NFL: Pro Bowl cancelada e “bolha” como possibilidade nos Playoffs

Miguel Veloso MartinsOutubro 15, 20205min0

NFL: Pro Bowl cancelada e “bolha” como possibilidade nos Playoffs

Miguel Veloso MartinsOutubro 15, 20205min0
As passadas duas semanas têm sido difíceis para a NFL. Com 20 atletas infetados, a liga norte-americana procura agora soluções para que casos como de Tennessee não voltem a ocorrer na NFL. Desde o cancelamento da Pro Bowl à possibilidade de Playoffs numa “bolha”, descobre as ações que estão a ser trabalhadas pela liga.

Um plano mais fácil de executar nos Playoffs

Depois do caos causado pelos casos nos Tennessee Titans, têm surgido rumores sobre os planos da NFL para prevenir e combater a pandemia na liga. Uma das discussões mais recorrentes é sobre a criação de uma “bolha” à semelhança das que foram desenvolvidas para a NBA e NHL. 

A utilização desta estratégia durante a época regular é praticamente impossível de executar, tendo sido, provavelmente, já descartada pela NFL. Uma equipa profissional de futebol americano exige um número exorbitante de pessoas para que trabalhe de forma correta. 

O total de jogadores na NFL é quase o dobro do número de pessoas autorizadas na “bolha” da NBA (apenas 22 equipas e incluindo treinadores e staffs), por exemplo. Na NFL, se incluirmos staffs teríamos um total de cerca de 3700 pessoas, o que torna um cenário difícil de aplicar. Poderia ser criada uma “bolha” para cada uma das 32 equipas, mas este seria um pesadelo logístico e financeiro para a liga e franchise.

A criação de uma ou duas “bolhas” para os Playoffs poderá ser o cenário mais fácil de planear e executar. Esta opção tem sido alvo de rumores e reportagens por parte dos jornalistas mais conhecidos da modalidade. Tratando-se apenas de algumas semanas e um número mais limitado de equipas, esta seria uma tarefa viável para a liga.

O SoFi Stadium foi inaugurado este ano e é a casa dos LA Rams e LA Chargers. Foto de AP Photo/Kyusung Gong.

Onde seriam localizadas as “bolhas”?

Segundo rumores, a NFL está a considerar duas potenciais localizações para receber os Playoffs: Los Angeles e Dallas. Ambas as cidades têm estádios com condições acima da média que poderiam acomodar um evento como estes (SoFi Stadium e AT&T Stadium). Tanto Los Angeles como Dallas têm ótimas indústrias hoteleiras e condições climatéricas.

À semelhança dos playoffs da MLB, a NFL poderá deixar que os jogos da primeira ronda sejam jogadas nos repetivos estádios das equipas qualificadas. Já nas rondas seguintes, seria implementada uma “bolha” para os plantéis jogarem em estádios neutros. A MLB dividiu as equipas de cada conferência em dois estádios. Na American League, as equipas jogam na Califórnia no Petco Park (San Diego) e no Dodger Stadium (Los Angeles). Já na National League, os franchises jogam no Globe Life Field (Arlington) e no Minute Maid Park (Houston), ambos localizados no estado do Texas.

Como a liga irá continuar a lidar com casos de COVID-19?

A época regular tem sido afetada por adiamentos e cancelamentos devido à pandemia. A AFC tem sido especialmente afetada pelo vírus. Um total de 11 equipas da conferência tiveram os seus jogos mudados para outras datas. Os Titans, Steelers, Bills, Jaguars, Ravens, Patriots, Chargers, Broncos, Jets, Dolphins e Chiefs tiveram de acomodar o seu calendário devido à pandemia.

Felizmente para a NFL, ainda existem opções de trocas de datas de jogos, mas eventualmente a liga terá de encontrar novas soluções. No entanto, quando isto ocorrer a liga será obrigada a recorrer a uma 18ª ronda na época regular. Esta nova ronda poderá ocupar a primeira semana de Janeiro.

Alguns rumores dizem também que a liga apenas estaria disponível para criar uma 18ª ronda caso existam jogos com influência nos Playoffs. Isto poderá levar a que algumas equipas que não estão a discutir por um lugar na postseason acabem a temporada com apenas 15 jogos. O objetivo da NFL mantém-se em ter apenas um calendário de 17 semanas, mas mais surtos dentro da liga poderão obrigar a que este plano seja acionado.

A Pro Bowl 2021 é cancelada

Foi anunciado ontem (14/10) que a NFL iria cancelar a Pro Bowl 2021 devido à pandemia de COVID-19. O jogo entre as maiores estrelas da NFL teria como casa o Allegiant Stadium em Las Vegas, casa dos Raiders. A liga já garantiu que Las Vegas receberá a Pro Bowl em 2022.

O evento iria decorrer no dia 31 de Janeiro de 2021. Apesar do cancelamento do jogo esta época, a NFL está a planear uma nova alternativa em conjunto com a NFLPA (associação de jogadores). O objetivo será criar um evento com atividades virtuais ou que permitissem um distanciamento seguro como ocorreu no NFL Draft deste ano.

A partir de 17 de Novembro, os adeptos poderão, como habitual, votar nos seus jogadores favoritos para o evento. Os plantéis de all-stars serão anunciados em Dezembro. A NFL deverá apresentar mais detalhes sobre a nova alternativa nas próximas semanas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter