Portugueses aquecem os motores para Daytona
É já no próximo fim-de-semana (27 e 28 de janeiro) que inicia a temporada de 2024 do IMSA com as míticas 24 horas de Daytona. Por agora, resta-nos saber como estão compostas as principais equipas e as expectativas da prova, que pode contar com a vitória lusa em mais que uma categoria. Vamos por isso perceber que condições têm os nossos compatriotas.
A categoria GTP – a principal categoria e que, naturalmente, atrai mais atenção -, contará com 10 carros. Nos LMP2, serão 13 entradas e na categoria GTD serão 36 – 13 deles serão GTD Pro. Filipe Albuquerque e João Barbosa, como tem sido hábito nos últimos anos, são os portugueses presentes na prova e, tal como em anos anteriores, Albuquerque na Wayne Taylor Racing/Andretti em GTD e Barbosa na Sean Creech Motorsport em LMP2.
Quais são as principais novidades?
Começando pelos vencedores da edição de 2023. A Meyer Shank Racing não estará presente na Flórida este ano. A decisão surgiu após ter sido descoberta uma ilegalidade relacionada com a pressão dos pneus, que contribuiu para a vitória no ano passado. Uma vez que venceram com um carro ilegal, a equipa decidiu não concorrer este ano e aliás, não é garantido que esteja presente sequer em 2025.
Quanto à equipa de Filipe Albuquerque, a Wayne Taylor Racing/Andretti com maquinaria da Acura, ficou decidido que adicionariam outro carro a esta edição de Daytona e à restante temporada do IMSA. Os dois carros contam com reforços de peso. Ao volante do carro nº10 estarão Albuquerque, Ricky Taylor e Brandon Hartley e Marcus Ericsson. No nº40 estarão Jenson Button, Louis Deletraz, Colton Herta e Jordan Taylor.
What a lineup @WTRAndretti @HondaRacing_US
-1 Formula 1 Championship.
-1 Indy 500 Win.
-5 Le Mans 24h.
-8 Daytona 24h.
-5 IMSA Championships.
-6 FIA WEC Championships.
-3 European Le Mans Series.
-1 Super GT Championship. pic.twitter.com/DfBq2dqfBH— Filipe Albuquerque (@Albuquick) January 19, 2024
Quanto a João Barbosa, a grande novidade é a sua ascensão aos LMP2, depois de passar as últimas três edições na categoria LMP3 – categoria que não estará presente este ano. O piloto portuense tentará vencer Daytona pela 5ª vez e contará com a ajuda de Jonny Edgar, Nolan Siegel e Lance Willsey.
O que esperar dos pilotos portugueses?
Podemos esperar que Filipe Albuquerque e os restantes elementos do carro 10 lutem pela vitória. O grande rival será o carro 40 da Wayne Taylor. Isto, segundo a tendência dos anos anteriores, em que assistimos a uma superioridade da Acura nos últimos tês anos. Apesar de os resultados das sessões de treinos de Daytona não corroborarem com esta tendência – os carros da Acura não lideraram nenhuma das sessões, tampouco atingiram o top-3 – e até darem a sensação de que a luta será entre Cadillac, BMW e Porsche, a experiência dos pilotos, a fiabilidade do carro, que é imagem de marca da Acura, e a qualidade das estratégias, a WTR que parece ter melhor capacidade de decisão em momentos de grande tensão, farão a diferença na “hora H”. Se vencer, o piloto de Coimbra atingirá a terceira vitória à geral, depois de ter conquistado Daytona em 2018 e 2021, tendo ainda outra na categoria GT em 2013.
João Barbosa também é um vencedor nato de Daytona e, por isso, aspira vencer na sua categoria. No entanto, não podemos esperar que consiga vencer. Barbosa, apesar dos seus 48 anos de idade e os mais de 20 anos de carreira em Daytona, nunca pilotou nos LMP2 americanos, assim como a sua equipa demonstra alguma inexperiência nestes protótipos. Mas a magia de Daytona pode contrariar esta inexperiência da Sean Creech Motorsport.
Resultados da Qualificação:
As coisas não correram da melhor forma para Filipe Albuquerque. O piloto português apenas conseguiu o sexto lugar à partida com um tempo de 1:33.347, 691 milésimas atrás do “pole-sitter”, o carro 31 da Cadillac. Todavia, o resultado não é desastroso, as 24 horas de corrida dão tempo mais que suficiente para os integrantes do carro 10 escreverem a sua história. Além do mais, o ritmo de qualificação e de corrida do carro aparenta ser bem diferente.
Qualifying is wrapped. Time to get it done next week.
The No. 40 Acura ARX-06 will line up in P5 and the No. 10 will follow in P6 for the #Rolex24. #WTRAndretti // #Acura // #KMSports // #DEXRacing pic.twitter.com/xSXWnbTDOt
— Wayne Taylor Racing with Andretti (@WTRAndretti) January 21, 2024
Para João Barbosa, o resultado parece estar dentro das expectativas. 12º lugar na categoria e 21º na geral. O carro 33 da Sean Creech Motorsport marcou 1:41.496 e ficou a uns longínquos três segundos do carro 2 da United Autosport. Mas, para uma equipa que não tem grandes expectativas nesta sua estreia nos LMP2, o resultado aparenta ser satisfatório.
Best lap of the weekend for Lance Willsey, with a 1:41.496 that puts us P12 for the start of the #Rolex24.#IMSA #FocalOne #Roar24 pic.twitter.com/AgwVDkUdTp
— Sean Creech Motorsport (@SeanCreechMS) January 21, 2024
Quanto à corrida, tem início marcado para sábado, dia 27, às 18h40 de Portugal Continenntal (-1 na Região Autónoma dos Açores).