Paulo Fidalgo e o Marítimo SAD: a nova face do andebol madeirense

Bernardo GalanteAgosto 24, 20224min0

Paulo Fidalgo e o Marítimo SAD: a nova face do andebol madeirense

Bernardo GalanteAgosto 24, 20224min0
O andebol madeirense passou de Madeira SAD para Marítimo SAD e Bernardo Galante fala dos desafios de Paulo Fidalgo para esta época

Anteriormente Madeira Andebol SAD, o Marítimo Madeira Andebol SAD agora ganhou uma nova face ligando-se diretamente aos Maritimistas e é com o símbolo dos Leões da Madeira ao peito que irão lutar por uma vaga nas competições europeias.

AS MEXIDAS NA BALIZA MADEIRENSE: a chegada de um internacional português

O bielorrusso de 29 anos Pavel Yarashuk chegou à Madeira a meio da temporada passada para fechar a baliza do até então do Académico Marítimo Madeira Andebol SAD. No entanto, o início desta nova época também foi sinónimo de mudança para o guardião natural de Gomel. Pavel Yarashuk que até 2021 tinha tido uma carreira profissional inteiramente no clube da sua terra natal – o HC Gomel – vai reforçar os quadros dos gregos do PAOK. Radule Radulovic e o jovem Marco Pestana, os insulares renovaram também o empréstimo de Francisco Oliveira e contrataram Diogo Valério.

Diogo Valério, formado entre o Vitória Futebol Clube e o Sport Lisboa e Benfica, esteve durante dois anos ao serviço do emblemático VfL Gummersbach, onde se sagrou campeão da Segunda Liga Alemã. Aos 23 anos, regressa a Portugal com o intuito de relançar a sua carreira e ter mais minutos, de forma também a poder regressar à Seleção A – contando já com 3 internalizações.

VÁRIAS CONTINUIDADES ANUNCIADAS: as caras que não largam o projeto

O projeto madeirense muda de nome e de símbolo, mas os rostos fulcrais para o sucesso do mesmo continuam a bordo. O treinador Paulo Fidalgo continua a comandar o barco do Arquipélago da Madeira pela 14ª temporada consecutiva e várias continuidades e/ou renovações também se sucederam, como é o caso de João Macedo, Radule Radulovic, Nuno Silva, Délcio Pina, Pedro Peneda, Eldin Vrazalica, Elias António, João Gomes, Tiago Martins, Marco Pestana, João Fernandes, João Miranda, Gustavo Miers e Francisco Martins (encontrava-se emprestado ao CS Marítimo na temporada transata).

À semelhança de Francisco Oliveira, o Marítimo Madeira Andebol SAD também assegurou a continuidade de atletas que se encontravam emprestados na temporada passada, como é o caso de Tomás Abreu e Nuno Reis, sendo que se encontravam ligados contratualmente a Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, respetivamente.

CINCO CONTRATAÇÕES: eis as cinco caras novas que chegam à Madeira

Para além de Diogo Valério (que já tivemos oportunidade de mencionar acima), chegaram mais quatro caras novas aos insulares: Rúben Ribeiro, Alfredo Torres, Víctor Dawkins e Guilherme Tavares.

Rúben Ribeiro chega ao Marítimo, após passagens extremamente enriquecedoras pelo AA Águas Santas, CB Cangas, Futebol Clube do Porto e AA Avanca, o lateral-esquerdo de 24 anos soma 1 internacionalização A. Contratado pelos Dragões em 2014/15 com idade de júnior, Rúben foi somando vários empréstimos – AA Avanca [3 épocas], CB Cangas [1 época e meia] e Águas Santas [1 época] -, sendo que nunca conseguiu afirmar-se no FC Porto. Esta será uma oportunidade para Rúben Ribeiro mostrar toda a sua qualidade.

Outro dos reforços que chega à Madeira é o jovem Alfredo Torres, proveniente do ADA Maia/ISMAI, onde fez 73 golos em 26 encontros. O jovem canhoto de 21 anos que tanto pode atuar a Lateral como a Ponta no lado direito do ataque, realizou a sua formação no Guarda Unida até 2014 (juvenis), tendo-se transferido para a AA Avanca onde ficou durante 1 época e meia. Em 2016, reforçou os Juvenis do FC Porto, até que em 2019 somou o seu primeiro empréstimo ao FC Gaia e, de seguida, à Artística de Avanca. Em 21/22, transferiu- se para o ADA Maia/ISMAI de onde sai para reforçar o novo projeto dos insulares.

Proveniente de Cuba e desconhecido para os portugueses é Víctor Dawkins, proveniente do Ciudad de La Habana. O jovem cubano de 21 anos pode atuar a Lateral e chega de um país que já deu muitos atletas ao andebol português, como é o exemplo de Victor Iturriza, Alexis Borges, Daymaro Salina ou Alfredo Quintana (guarda-redes que faleceu em 2021).

Guilherme Tavares, lateral-direito de 20 anos, chega emprestado proveniente do Sport Lisboa e Benfica. O jovem natural do Caniço regressa à Madeira, após ter saído do CE Levada para reforçar os encarnados em 2018. Nas duas últimas temporadas, encontrou-se emprestado ao Vitória Futebol Clube e, esta temporada, representará o Marítimo.

Após uma primeira da pré-temporada intensa e concluída com encontros amigáveis frente ao Águas Santas, Futbol Club Barcelona, Club Balonmano Huesca e Ginásio Clube de Santo Tirso, os Verde-Rubros preparam o início do campeonato, onde irão defrontar na primeira jornada o CF “Os Belenenses”.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS