NFL Draft: Os 5 melhores prospects defensivos em cada posição

Miguel Veloso MartinsAbril 17, 20217min0

NFL Draft: Os 5 melhores prospects defensivos em cada posição

Miguel Veloso MartinsAbril 17, 20217min0
Faltam menos de 2 semanas para o NFL Draft 2021! Desde Micah Parsons a Patrick Surtain II, fica a conhecer melhor alguns dos prospects defensivos que vão estar em destaque em 2021.

Edge Rusher: Azeez Ojulari, Georgia

Azeez Ojulari, filho de imigrantes nigerianos, nasceu em Marietta, um dos maiores subúrbios de Atlanta (Georgia). Ojulari começou a jogar futebol americano aos 9 anos de idade e desde então tornou-se num dos prospects mais antecipados do seu estado. Azeez Ojulari foi recrutado para a University of Georgia em 2018, tendo usado a sua primeira temporada com os Bulldogs para se reabilitar de uma lesão no seu joelho direito. No entanto, nas 2 temporadas seguintes, o pass-rusher georgiano tornou-se rapidamente num titular definitivo, tendo apenas jogado uma partida sem titularidade.

Em 2020, Ojulari liderou a sua equipa e a conferência SEC em sacks (8.5), tackles for loss (12.5) e forced fumbles (4). Agora, com apenas 20 anos, Azeez Ojulari escolheu entrar no NFL Draft, em vez de continuar em Georgia com as suas últimas 2 temporadas de elegibilidade. Ojulari não tem exatamente a altura e peso estandardizados como o ideal para a sua posição, mas isto não deverá detrair o seu possível sucesso na NFL. Azeez Ojulari é um pass rusher natural, instintivo e explosivo que consegue dominar os adversários com a sua velocidade e coordenação fantástica. A comparação perfeita para Ojulari seria Yannick Ngakoue no início da sua carreira. Versátil, rápido, agressivo, Azeez Ojulari tem o potencial para se desenvolver e tornar-se num dos jogadores mais temidos da NFL.

DL: Christian Barmore, Alabama

Christian Barmore nasceu e cresceu em Filadélfia (Pensilvânia), onde, na sua juventude, já era reconhecido pelo seu atleticismo e potencial. Grande parte deste reconhecimento, no entanto, não vinha da modalidade em que agora se vai tornar profissional. Barmore era mais famoso nos campos de basquetebol. Foi apenas mais tarde que o jovem pensilvaniano começou a chamar atenção nos relvados. No seu último ano na high school, Barmore passou de um recruta avaliado pelos olheiros com 2 estrelas (de 5) para um prospect de 4 estrelas. Rapidamente Christian Barmore tornou-se num alvo de universidades como Alabama, Georgia, LSU e Florida. Barmore escolheu juntar-se aos Alabama Crimson Tide, onde, na sua primeira época em 2018, ficou fora dos planos do treinador Nick Saban. O jovem DL recebeu finalmente a sua oportunidade em 2019, onde, mesmo não sendo imediatamente um titular na equipa, mostrou o seu potencial e garantiu a sua titularidade em 2020.

Na temporada de 2020-2021, Barmore finalmente foi reconhecido como um dos melhores DLs do país e como uma das principais armas dos Crimson Tide. Christian Barmore terminou a temporada como campeão nacional, MVP defensivo na final do campeonato e foi selecionado como First Team All-SEC. Agora Barmore deverá ser o primeiro jogador de linha defensiva a ser escolhido este ano. Barmore é imparável com a sua dominância e com o poder físico combinado com a sua velocidade e energia. Christian Barmore deverá atrair a atenção de scouts como um atleta que se adapta facilmente a qualquer posição na DL e com o seu enorme potencial. Mesmo que inexperiente, é impossível negar que Barmore merece o lugar de principal prospect na sua posição.

LB: Micah Parsons, Penn State

Micah Parsons foi uma das estrelas do futebol americano universitário que escolheu não jogar em 2020, devido à pandemia. Em 2018, após o seu último ano na high school, o jovem pensilvaniano foi classificado como o melhor prospect da Pensilvânia e o 5º melhor no EUA. Após um período de recrutamento que envolveu universidades como Alabama, Georgia, Nebraska e Ohio State, Parsons escolheu continuar no estado da Pensilvânia e finalmente assinou com Penn State. Micah Parsons jogou 2 temporadas em Penn State, tendo apenas em 2019 se tornado num titular. O linebacker terminou a época de 2019 com 109 placagens, 5 sacks e 4 forced fumbles.

Devido à pandemia, Micah Parsons preferiu preparar-se para o NFL Draft longe dos holofotes do Beaver Stadium. Parsons impressiona qualquer um com a sua combinação de atleticismo e reações rápidas e instintivas. O LB é dominante contra o jogo de corrida, mas a sua capacidade de cobrir TEs e RBs com facilidade contra o jogo aéreo não deve ser subestimado. O skillset de Micah Parsons pode ser comparável ao de Luke Keuchly. Que equipa iria recusar selecionar Keuchly no seu auge? Parsons deve melhorar a sua maturidade dentro e fora de campo, mas o seu talento deverá garantir que é escolhido no Top 15 do NFL Draft.

CB: Patrick Surtain II, Alabama

Patrick Surtain II nasceu em Plantation (Flórida), filho do antigo Pro Bowler CB dos Miami Dolphins e Kansas City Chiefs, Patrick Surtain. Desde jovem, Surtain II dominava em diversas modalidades como basquetebol e atletismo, mas era no futebol americano que encontrava a sua principal paixão. Treinado pelo seu pai, Patrick Surtain II desenvolveu-se na posição de CB até ao seu último ano na high school, quando garantiu a classificação de melhor prospect na sua posição. Surtain II recebeu ofertas para assinar de todos os principais programas universitários de futebol americano. O jovem CB acabou por escolher jogar com os Alabama Crimson Tide.

Patrick Surtain II rapidamente ganhou a titularidade em Alabama, tendo apenas participado em 3 jogos sem o papel de titular. Durante as suas 3 temporadas com os Crimson Tide, Surtain II apenas permitiu 4 touchdowns e uma percentagem de receções de 46.1%. O CB floridiano não é um jogador com explosividade e resistência suficiente para conseguir recuperar facilmente de erros na cobertura, mas raramente vemos Surtain II nesse tipo de situações. Patrick Surtain II é fenomenal em press coverage, calmo e confiante na sua postura enquanto cobre o seu alvo, e alerta na sua leitura do jogo. Surtain II tem o potencial para seguir as pisadas do seu pai na NFL.

S: Richie Grant, Central Florida

Richie Grant nasceu e cresceu em Fort Walton Beach (Flórida), onde jogou como WR e DB na Choctawhatchee High School. Depois da high school, Richie Grant recebeu uma avaliação de 2 estrelas como WR, não atraindo muita atenção de olheiros. Grant assinou com a University of Central Florida, a única escola da FBS que lhe ofereceu uma bolsa de estudo, mudando definitivamente para a posição de DB. Grant não jogou na sua primeira temporada na UCF, nem conquistou a titularidade na segunda em 2017. No entanto, em 2018, finalmente tornou-se no safety titular desde o primeiro jogo da temporada.

Desde então, Richie Grant garantiu o seu lugar na equipa titular All-ACC durante as suas últimas 3 épocas com os Knights. Grant liderou também a sua equipa em placagens (2018 e 2020), intercepções (2018 e 2020) e forced fumbles (2018). A sua experiência na posição de WR claramente trouxe vantagens para o seu estilo de jogo. Richie Grant é um verdadeiro ball-hawk, sempre pronto para criar mais uma intercepção às suas estatísticas cada vez que a bola voa na sua direção. Grant tornou-se num dos maiores destaques do Senior Bowl de 2021, tendo demonstrado a sua velocidade, atleticismo, inteligência e versatilidade. Não é muito provável vermos um safety selecionado na primeira ronda, mas Grant poderá acabar por receber uma chamada entre as últimas seleções da primeira ronda.

O NFL Draft 2021 começa dia 30 de Abril, não percas todas as nossas análises no FairPlay!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter