3 Destaques da 4ª ronda do The Rugby Championship 2022

Francisco IsaacSetembro 5, 20225min0

3 Destaques da 4ª ronda do The Rugby Championship 2022

Francisco IsaacSetembro 5, 20225min0
E depois de derrotas, All Blacks e Springboks voltam a ressuscitar e voltam a estar no controlo do The Rugby Championship 2022. Quem vai ganhar no fim?

Bem-vindos à montanha russa do The Rugby Championship 2022, com os vencedores da semana passada a acabarem completamente trucidados nesta 4a jornada da competição, conseguindo os All Blacks e Springboks somaram duas importantes vitórias que lhes permitem estar na luta pelo troféu quando nos restam ainda duas jornadas. Quem foram os destaques? E houve fava esta semana? Veremos o que os “astros” nos trouxeram desta 4a ronda do The Rugby Championship!

MVP: JADEN HENDRIKSE (ÁFRICA DO SUL)

Numa ronda carregada de grandes exibições individuais, como a de Sam Cane que voltou a realizar uma prestação “à antiga”, a decisão para o MVP da semana acabou por cair nas mãos (e pés) de Jaden Hendrikse, formação dos Springboks desta ronda, roubando o lugar a Faf de Klerk, e, pelos vistos, de forma merecida uma vez que foi preponderante para a estrondosa vitória dos sul-africanos em território australiano. Construindo uma nova parelha de 9-10 (Pollard ficou de fora devido a a lesão) com Damian Willemse, Hendrikse não ficou preso ao nervosismo e garantiu uma continuidade de jogo intensa, fluída e potente, capacitando os Springboks de uma clareza de processos de alto calibre, expondo a falta de “frescura” por parte dos Wallabies, com estes a sentirem largas dificuldades em se adaptar à maior serenidade por parte do seu adversário, caindo consecutivamente em armadilhas bem aplicadas pelas linhas-atrasadas dos Boks.

Contudo, não foi só pelos passes à mão que Hendrikse se notabilizou, aliás, foi sobretudo pelo jogo ao pé que o formação conquistou a atenção do público em Adelaide, fruto de quase literais bombas socadas, causando diversos erros nos receptores australianos, o que possibilitou aos perseguidores sul-africanos não só colher estes pontapés no ar, como de os transformar em jogadas de perigo ou ensaios, a exemplo do de Canan Moodie. A destreza e agilidade combinada com a facilidade de dar vida à estratégia de jogo dos Springboks elevou Jaden Hendrikse a um patamar de excelência que abre boas perspectivas para a luta pela camisola 9 dos actuais campeões do Mundo.

O MOMENTO: UM ENSAIO À LA ALL BLACKS

Depois de terem sofrido mais uma derrota em casa neste ano de 2022, os All Blacks lamberam as feridas e foram capazes de arrancar uma prestação extraordinária em diversos parâmetros, atropelando os Pumas, com estes a não terem tido mínima hipótese de contestar o resultado final, que terminou em 53-03. Com praticamente toda a equipa a dar o clique e a ligar os motores (e a Argentina a não se apresentar tão dura ou eficaz na defesa), a Nova Zelândia foi simplesmente voraz em todos os momentos que se viu com espaço para jogar, inventando combinações e situações de alto perigo a seu favor, com uma dessas a resultar num dos melhores ensaios do The Rugby Championship 2022, quando ainda faltam duas rondas para a sua conclusão.

O vídeo não precisa de comentário nosso adicional, mas (e permitam só este mas) é espectacular como os quinze All Blacks em campo conseguem não só cumprir o seu papel como foram capazes de se envolverem em funções extras para garantir que a oval não só viajasse para adiante, como efectivamente ganhasse metros e fosse metendo em xeque a defesa dos Pumas em cada novo passe ou combinação. Num ano extremamente complicada para os ainda actuais detentores do The Rugby Championship, o surgir de um ensaio deste efeito volta a adicionar um pouco de esperança nos adeptos neozelandeses que ainda se sentem sem razões para sorrir com confiança.

A FAVA: A PAZ REINA

Nada a apontar neste quarto fim-de-semana competitivo do The Rugby Championship, com os All Blacks a estarem no topo da classificação por apenas um ponto, enquanto Springboks, Wallabies e Pumas estão todos igualados com os mesmos pontos (9). Sem polémicas ou controvérsias, sem conferências de imprensa amargas ou sem sentido, e sem guerras laterais ou perseguições públicas a árbitros e jogadores, a maior competição de seleções do Hemisfério Sul entra nas duas últimas rondas com tudo por decidir e com cada participante a poder ainda chegar ao título, o que vai adicionar um tónico extra no crescendo das emoções e nervosismo. Depois de termos tido um momento mais de Tour (a Austrália visitou a Argentina por duas semanas, assim como a Nova Zelândia a África do Sul, a Argentina os neozelandeses, os sul-africanos os Wallabies, e estes foram até ao País das Pampas) é altura de voltarmos a um jogo fora e outro em casa, com a Bledisloe a começar a sua discussão em terras australianas… Quem se vai aproximar da prata na próxima ronda?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS