Regresso da NHL: Novo formato de playoffs e da Draft Lottery


Regresso da NHL: Novo formato de playoffs e da Draft Lottery

A NHL está prestes a regressar com explicações dados por Gary Betman, com reformulações tanto nos Playoff como na Draft Lottery! Tudo o que precisas saber neste artigo

Gary Betman anuncia o retorno da NHL

Na passada terça-feira, o comissário da NHL transmitiu à imprensa que esta época seria finalizada com todas as restrições derivadas à situação do Covid-19. Transmitiu então que a fase regular se dava por terminada e a classificação final será baseada não na pontuação atual, mas sim como na NBA e na MLB por percentagem de pontos, devido a algumas equipas terem mais jogos realizados que outras (uma questão de equidade).

Betman ainda não deu certezas, mas tudo indica que todos os próximos jogos serão à porta fechada e em 2 cidades por conferência, cidades essas que irão nos próximos dias ser definidas como palcos centrais e estão em vista Chicago, Columbus, Edmonton, Toronto, Vancouver, Pittsburgh, St. Pauli (Minnesota), Los Angeles, Dallas e ainda Las Vegas.

Como vão funcionar os playoffs?

Os 12 primeiros classificados de cada conferência do fim da fase regular vão poder ir a jogo, sendo que os primeiros 4 de cada conferência ficam automaticamente apurados para a primeira ronda, enquanto do 5º ao 12º haverá uma ronda de apuramento ao melhor de 5 jogos, cujo o vencedor desse apuramento se apura diretamente para a 1ª ronda dos playoffs. Nessa ronda de qualificação, o 5º jogará contra o 12º, o 6º contra o 11º, o 7º contra o 10º e o 8º contra o 9º.

Enquanto decorre esta ronda de qualificação, os 4 primeiros de cada conferência irão jogar todos contra todos (dentro da sua conferência claro) e conforme a classificação final desse calendário, o 1º defrontará o vencedor entre o 8º e 9º (ronda de qualificação), o 2º com o vencedor entre o 7º e 10º (ronda de qualificação), o 3º contra o vencedor entre o 6º e o 11º (ronda de qualificação) e por último o 4º classificado desta “Round Robin” irá defrontar o vencedor entre o 5º e o 12º (ronda de qualificação.

Após esta fase concluída, as restantes rondas dos playoffs irão decorrer conforme o habitual ao melhor de 7 jogos, garantidamente na final da Stanley Cup e nas finais de conferência, visto que devido à situação da pandemia a 1ª e a 2ª ronda poderão ser jogadas ao melhor de 5 jogos, contudo com o desenrolar dos jogos saberemos brevemente ao certo como será resolvida esta questão.

Foto: Fansided

Como vai funcionar a Draft Lottery?

Para quem não sabe todos os anos no final da regular season, as 15 equipas que ficam de fora dos playoffs vão a um sorteio para selecionarem os vencedores das 3 primeiras draft picks que poderão certamente ter uma certa vantagem no draft sobre os restantes.

Todavia, devido às alterações de calendário e também deste formato improvisado de playoffs, a draft lottery deste ano poderá realizar-se em apenas uma fase ou em duas, isto porque para já, apenas os 7 últimos classificados da liga é que sabem a pick máxima com que podem ficar e caso o sorteio das 3 primeiras picks calhem todas a equipas desta lista de sete, não será necessário efetuar uma segunda fase.

Caso não calhe a nenhuma destas 7 ou mesmo que calhe alguma dessas picks a alguém que não faça parte deste leque, terá de ser realizada uma 2ª fase, após a finalização da ronda de apuramento para os playoffs, onde os eliminados poderão ocupar um lugar na draft lottery.

Consoante a classificação final da regular season, ser-lhes-á permitida a hipótese de ainda conseguir uma das 3 tão desejadas picks, num ano em que Alex Lafreniere, Quinton Byfield e o alemão Tim Stutzle são para todos os especialistas, scouts e adeptos em geral, os grandes alvos deste draft que promete ser um dos melhores e mais ricos das últimas épocas.

Draft Lottery 2020 (Foto: NHL)

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter