Nuggets ou Heat: quem vai ser o novo campeão da NBA?

Nuno CanossaMaio 30, 20234min0

Nuggets ou Heat: quem vai ser o novo campeão da NBA?

Nuno CanossaMaio 30, 20234min0
Vai o título da NBA 2023 cair para Miami ou Denver? Quem vai se superiorizar na final, Nuggets ou Heat? Nuno Canossa lança a final no Fair Play

Uma semana depois de varrerem os Los Angeles Lakers das finais de conferência (4-0), os Denver Nuggets conhecem finalmente o seu adversário da série que decidirá o vencedor da edição 2022/2023 da NBA: os Miami Heat. Na realidade, os Denver Nuggets já contavam encontrar a equipa da Flórida nas Finais, após Jimmy Butler, Bam Adebayo e companhia terem atingido uma vantagem de 3-0 frente aos Celtics. Com a história do seu lado – as 150 séries que haviam começado com 3 triunfos consecutivos terminaram com 4 vitórias da equipa em questão -, a passagem dos Heat às Finais parecia uma questão de tempo.

No entanto, a equipa de Boston liderada por Tatum e Brown reorganizou-se, adaptou-se à defesa em zona de Erik Spoelstra e conseguiu vencer os jogos 4 (fora), 5 (casa) e 6 (fora e com um buzzer-beater de Derrick White) levando a série de volta para Boston para um decisivo jogo 7. Com o momentum do lado da equipa da casa, a lesão nos minutos iniciais da principal figura, Jayson Tatum, condicionou imediatamente um jogo para o qual os Heat apareceriam mais preparados e focados, não permitindo que os Celtics se tornassem na primeira equipa a recuperar de um 3-0 numa série de playoffs da NBA.

Assim, a conquista da conferência Este por parte dos Miami Heat fora mesmo uma questão de tempo, colocando o registo de triunfos após lideranças de 3-0 nos 151-0 – com a particularidade de esta ter sido a primeira vez em 4 jogos 7 forçados nestas circunstâncias em que essa decisiva partida não foi disputada na casa do vencedor.

Aquilo que a recuperação de 3 jogos conseguida pelos Celtics parece ter ofuscado é que os Miami Heat entraram nestes playoffs como 8º classificados e são apenas a 2ª equipa da história a conseguir atingir as Finais nessa condição. Tentando fazer melhor do que os Knicks de 1999 – cuja caminhada história terminou com uma derrota em 5 jogos frente aos Spurs -, os Heat terão agora pela frente a 4ª melhor equipa da época regular, a melhor da conferência Oeste, depois de já terem eliminado as duas equipas com o melhor registo nesses 6 meses de competição. Conseguirão os Heat manter o título de tomba-gigantes?

Embora os olhos estejam todos postos no duelo das maiores figuras de cada lado, e desde logo os vencedores dos MVP’s de cada final de conferência, a realidade é que nessas séries Jimmy Butler e Nikola Jokic nem sempre foram os melhores jogadores em campo.

Caleb Martin e Jamal Murray foram fundamentais para o sucesso até então das respetivas equipas, havendo, no entanto, uma nova discrepância de talento. Aliás essa será a principal razão pela qual os Nuggets somaram mais 9 vitórias durante a temporada regular – poderiam ter sido bem mais não fosse um período de relaxamento total de Denver nos últimos jogos -, tendo também a equipa de Michael Malone elevado o seu nível de jogo durante estes playoffs.

Com apenas 3 derrotas até à data, as mesmas que os Heat só na série frente a Boston, Jokic e os seus companheiros chegam ao momento decisivo com uma semana de férias que pode ser um verdadeiro pau de dois bicos, o famoso fator rust vs rest.

Os Heat já viajaram para Denver e o descanso será curto, com o jogo 1 já a realizar-se na próxima quinta-feira. Frente a frente teremos os dois plantéis com melhor tiro exterior destes playoffs, um ataque de elite frente a uma das defesas mais bem treinadas da liga, a experiência da cultura de Miami frente à irreverência de Jokic e Murray. Para Miami, o desespero de finalmente voltar aos anéis após 2 finais e 2 finais de conferência nos últimos 5 anos, naquela que poderá ser a última grande oportunidade. Para Denver, a melhor possibilidade de estrear o seu nome no troféu Larry O’Brien, na primeira final dos Nuggets e de Jokic, que quererá cimentar ainda mais a sua carreira como um dos melhores de sempre.

Quem ficou desiludido por a final não ser uma reedição do duelo entre as duas maiores franquias da liga, Celtics e Lakers, que fique atento: estas Finais prometem.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS