Os novos moldes do CN de Futebol de Praia

Tiago PelicanoMarço 26, 20233min0

Os novos moldes do CN de Futebol de Praia

Tiago PelicanoMarço 26, 20233min0
Tiago Pelicano explica o novo modelo competitivo do CN Futebol de Praia, que sofreu alterações em virtude das notícias dos últimos meses

O CN de Futebol de Praia 2023 trás novidades e será sem duvida um molde que será super importante para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

Depois de nos últimos dois meses o universo do futebol de praia em Portugal ter levado alguns golpes com a desistência de equipas históricas da Divisão de Elite e da modalidade, é altura de boas noticias e de realçar aquilo que já tinha sido anunciado na época anterior, as mudanças nos moldes de como se disputa o CN de Futebol de Praia.

Desde 2015, a quando da criação da Divisão de Elite, que o CN passou a ser a “2ª Divisão” do futebol de praia nacional e com isto os modelos mantiveram-se tal como estava anteriormente à criação da Divisão de Elite, sendo dividido por zonas, isto manteve-se até à altura da Pandemia, sendo dividido por 3 zonas, Norte, Centro e Sul. Nos anos pós-pandemia Covid-19, o CN passou a ser disputado dentro das próprias Associações de Futebol e cada AF ditaria um campeão que disputaria a fase final do CN.

Na época passada (2022), foi anunciado que haveria mudanças e que apenas os clubes que se qualificassem para a fase final do CN se mantinham no mesmo e todos os outros clubes seriam relegados para uma 3ª Divisão, que será disputada ao nível distrital e terá uma fase final denominada de Taça Nacional que promoverá as equipas ao CN nos anos seguintes a 2023.

Enquanto isto, em 2023, o CN será disputado então com novos moldes, 16 equipas, divididas em 2 zonas (Norte e Sul), irão disputar um lugar na fase final do CN para tentarem a sua subida à Elite. Das duas séries, qualificam-se os dois primeiros classificados que se defrontaram nas meias-finais, primeiros de cada serie contra os segundos de cada serie e os vencedores das meias-finais garantem o lugar na Divisão de Elite 2024. Os dois últimos de cada serie são despromovidos à 3ª Divisão.

Além disso, dentro de cada série, as 8 equipas participantes irão disputar o campeonato a duas voltas tal como na Elite, alargando o quadro competitivo, passando cada equipa a realizar 14 jogos, com este aumento de jogos a época do CN, que nos anos anteriores tinha a duração de praticamente 2 meses, passa agora a ter a duração de 4 meses, ou seja o dobro da competição. Quanto maior numero de jogos, maior a competitividade, mais evolução das equipas e jogadores haverá.

Assim sendo, é um campeonato bastante atrativo e que irá preparar melhor as equipas para quando subirem à Elite, será um campeonato mais justo e mais equilibrado e sem duvida muito mais competitivo do que nos anos anteriores, são sem duvida boas noticias para um ano em que algumas más noticias têm vindo a abalar a modalidade no nosso país.

Foto de Destaque de Futebol de Praia Portugal


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS