Futebol Americano 101: Guia para Rookies e Novos Adeptos
Uma das maiores desculpas que ouço para não começar a ver futebol americano é a dificuldade em aprender as regras. Com este artigo vou provar que em poucos minutos é possível compreender os fundamentais para acompanhar a modalidade.
O futebol americano é jogado num campo relvado com um total de 120 jardas de comprimento (109.7 metros) e 53.33 jardas de largura (48.8 metros). Estas 120 jardas incluem as duas endzones de 10 jardas (9.14 metros) nas duas extremidades do campo. O terreno entre as endzones é chamado de “campo de jogo”, sendo esta área numerada de 10 em 10 jardas, contendo também linhas que percorrem a largura do campo a cada 5 jardas e linhas mais pequenas que marcam cada jarda do campo.
O objetivo do jogo é bastante simples: os 11 jogadores da equipa ofensiva tentam avançar no campo, conquistando jardas até que um jogador com posse de bola entre na endzone. O trabalho dos 11 jogadores da equipa defensiva é impedir que a equipa ofensiva progrida no campo e marque pontos.
Cada jogo está divido em 4 quarters (quartos ou partes) de 15 minutos, dando um total de 60 minutos de jogo. Devido às paragens de relógio essenciais para a correta execução do jogo (e pausas publicitárias), cada partida demora cerca de 3 horas, em vez dos 60 minutos previstos.
Algo que deve ser notado é que ao contrário da maioria dos desportos coletivos, como o futebol ou o rugby, o futebol americano não é um jogo “corrido”. Após a placagem do portador da bola, o jogo é interrompida e as equipas preparam-se para a próxima jogada. O futebol americano é assim tanto uma luta de força física como uma de estratégia e destreza.
O jogo é iniciado com um kickoff, em que a equipa defensiva chuta a bola a partir da sua linha de 35 jardas para a equipa ofensiva, sendo que esta pode:
– tentar conquistar jardas quando receber a bola;
– efetuar um touchback, que ocorre quando o recetor está na endzone e, em vez de fazer o retorno, toca com o o joelho no chão. Iniciando-se assim a próxima jogada nas suas 25 jardas;
– caso esteja no “campo de jogo”, assinalar ao árbitro que não pretende fazer retorno, parando a jogada no local onde o jogador toca na bola, ou seja, um fair catch.
Após o kickoff, a equipa ofensiva tem 4 downs para ganhar 10 ou mais jardas, podendo avançar no campo passando a bola para a frente ou correndo. Se for uma jogada de passe, o Quarterback da equipa ofensiva irá tentar passar a bola para um dos seus alvos elegíveis (Wide Receivers, Tight Ends ou Running Backs). Caso este consiga apanhar a bola será considerado um passe completo e a jogada mantém-se viva até o jogador com posse de bola ser placado, podendo perder um down (caso não ganhe as jardas necessárias) ou reiniciar os downs (caso ganhe as jardas necessárias). Caso seja passe incompleto, a jogada encontra-se morta, ou seja, a jogada irá recomeçar no mesmo sitio, perdendo um down. Podemos também progredir correndo a bola, o Quarterback entrega a bola nas mãos do Running Back e este irá tentar ganhar o máximo de jardas possíveis.
A equipa ofensiva pode ganhar pontos marcando um touchdown que equivale a 6 pontos, tendo de seguida a possibilidade de marcar 1 ponto chutando a bola entre os postes (7 pontos) ou 2 pontos fazendo uma jogada “normal” e marcando outro “touchdown” (8 pontos). Se não conseguir marcar touchdown, pode tentar marcar 3 pontos colocando-se em posição para chutar a bola aos postes, também conhecido por field goal.
Entre várias maneiras de parar o ataque e recuperar posse de bola, a equipa defensiva pode:
– tentar forçar um fumble, ou seja, forçar o jogador adversário a perder controlo e deixar cair a bola, tentando recuperar a posse da mesma;
– interceptar o passe, ganhando assim posse de bola;
– bloquear passes;
– placar o Quarterback, também conhecido como sack;
– ganhar 2 pontos “marcando” um safety (placar um jogador adversário dentro da sua própria endzone).
Quando uma drive chega ao seu 4º down, normalmente a equipa ofensiva escolhe, ou fazer um punt (pontapé com o objetivo de dar a equipa adversária a posse de bola o mais longe possível da endzone), ou um field goal, caso a bola esteja localizada perto o suficiente para o Kicker chutar com sucesso.
Exemplos de algumas drives bem-sucedidas (ataque e defesa):
Agora que já sabemos os fundamentos e mecânicas do desporto, falta-nos explorar as posições e as suas responsabilidades no jogo.
A equipa ofensiva é constituída por:
Quarterback (QB): Tem responsabilidade de passar a bola e liderar a equipa. Este é o “treinador em campo”, tendo a função de transmitir as jogadas escolhidas pelo treinador à equipa durante o jogo.
Wide Receiver (WR): Tem a função de receber a bola, normalmente lançada pelo Quarterback. O Wide Receiver deve correr rotas pré-definidas pelo treinador e criar separação entre si e os defesas.
Running Back (RB): A sua principal tarefa é correr com a bola que lhe é dada na mão pelo QB ou lançada para trás. Este pode também bloquear defesas e receber passes.
Tight End (TE): Híbrido entre Wide Receiver e Offensive Lineman, tem tanto a função de receber a bola como bloquear os defesas.
Offensive Lineman (OL): Jogador com a responsabilidade de proteger o QB e, apenas no caso do Center, passar a bola entre as pernas para o QB. Offensive Lineman pode ser Center (C), Offensive Guard (OG) ou Offensive Tackle (OT).
A equipa defensiva é constituída por:
Defensive Lineman (DL): Jogador que alinha contra Offensive Line com o objetivo de chegar ao Quarterback ou interromper a corrida do Running Back. Um DL pode ser Defensive Tackle (DT) e Defensive End (DE)
Linebacker (LB): Joga atrás da Defensive Line e tem a função de parar o jogo de corrida, tentar chegar ao Quarterback ou cobrir Tight Ends ou outros targets. Alguns LBs têm a função de liderar a equipa defensiva como o QB no ataque. Um LB pode ser Outside Linebacker (OLB) e Middle Linebacker (MLB)
Defensive Back (DB): Tem a função de cobrir os targets elegíveis, dificultando o trabalho do QB. Um DB pode ser Cornerback (CB) e Safety (S)
A equipa de especialistas é constituída por:
Kicker (K): Tem a função de chutar a bola entre os postes (field goals e extra-points) e nos kickoffs.
Punter (P): Como o nome indica, o jogador tem apenas a função de chutar o punt.
Kick Returner (KR)/Punt Returner (PR): Jogador com a tarefa de receber a bola chutada e correr o máximo possível.
Long Snapper (LS): Alinha no lugar do Center em situações de punt, field goals e extra-points.
Com tudo isto, estás pronto(a) para acompanhar e saborear um dos melhores espetáculos desportivos do mundo! Obviamente existem penalidades e conceitos mais avançados que não foram mencionados neste artigo mas, na minha opinião, estes não são essenciais para uma primeira visualização e serão explorados em futuros artigos.