NFL: Liga americana planeia jogo na Alemanha em 2022
A conexão entre a NFL e a Alemanha tem sido uma das principais provas de sucesso da liga em mercados fora da América do Norte. Durante a era da NFL Europe, os franchises alemães demonstravam-se como os mais lucrativos e populares entre as restantes cidades europeias. Entre 2005 e 2007, os franchises nas cidades de Frankfurt e Dusseldorf atraiam mais de 20,000 adeptos aos seus estádios, com os Frankfurt Galaxy a terminar a sua última temporada com uma média de 33,043 espectadores nas bancadas.
A liga profissional extinta em 2007 organizou 8 das suas 10 World Bowls (finais da liga) em cidades alemãs. As 8 World Bowls geraram uma bilheteira média de cerca de 41,427 adeptos por jogo. Hoje, a federação alemã da modalidade tem mais de 60,000 membros inscritos, encontrando enorme sucesso com a sua seleção nacional e os seus clubes locais. No nível semi-profissional, a German Football League tem contribuído para o crescimento do futebol americano em terras germânicas. A sua mais recente German Bowl (em 2019) trouxe o maior número de adeptos ao estádio desde 2003, com um total de 20,382 adeptos.
Agora, uma nova liga profissional, a European League of Football, procura tomar as rédeas de umas das modalidades que mais tem crescido na Alemanha e pelo resto da Europa. A competição, que trabalha em colaboração com a NFL, vai trazer de volta algumas das identidades reconhecidas da NFL Europe e irá jogar a sua final na antiga casa dos Rhein Fire e de 4 World Bowls. A última World Bowl na Merkur Spielarena em Dusseldorf atraiu 36,286 espectadores para o estádio.
O sucesso desportivo da modalidade na Alemanha tem uma relação direta e simbiótica ao sucesso da NFL no país. Cerca de 2,2 milhões de espectadores alemães acompanharam o Super Bowl LV em casa. Os jogos da NFL são transmitidos semanalmente na ProSieben e na DAZN e, desde 2017, o número de espectadores tem crescido mais de 20% anualmente. Segundo a liga americana, a Alemanha tem sido o seu principal mercado fora da América do Norte. O país tem liderado (fora dos mercados norte-americanos) em vendas de merchandise e de vídeo-jogos (Madden), assim como em termos de participação em ligas de fantasy football.
A NFL ainda não anunciou quais seriam as suas cidades alemãs prioritárias, mas Munique parece ser a cidade mais especulada, seguido por cidades anfitriãs da NFL Europe como Berlim, Frankfurt e Dusseldorf.