Que contas faltam resolver na NBA?

Nuno CanossaAbril 4, 20235min0

Que contas faltam resolver na NBA?

Nuno CanossaAbril 4, 20235min0
Dos eliminados aos apurados, dos match ups mais fortes, Nuno Canossa explica-te o que ainda falta por resolver na NBA 2023

A uma semana do início do play-in da NBA, uma curtíssima competição que decide as últimas 4 vagas para os playoffs, ainda pairam dúvidas sobre que equipas estarão presentes no momento derradeiro da época. O que falta ainda apurar? E que equipas já reservaram os seus lugares?

OS ELIMINADOS

Sem surpresas, e depois de temporadas na luta pelos piores registos com vista à candidatura para receber Wembanyama no próximo draft, Detroit Pistons e Houston Rockets não chegaram ainda às 20 vitórias esta época com apenas 4 e 3 partidas por disputar. Também Spurs e Hornets ficaram fora da equação numa fase mais precoce desta reta final, tendo-se ainda juntado mais recentemente os Blazers de Lillard, os Pacers de Haliburton e os Wizards de Beal, Porzingis e companhia.

Nos próximos dias dever-se-ão incluir neste lote: os Orlando Magic, que só garantirão o apuramento caso vençam os restantes jogos e os Bulls percam todos os seus confrontos; os Utah Jazz que a 1.5 jogos do último lugar de acesso ao play-in, terão pela frente os Lakers por duas vezes, um confronto fulcral com os Thunder e ainda receberão os 1ºs do Oeste Denver Nuggets.

OS APURADOS

Por outro lado, com acesso já confirmado nos playoffs e com a vantagem em casa assegurada, exceto o caso da equipa de New York que deverá visitar Cleveland nos dois primeiros jogos da 1ª ronda, estão Milwaukee Bucks, Boston Celtics, Philadelphia 76ers, Cleveland Cavaliers e New York Knicks a Este e Denver Nuggets, Memphis Grizzlies e Sacramento Kings a Oeste. Porém, entre estes há ainda algumas contas a apurar nos próximos dias. Celtics e 76ers defrontam-se esta terça-feira dia 4, num encontro que será crucial na corrida pelo 2º lugar a Este e que poderá decidir a vantagem em casa para uma das duas equipas que deverão encontrar-se na 2ª ronda dos playoffs.

A Oeste, os Nuggets parecem ter o 1º lugar controlado, mas a perseguição dos Kings ao 2º lugar dos Grizzlies mantém-se viva. Para ambos, espera-se uma reta final de extrema dificuldade já que os de Memphis defrontam os aflitos Pelicans e Thunder, ainda na luta por um lugar na postseason, enquanto os de Sacramento têm partidas marcadas contra Warriors e Mavericks, assim como os Pelicans, todos a quererem garantir a sua presença, pelo menos, no play-in.

E claro, não menos importante, há ainda a intensa luta pelo prémio de MVP por definir, com Nikola Jokic, Joel Embiid e Giannis Antetokounmpo a registar épocas de enorme sucesso coletivo e individual.

O TUDO OU NADA, VERSÃO OESTE

Porém, a verdadeira emoção da última semana da época regular da NBA surgirá no meio de ambas as conferências. E a maior prova de que o play-in foi uma medida de sucesso por parte de Adam Silver e a NBA é que, com cada equipa a ter uma média de 4 jogos por disputar até ao final da temporada, temos 9 equipas a competir por 5 vagas no Oeste e 6 a competir pelas últimas 3 no Este.

No Oeste, há ainda 3 vagas de acesso direto ao playoff por atribuir, com os Suns na pole position para garantir a última posição que garante vantagem em casa na 1ª ronda. Depois, apenas 0.5 jogos separam Clippers, Warriors, Lakers e Pelicans na luta pela 5ª e 6ª posição, da qual Timberwolves e Thunder ainda não estão necessariamente eliminados, 2 e 3 jogos atrás dessas posições. No entanto, a disputa deverá ser mesmo entre os Pelicans e as três equipas californianas, sendo complicado apurar as dificuldades dos seus calendários nos próximos confrontos.

Nos próximos dias teremos um must-watch-can’t-miss duelo de LA entre Clippers e Lakers, um confronto Warriors-Thunder e um embate entre Pelicans e Timberwolves a fechar a época. No entanto, pelo meio, os Pelicans disputarão partidas com Knicks, Kings e Grizzlies, dos quais não se pode esperar necessariamente competitividade máxima, uma vez que, com as suas posições já garantidas, poderão optar por descansar as principais figuras.

O mesmo se poderá aplicar aos confrontos de Clippers e Lakers frente aos Suns ou de Warriors frente aos Kings, com a particularidade de tanto LAC como Dubs terem pela frente duelos com os Blazers que já atiraram todas as toalhas do pavilhão ao chão.

O TUDO OU NADA, VERSÃO ESTE

No entanto, as emoções estão bem mais calmas a Este. Apenas Nets e Heat lutam pelo 6º lugar, o último de acesso direto, e o play-in está praticamente fechado com Hawks, Raptors e Bulls. A equipa de Brooklyn tem encontros marcados com Magic e Pistons que deverão ser suficientes para garantir o favoritismo frente a uns Heat que têm desvantagem no confronto direto com Nets. Ambos têm ainda duelos marcados com 76ers, um possível adversário na 1ª ronda para ambos.

Destaque ainda para o confronto entre Hawks e Bulls que poderá mexer na ordem dos jogos, naquela que deverá ser uma luta bastante competitiva pelos 8º lugar para garantir duas chances de apuramento para o verdadeiro objetivo: estar presente nos próximos playoffs da NBA, que começam já no próximo 15 de abril.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS