O que esperar dos… Atlanta Hawks para a NBA 25/26?

Cyrille AloisioAgosto 18, 20246min0

O que esperar dos… Atlanta Hawks para a NBA 25/26?

Cyrille AloisioAgosto 18, 20246min0
Cyrille Aloísio mergulha na análise às equipas da NBA 24/25 e como cada uma se está a preparar com os Atlanta Hawks a serem o foco da atenção

Nesta série de artigos, Cyrille Aloísio do Pausa Técnica vai olhar para uma mão cheia das equipas que fazem parte da NBA, para perceber o potencial de cada franquia e qual o potencial futuro de cada uma para esta nova temporada, com este a ser dedicado aos Atlanta Hawks.

SAÍDAS

• Saddiq Bey (Washington Wizards)
• Bruno Fernando (dispensado)
• AJ Griffin (trocado para os Rockets)
• EJ Liddell (trocado para os Suns)
• Dejounte Murray (trocado para os Pelicans)
• Trent Forrest (Baskonia – Espanha)

CONTRATAÇÕES

• Dyson Daniels (via troca dos Pelicans)
• Larry Nance Jr. (via troca dos Pelicans )
• Cody Zeller (via “sign & trade” dos Pelicans – assinou 11 milhões / 3 anos – 3,6
milhões anuais)
• David Roddy (via troca dos Suns)
• Dominick Barlow (Spurs – contrato 2 way)
• Seth Lundy (contrato 2 way)
• Keaton Wallace (contrato 2 way)

DRAFT

• Zaccharie Risacher (pick 1)
• Nikola Djurisic (pick 43)
RENOVAÇÕES
• Vit Krejci (10 Milhões / 4 anos – 2,5 milhões anuais)

SITUAÇÃO ESPAÇO SALARIAL: 169,5 Milhões (abaixo da Luxury Tax – 170,8 milhões) | Não têm restrições no mercado de trocas e de “buyout”.

EXCEÇÕES:

• Non-Tax Mid-Level (12,8 milhões) e Bi-Annual (4,7 milhões) disponíveis
• Exceções de Trocas de 25 milhões (troca Dejounte Murray) e de 3,7 milhões (troca AJ Griffin) que podem ser usados até Junho/Julho de 2025

FUTURO DAS DRAFT PICKS:

• Divida aos Spurs (troca do D. Murray) – 2025, 2026 (pick swap), 2027 e Hornets 2025 (protegida top 14 até 2026 – depois converte para 2 picks de 2ª ronda).
• A Receber – Sacramento Kings 2025 (protegida top 12 / 2026 protegida top 10 – depois converte para 2 picks de 2ª ronda), Los Angeles Lakers 2025 e a menos favorável entre Bucks e Pelicans 2027 (protegida top 4).
• Tens as suas próprias picks de 1ª ronda de 2028 até 2031 mas só pode gastar 2 (2029 e 2031) em trocas, as restantes podem trocar mas em “picks swap”.
• Têm 6 picks de 2ª ronda disponíveis para trocar.

O QUE HÁ PARA RESOLVER

Jalen Johnson – Está a entrar no seu ultimo ano de contrato de “rookie”, os Hawks têm até dia 21 de Outubro para renovar o seu contrato que caso não haja acordo até essa data o jogador e o clube podem voltar negociar essa renovação depois do ultimo jogo das finais da NBA, caso não haja renovação até dia 31 de junho o Jalen Johnson fica Jogador Livre mas Restrito em que qualquer outra equipa que chega acordo com o jogador os Hawks podem igualar esse contrato oferecido ao jogador e ficar com ele. Acredito que vai acabar por renovar seja até ao final de outubro ou em final de Junho de 2025 porque na época passada foi a sua afirmação na NBA e os Hawks vê no jogador uma peça importante para esta próxima época bem como para o futuro da equipa.

Clint Capela – Jogador também a acabar o seu contrato e que é um nome já falado há algum tempo para ser trocado e esta época (até á trade deadline) será a ultima oportunidade para acontecer isso e por causa disso deve continuar a ser o poste titular para não baixar o seu valor de mercado, depois o Onyeka (finalmente) deve assumir a titularidade.

De’Andre Hunter – Jogador que também já foi falado na época passada para ser trocado (muito por causa dos seus problemas físicos) e para esta época a sua situação não mudou, ainda por cima com a vinda do Zaccharie Risacher pode ajudar a sua saída na equipa.

Bogdan Bogdanovic – Outro nome a ter em conta na questão do mercado de trocas em que acredito que pode ter valor nesse mercado, porque pode desempenhar bem o papel de base suplente mesmo nas equipas candidatas ao titulo. Mesmo assim acreditasse que seja titular nesta equipa para esta próxima época.

Trae Young – Com a troca do D. Murray ficou claro que a equipa vai continuar a ser construída á volta dele ou seja não deve ser trocado neste verão, só que ainda há a questão do seu contrato que pode ser renovado até dia 21 de Outubro pelo valor máximo de 157 milhões por 3 anos (média anual de 52,3 milhões). Atualmente tem contrato até 2026 + 1 ano de opção do jogador (valor 48,9 milhões).

PROVÁVEL 5 TITULAR (INÍCIO DE ÉPOCA)

Atlanta Hawks

ÚLTIMAS NOTAS/RESUMO

Os Atlanta Hawks resolveram a questão da dupla de bases do Trae Young e Dejounte Murray que se viu que não resultou. Fez a troca do Dejounte Murray que no meu entender não foi assim boa para ambas as equipa, manteve o Trae Young que a meu ver foi a decisão acertada derivado á situação das picks da equipa em que as picks dos próximos anos que vão para os spurs (sem proteção) e por isso a equipa tinha que ser algo competitiva para não dar boas picks á equipa texana e ao trocar Trae Young isso dificilmente aconteceria. Curiosidade para ver a pick 1 deste draft Zaccharie Risacher que é um “3 & D Player” ou seja um jogador com lançamento de triplo e que sabe defender embora na parte defensiva ainda é algo verde/cru, eu pus no provável 5 titular mas acho que isso não é bem certo porque terá o De’Andre Hunter a discutir o lugar e o treinador pode preferir meter o Rookie a sair do banco neste início de época.

Já sobre o treinador Quin Snyder estou á espera que ele melhore o jogo da equipa principalmente na questão defensiva onde foi a 3ª pior na época passada. Pode ter a sua cadeira quente caso falhe o objetivo principal da equipa de estar em posições do play-in (entre a posição 6 – 10) mas estou otimista porque é um treinador que sou algo fã e acredito que consiga atingir esses objetivos tanto a nível posicional da classificação como a nível de jogo que na época passada foi algo dececionante. Por fim como citei ainda há casos para resolver na equipa e que pode mexer um pouco a construção da mesma na próxima época em que na minha previsão desta equipa dos Hawks é eles andar pelos lugares do Play-In.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS