3 Destaques da 1ª ronda das Seis Nações 2024
Ora aí está a 1ª ronda das Seis Nações 2024, com três vencedores claros: Escócia, Inglaterra e Irlanda! Os visitantes sobreviveram e sorriram no final de contas e escolhemos três destaques de uma jornada que começou com um Irlanda-França frenético.
O MVP: Jack Crowley reina em Marselha
A era de Johnny Sexton já não é mais, e parece que a Irlanda já encontrou um substituto que pode, para já, garantir não só pontos ao pé como oferecer uma plataforma de jogo estável carregada de vida e intensidade, o que pode ser essencial para o futuro próximo dos irlandeses. Num jogo quente frente à França, era fundamental aos vencedores de 2023 terem alguém que soubesse dar indicações e saber como posicionar a equipa nos momentos críticos, com a assistência para o ensaio de Tadhg Beirne a ser um pormenor de génio de quem está destinado a ser influente e decisivo numa das maiores selecções do planeta. A inteligência com que foi brindando a plataforma de ataque irlandesa encheu o campo, animando as hostes e impondo uma classe que foi palpável, com uma série de passes chave (5) e assistências para quebras-de-linha (2), garantindo um jogo ao pé eficaz e sempre perigoso. Para fechar, o abertura marcou 13 pontos ao pé, convertendo todos os ensaios e a única penalidade que foi chamado a converter, um ponto fundamental para garantir um lugar efectivo neste patamar. Crowley tem 24 anos e começa agora o seu reinado… nada mau uma vitória frente à super França de Galthié.
O Momento: Alex Mitchell quebra o domínio italiano
Ai, Azzurri tão perto de fazer história, para depois permitir que Alex Mitchell começasse a despoletar uma série de erros na defesa, com o formação inglês a chegar mesmo ao ensaio num momento em que a selecção da casa estava na frente. No início da segunda-parte, a Itália estava a tentar descobrir caminho novamente para a área de ensaio inglesa, mas um par de penalidades e uns quantos erros de defensivos permitiram que a Rosa ganhasse controlo da posse de bola e fosse se estabelecendo dentro do último terço. Uma fase, duas fases… e, de repente, Alex Mitchell tece uma ladainha de fintas que foram apanhando os potenciais placadores italianos desprevenidos, até que o inglês conseguiu ficar perto da área-de-ensaio, sendo empurrado pelos seus colegas de equipa, garantindo o ensaio da reviravolta. Este momento colapsou a confiança italiana, que teve dificuldades para voltar a se impor como na primeira-parte, enquanto a Inglaterra sorveu este ensaio e ganhou as forças necessárias para sair de Roma com uma preciosa vitória.
⌚️ Alex Mitchell selected the opportune moment to crash his way over the line for England and steer them towards an opening round victory against Italy 🙌#Breitling #DefiningMoment @Breitling pic.twitter.com/joBH2281NK
— Guinness Men's Six Nations (@SixNationsRugby) February 3, 2024
O Ensaio: Duhan van der Merwe continua a dar show
Passam as épocas, mas Duhan van der Merwe continua a ser um mimo para os fãs do rugby mundial, com o ponta escocês a ter garantido mais dois ensaios para o seu pecúlio, sendo neste momento dos jogadores mais perigosos com a oval nas mãos. O seu segundo ensaio adveio de um momento de total primor da Escócia – talvez o último antes do País de Gales recordar de um sono profundo -, com Finn Russell a abrir caminho e a colocar a oval nas mãos do letal ponta, que depois acelerou e foi derrubando adversários pelo caminho como se fossem peças de dominó. Townsend pode ter saído de Cardiff a suar, mas aquele ensaio veio no momento ideal e acabou por ser o balão de oxigénio que garantiu uma sensacional e história conquista do Cardo, que continua na corrida pelas Seis Nações 2024.
⌚️ There's always time for Duhan Van Der Merwe to score a scorcher of a try for Scotland in his side's first victory in the Welsh capital for 22 years 🙌#Breitling #DefiningMoment @Breitling pic.twitter.com/Ek1RrB5Y1g
— Guinness Men's Six Nations (@SixNationsRugby) February 3, 2024