Lakers vs Nets, qual a superequipa mais forte da NBA?

Rui MesquitaSetembro 4, 20215min0

Lakers vs Nets, qual a superequipa mais forte da NBA?

Rui MesquitaSetembro 4, 20215min0
Lakers e Nets são as duas equipas que partem na frente para a conquista da NBA, mas que superequipa está melhor? Descobre aqui!

A NBA atual vive de ter uma superequipa ou várias em simultâneo. Os jogadores têm cada vez mais poder sobre as suas carreiras e os melhores destes jogadores juntam-se para tentar alcançar o tão desejado anel. Estas superequipas são cada vez mais frequentes e hoje temos 2 que podem facilmente dominar a NBA. Uma em cada Conferência, será que temos uma final anunciada e, dentro desse confronto, qual das equipas vencerá?

Lakers: idade ou experiência?

Os Los Angeles Lakers apostaram as fichas todas numa dupla de sonho: LeBron James e Anthony Davis. O melhor jogador da Liga e uma das jovens estrelas mais completas da NBA. A dupla venceu o título na bolha em Orlando, LeBron James venceu mais um prémio de MVP das Finais e parecia que teríamos uma nova dinastia.

A junção era perfeita, a experiência e liderança de LeBron e a qualidade e versatilidade de Davis. Ainda assim, o aparecimento de lesões na última temporada fez a possível dinastia cair. Os Lakers caíram na primeira ronda contra os Phoenix Suns e começaram a soar alguns alarmes em LA. A “janela” em que LeBron continua a ser um dos melhores da Liga começa a fechar-se e, por isso, estava na altura de apostar ainda mais para vencer mais títulos.

Uma parceria improvável e que promete abalar a NBA (Foto: Marca)

Este verão foi isso mesmo que os Lakers fizeram. Adicionaram à sua equipa: Russell Westbrook, Carmelo Anthony, Trevor Ariza, Kendrick Nunn, Rajon Rondo, Malik Monk e Dwight Howard. Com isto, juntam mais uma estrela criando uma superequipa. É certo que Westbrook já está também em fase descendente da carreira, mas continua a ser uma estrela.

A grande preocupação não deverá ser a idade do plantel, mas o equilíbrio deste. LeBron e Westbrook precisam de ter a bola para serem decisivos, nenhuma das 3 estrelas é um lançador de triplo de topo. Esta falta de atiradores pode comprometer o sucesso desta experiência, principalmente com um adversário à altura do outro lado.

Mas antes de chegar ao possível confronto com os Nets é preciso vencer a Conferência Oeste. Os Clippers estão obrigados a vencer, e para além destes há 3 ou 4 equipas capazes de criar dificuldades aos Lakers. Tudo dependerá de como as estrelas se conseguem entender dentro de quadra e como os role players conseguem contribuir, principalmente dando capacidade de lançamento exterior.

Nets: a equipa perfeita

Os Brooklyn Nets acertaram no jackpot de uma superequipa durante a temporada passada. Durante a free agency contrataram Kevin Durant e Kyrie Irving e durante a época trocaram por James Harden. Talvez o melhor big3 da história da NBA e termos ofensivos, não havia forma de falhar. Adicionem a isso um Blake Griffin a mostrar qualidades de outros tempos e um banco muito completo, não havia mesmo forma de falhar.

A única forma era uma chuva de lesões e um pouco de azar. E foi mesmo isso que aconteceu. Demasiadas lesões e um pé de Kevin Durant em cima da linha de triplo acabaram por ditar que fossem os Milwakee Bucks a chegar às Finais e eventualmente vencer o título.

O melhor big3 ofensivo da história? (Foto: Getty Images)

Esta época os Nets voltam incrivelmente ainda mais fortes do que no ano anterior. Adicionaram Paul Millsap que adiciona experiência e Patty Mills que para além de experiência traz qualidade ao banco, com capacidade de criar para si e para os outros. Duas boas adições que elevam ainda mais a qualidade da equipa.

As dúvidas sobre a capacidade das 3 estrelas jogarem juntas estão dissipadas. Sempre que jogaram juntos e sem lesões, Durant Harden e Irving dominaram e mostraram que, em forma, são absolutamente imbatíveis. No Este a grande competição serão os campeões Bucks e Giannis que pareceram sempre pouco para baterem esta superequipa. As restantes equipas não parecem ter argumentos para derrubar uma constelação tão brilhante.

A conclusão e o vencedor

São duas superequipas e o mais provável é chegarem ambas à Final da NBA. São as equipas com mais talento e com os melhores jogadores e isso normalmente significa títulos. Se não aparecerem lesões são as equipas em melhor posição para vencer cada conferência e dar-nos uma Final épica.

Entre as duas, diria que os Nets são a equipa que mais provas deu. Têm o big3 mais completo ofensivamente e têm bons jogadores a completar o plantel. Do lado dos Lakers há mais incerteza sobre como Westbrook vai encaixar com a equipa e se terão atiradores suficientes numa Liga cada vez mais dependente disso.

Dito isto, qual a minha aposta numa possível Final entre as duas equipas? Lakers em 6. Sim, os Nets têm melhor equipa e dão mais certezas, mas desde que acompanho NBA aprendi uma coisa: nunca apostar contra LeBron James.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter