Portugueses aquecem os motores para Daytona

Diogo SoaresJaneiro 23, 20244min0

Portugueses aquecem os motores para Daytona

Diogo SoaresJaneiro 23, 20244min0
Diogo Soares olha para o que se está a passar nos treinos para as 24 horas de Daytona com vários portugueses envolvidos na prova

É já no próximo fim-de-semana (27 e 28 de janeiro) que inicia a temporada de 2024 do IMSA com as míticas 24 horas de Daytona. Por agora, resta-nos saber como estão compostas as principais equipas e as expectativas da prova, que pode contar com a vitória lusa em mais que uma categoria. Vamos por isso perceber que condições têm os nossos compatriotas.

A categoria GTP – a principal categoria e que, naturalmente, atrai mais atenção -, contará com 10 carros. Nos LMP2, serão 13 entradas e na categoria GTD serão 36 – 13 deles serão GTD Pro. Filipe Albuquerque e João Barbosa, como tem sido hábito nos últimos anos, são os portugueses presentes na prova e, tal como em anos anteriores, Albuquerque na Wayne Taylor Racing/Andretti em GTD e Barbosa na Sean Creech Motorsport em LMP2.

Quais são as principais novidades?

Começando pelos vencedores da edição de 2023. A Meyer Shank Racing não estará presente na Flórida este ano. A decisão surgiu após ter sido descoberta uma ilegalidade relacionada com a pressão dos pneus, que contribuiu para a vitória no ano passado. Uma vez que venceram com um carro ilegal, a equipa decidiu não concorrer este ano e aliás, não é garantido que esteja presente sequer em 2025.

Quanto à equipa de Filipe Albuquerque, a Wayne Taylor Racing/Andretti com maquinaria da Acura, ficou decidido que adicionariam outro carro a esta edição de Daytona e à restante temporada do IMSA. Os dois carros contam com reforços de peso. Ao volante do carro nº10 estarão Albuquerque, Ricky Taylor e Brandon Hartley e Marcus Ericsson. No nº40 estarão Jenson Button, Louis Deletraz, Colton Herta e Jordan Taylor.

Quanto a João Barbosa, a grande novidade é a sua ascensão aos LMP2, depois de passar as últimas três edições na categoria LMP3 – categoria que não estará presente este ano. O piloto portuense tentará vencer Daytona pela 5ª vez e contará com a ajuda de Jonny Edgar, Nolan Siegel e Lance Willsey.

O que esperar dos pilotos portugueses?

Podemos esperar que Filipe Albuquerque e os restantes elementos do carro 10 lutem pela vitória. O grande rival será o carro 40 da Wayne Taylor. Isto, segundo a tendência dos anos anteriores, em que assistimos a uma superioridade da Acura nos últimos tês anos. Apesar de os resultados das sessões de treinos de Daytona não corroborarem com esta tendência – os carros da Acura não lideraram nenhuma das sessões, tampouco atingiram o top-3 – e até darem a sensação de que a luta será entre Cadillac, BMW e Porsche, a experiência dos pilotos, a fiabilidade do carro, que é imagem de marca da Acura, e a qualidade das estratégias, a WTR que parece ter melhor capacidade de decisão em momentos de grande tensão, farão a diferença na “hora H”. Se vencer, o piloto de Coimbra atingirá a terceira vitória à geral, depois de ter conquistado Daytona em 2018 e 2021, tendo ainda outra na categoria GT em 2013.

João Barbosa também é um vencedor nato de Daytona e, por isso, aspira vencer na sua categoria. No entanto, não podemos esperar que consiga vencer. Barbosa, apesar dos seus 48 anos de idade e os mais de 20 anos de carreira em Daytona, nunca pilotou nos LMP2 americanos, assim como a sua equipa demonstra alguma inexperiência nestes protótipos. Mas a magia de Daytona pode contrariar esta inexperiência da Sean Creech Motorsport.

Resultados da Qualificação:

As coisas não correram da melhor forma para Filipe Albuquerque. O piloto português apenas conseguiu o sexto lugar à partida com um tempo de 1:33.347, 691 milésimas atrás do “pole-sitter”, o carro 31 da Cadillac. Todavia, o resultado não é desastroso, as 24 horas de corrida dão tempo mais que suficiente para os integrantes do carro 10 escreverem a sua história. Além do mais, o ritmo de qualificação e de corrida do carro aparenta ser bem diferente.

Para João Barbosa, o resultado parece estar dentro das expectativas. 12º lugar na categoria e 21º na geral. O carro 33 da Sean Creech Motorsport marcou 1:41.496 e ficou a uns longínquos três segundos do carro 2 da United Autosport. Mas, para uma equipa que não tem grandes expectativas nesta sua estreia nos LMP2, o resultado aparenta ser satisfatório.

Quanto à corrida, tem início marcado para sábado, dia 27, às 18h40 de Portugal Continenntal (-1 na Região Autónoma dos Açores).


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