Que contas faltam resolver na NBA?
A uma semana do início do play-in da NBA, uma curtíssima competição que decide as últimas 4 vagas para os playoffs, ainda pairam dúvidas sobre que equipas estarão presentes no momento derradeiro da época. O que falta ainda apurar? E que equipas já reservaram os seus lugares?
OS ELIMINADOS
Sem surpresas, e depois de temporadas na luta pelos piores registos com vista à candidatura para receber Wembanyama no próximo draft, Detroit Pistons e Houston Rockets não chegaram ainda às 20 vitórias esta época com apenas 4 e 3 partidas por disputar. Também Spurs e Hornets ficaram fora da equação numa fase mais precoce desta reta final, tendo-se ainda juntado mais recentemente os Blazers de Lillard, os Pacers de Haliburton e os Wizards de Beal, Porzingis e companhia.
Nos próximos dias dever-se-ão incluir neste lote: os Orlando Magic, que só garantirão o apuramento caso vençam os restantes jogos e os Bulls percam todos os seus confrontos; os Utah Jazz que a 1.5 jogos do último lugar de acesso ao play-in, terão pela frente os Lakers por duas vezes, um confronto fulcral com os Thunder e ainda receberão os 1ºs do Oeste Denver Nuggets.
.@ShamsCharania: “I’m told Damian Lillard essentially has been shut down for the remainder of the season…”@ChandlerParsons gives his take on Dame’s future with the #Blazers ?#RunItBack pic.twitter.com/iSNhP4kPzU
— FanDuel TV (@FanDuelTV) March 27, 2023
OS APURADOS
Por outro lado, com acesso já confirmado nos playoffs e com a vantagem em casa assegurada, exceto o caso da equipa de New York que deverá visitar Cleveland nos dois primeiros jogos da 1ª ronda, estão Milwaukee Bucks, Boston Celtics, Philadelphia 76ers, Cleveland Cavaliers e New York Knicks a Este e Denver Nuggets, Memphis Grizzlies e Sacramento Kings a Oeste. Porém, entre estes há ainda algumas contas a apurar nos próximos dias. Celtics e 76ers defrontam-se esta terça-feira dia 4, num encontro que será crucial na corrida pelo 2º lugar a Este e que poderá decidir a vantagem em casa para uma das duas equipas que deverão encontrar-se na 2ª ronda dos playoffs.
A Oeste, os Nuggets parecem ter o 1º lugar controlado, mas a perseguição dos Kings ao 2º lugar dos Grizzlies mantém-se viva. Para ambos, espera-se uma reta final de extrema dificuldade já que os de Memphis defrontam os aflitos Pelicans e Thunder, ainda na luta por um lugar na postseason, enquanto os de Sacramento têm partidas marcadas contra Warriors e Mavericks, assim como os Pelicans, todos a quererem garantir a sua presença, pelo menos, no play-in.
E claro, não menos importante, há ainda a intensa luta pelo prémio de MVP por definir, com Nikola Jokic, Joel Embiid e Giannis Antetokounmpo a registar épocas de enorme sucesso coletivo e individual.
4️⃣1️⃣ in the first quarter! #Bucks pic.twitter.com/OpgCQZBRFO
— Bally Sports Wisconsin (@BallySportWI) April 3, 2023
O TUDO OU NADA, VERSÃO OESTE
Porém, a verdadeira emoção da última semana da época regular da NBA surgirá no meio de ambas as conferências. E a maior prova de que o play-in foi uma medida de sucesso por parte de Adam Silver e a NBA é que, com cada equipa a ter uma média de 4 jogos por disputar até ao final da temporada, temos 9 equipas a competir por 5 vagas no Oeste e 6 a competir pelas últimas 3 no Este.
No Oeste, há ainda 3 vagas de acesso direto ao playoff por atribuir, com os Suns na pole position para garantir a última posição que garante vantagem em casa na 1ª ronda. Depois, apenas 0.5 jogos separam Clippers, Warriors, Lakers e Pelicans na luta pela 5ª e 6ª posição, da qual Timberwolves e Thunder ainda não estão necessariamente eliminados, 2 e 3 jogos atrás dessas posições. No entanto, a disputa deverá ser mesmo entre os Pelicans e as três equipas californianas, sendo complicado apurar as dificuldades dos seus calendários nos próximos confrontos.
Nos próximos dias teremos um must-watch-can’t-miss duelo de LA entre Clippers e Lakers, um confronto Warriors-Thunder e um embate entre Pelicans e Timberwolves a fechar a época. No entanto, pelo meio, os Pelicans disputarão partidas com Knicks, Kings e Grizzlies, dos quais não se pode esperar necessariamente competitividade máxima, uma vez que, com as suas posições já garantidas, poderão optar por descansar as principais figuras.
O mesmo se poderá aplicar aos confrontos de Clippers e Lakers frente aos Suns ou de Warriors frente aos Kings, com a particularidade de tanto LAC como Dubs terem pela frente duelos com os Blazers que já atiraram todas as toalhas do pavilhão ao chão.
THE WESTERN CONFERENCE RACE IS ?
Just 0.5 GAMES separate the Clippers, Warriors, Lakers and Pelicans in the CRUCIAL 5-8 spots, while 5 other teams lurk just above or below them!
Full standings ? https://t.co/02ml5YIBRq pic.twitter.com/qf8oD27s25
— NBA (@NBA) April 3, 2023
O TUDO OU NADA, VERSÃO ESTE
No entanto, as emoções estão bem mais calmas a Este. Apenas Nets e Heat lutam pelo 6º lugar, o último de acesso direto, e o play-in está praticamente fechado com Hawks, Raptors e Bulls. A equipa de Brooklyn tem encontros marcados com Magic e Pistons que deverão ser suficientes para garantir o favoritismo frente a uns Heat que têm desvantagem no confronto direto com Nets. Ambos têm ainda duelos marcados com 76ers, um possível adversário na 1ª ronda para ambos.
Destaque ainda para o confronto entre Hawks e Bulls que poderá mexer na ordem dos jogos, naquela que deverá ser uma luta bastante competitiva pelos 8º lugar para garantir duas chances de apuramento para o verdadeiro objetivo: estar presente nos próximos playoffs da NBA, que começam já no próximo 15 de abril.
Pat Bev did the "too small" on LeBron ? pic.twitter.com/VweeoypwXJ
— Bleacher Report (@BleacherReport) March 26, 2023