as well for defense
1 turnover and 1 try saving tackle! pic.twitter.com/nILyUjurZQ
— Francisco Isaac (@francisaac87) September 22, 2024