O que esperar dos… Boston Celtics para a NBA 25/26?
Nesta série de artigos, Cyrille Aloísio do Pausa Técnica vai olhar para uma mão cheia das equipas que fazem parte da NBA, para perceber o potencial de cada franquia e qual o potencial futuro de cada uma para esta nova temporada, com este a ser dedicado aos Boston Celtics.
SAÍDAS
- Svi Mykhailiuk (Utah Jazz)
- Oshae Brissett (não ativou “player option”)
DRAFT
- Baylor Scheierman(pick 30)
- Anton Watson (pick 54)
RENOVAÇÕES
- JD Davinson(contrato 2 way)
- Drew Peterson(contrato 2 way)
- Jayson Tatum (extensão “supermax” 314 milhões / 5 anos – 63 milhões anuais | Este novo contrato entra em vigor no próximo ano)
- Derrick White (118 milhões + 8 milhões bónus / 4 anos – 29,5 milhões anuais | Este novo contrato entra em vigor no próximo ano)
- Luke Kornet (2 milhões / 1ano)
- Sam Houser (45 milhões / 4 anos – 11,3 milhões anuais | Este novo contrato entra em vigor no próximo ano)
- Neemias Queta (7 milhões / 3 anos – 2,4 milhões anuais | Só o 1º ano é totalmente garantido)
- Xavier Tillman (4,8 milhões / 2 anos – 2,4 milhões anuais)
SITUAÇÃO ESPAÇO SALARIAL: 196,6 Milhões (acima da 2ª Apron da Luxury Tax – 188,9 milhões). O que significa que não pode usar as exceções de Mid-Level / Bi-Annual e de Trocas, não pode buscar jogadores no mercado de “Buyout” e têm restrições no mercado de Trocas. A nível de “free agency” só podem contratar jogadores pelo contrato mínimo e renovar com os seus próprios jogadores (livres ou não).
FUTURO DAS DRAFT PICKS:
- Têm as suas próprias picks de 1ª ronda exceto 2028 (pick swap Spurs – troca do D. White) e 2029 (Portland Trail Blazers – troca do J. Holiday)
- Em trocas nesta época o máximo que os celtics podem gastar são 3 picks (2025, 2027 e 2031) as restantes (2026 e 2030) podem trocar mas em “picks swap”.
- Têm 5 picks de 2ª ronda disponíveis para trocar.
O QUE HÁ PARA RESOLVER:
- Novo Dono – Depois da equipa ter ganho o titulo foi reportado que o dono maioritário Wycliffe Grousbeck iria vender a sua participação na equipa, em que a 1ª parte seria vendida em inicio de 2025 e a 2ª parte em 2028 quando ele deixará a administração da equipa. Isto acontece porque o dono Wyc Grousbeck vai entrar em processo de divórcio e terá de fazer repartição de bens. Agora falta saber quem é que vai comprar a equipa que em Dezembro foi avaliada em 4,7 mil milhões de dólares.
- Jaden Springer – A nível do plantel está tudo resolvido exceto o caso do J. Springer que veio por troca em Fevereiro e que vai entrar no seu ultimo ano de contrato de “rookie”. Os Celtics têm até dia 21 de Outubro para renovar o seu contrato que caso não haja acordo até essa data o jogador e o clube podem voltar negociar essa renovação depois do ultimo jogo das finais da NBA, caso não haja renovação até dia 30 de junho o Jaden Springer fica Jogador Livre Restrito em que qualquer outra equipa que chega acordo com o jogador os Celtics podem igualar esse contrato oferecido ao jogador e ficar com ele.
Neste caso acredito que o jogador irá acabar por ser Jogador Livre Restrito.
PROVÁVEL 5 TITULAR (INÍCIO DE ÉPOCA)
ÚLTIMAS NOTAS/RESUMO:
“Equipa que ganha não mexe” – foi com isto que os Boston Celtics encararem esta offseason. Renovaram os contratos dos jogadores importantes e que tiveram alguns minutos na rotação da época passada e deram um sinal de confiança neste elenco que ganhou o título, por isso na minha avaliação não há nada para apontar de negativo nesta offseason dos Boston Celtics. Sobre o Neemias Queta que renovou contrato pode aproveitar a questão da lesão do Porzingis que só deve regressar em Dezembro/Janeiro (e que mesmo quando regressar haverá uma grande precaução no jogador) e também o Al Horford não jogar os jogos “back-to-back” (dias consecutivos) para jogar mais minutos e jogos nesta época dos Boston Celtics.
Já sobre o treinador Joe Mazzulla, todas as desconfianças que haviam sobre ele há 1 ou 2 anos foram um pouco dissipadas com esta conquista do título, embora como se diz: “O mais difícil não é chegar ao topo, mas sim permanecer lá” o treinador dos celtics terá a tarefa de revalidar esse titulo e tornar a equipa bicampeã da NBA, aliás é um feito que atualmente tem sido algo complicado de se realizar, já que não acontece isso há 6 anos em que a ultima equipa a fazer tal feito foi os Golden State Warriors em 2017 e 2018.