Harden nos Nets: um reencontro que tem de dar título
James Harden é, sem dúvida, um dos melhores jogadores da NBA. Uma máquina ofensiva praticamente imparável capaz de marcar pontos a qualquer momento. Melhor marcador da Liga nos últimos 3 anos é com um arsenal invejável de movimentos ofensivos. A sua defesa por vezes deixa a desejar, mas foi mesmo MVP da NBA no ano 2017-2018.
Toda esta qualidade não se traduziu em títulos em Houston e o ambiente estava de cortar à faca. Harden já tinha dito que queria sair e os Rockets queriam trocá-lo para tirar algum valor da sua estrela. Duas equipas mostraram interesse: os Philadelphia 76ers e os Brooklyn Nets.
A troca e quem a ganhou
A troca acabou por acontecer com os Brooklyn Nets que queriam Harden para fechar o seu conjunto de estrelas. Para a troca acontecer duas equipas juntaram-se à “festa”: Indiana Pacers e Cleveland Cavaliers.
Os Nets receberam Harden e uma pick de segunda ronda dos Cavaliers. Os Rockets receberam Victor Oladipo, Dante Exum, Rodions Kurucs, 3 picks de primeira ronda dos Nets, 4 pick swaps e ainda a pick de primeira ronda de Milwaukee em 2022. Os Pacers receberam Caris LeVert e uma pick de segunda ronda dos Rockets. Os Cavaliers receberam Jarrett Allen e Taurean Prince
Se tivesse de escolher um derrotado da troca seriam os Pacers, mas por azar. A aposta em LeVert é bem feita, mas nos exames médicos foi descoberto um tumor no rim que o deixa de fora por tempo indefinido. Os Rockets e os Nets fizeram o que tinha de fazer. A equipa de Brooklyn abdica do futuro para ganhar já e a de Houston garante o futuro e parte do presente com Oladipo.
O balanço da NBA com a troca de Harden
A hegemonia da Conferência Oeste no que diz respeito a estrelas fica, com esta troca, menor. O balanço no que diz respeito a candidatos claros ao título fica, a meu ver, também equilibrado. No Oeste, as duas equipas de Los Angeles são super-candidatas ao título e no Este havia apenas os Bucks de Giannis entrava nesse patamar. Agora os Nets podem até ser considerados os principais favoritos. Vamos perceber porquê.
Harden junta-se a Kevin Durante e Kyrie Irving. O reencontro com Durant (jogaram juntos nos Thunder) junta os vencedores de 7 dos últimos 11 títulos de melhor marcador da Liga. Irving junta ainda mais qualidade ofensiva à equipa que será facilmente a melhor equipa nesta área. Os problemas poderão aparecer a defender. Nenhum dos 3 é conhecido pela qualidade ou vontade defensiva, mas a ideia será marcar mais pontos do que o adversário.
São 3 jogadores capazes de decidir jogos sozinhos e se conseguirem entender-se me campo poderão facilmente ser campeões. Harden entrou na equipa dos Nets com o pé esquerdo (isto é positivo, Harden é canhoto, tal como o autor deste artigo que não quer perpetuar estereótipos contra esquerdos). Em 5 jogos leva 23,6 pontos por jogo, 8 ressaltos por jogo e 12 assistências por jogo. Sim, 12 assistências por jogo, a jogar com um grupo de colegas novo, em jogos com e sem Irving.
Este papel de Harden deixa os fãs da equipa com água na boca. Se James aceitar um papel de facilitador para meter a equipa a funcionar, tudo fica mais fácil. O treinador dos Nets terá um papel fundamental em fazer este conjunto de estrelas funcionar. Steve Nash é uma antiga estrela da NBA e veremos se é o homem certo para levar a equipa a bom porto.
A pressão e uma previsão
A pressão passa toda para o lado dos Nets. Este all-in obriga a equipa a ganhar um título neste ano ou no próximo e algo abaixo disso será considerado um falhanço. Não são a única equipa com esta pressão, mas serão a que tem mais pressão. No Oeste a pressão está do lado dos Clippers, depois do falhanço do ano passado. Os Bucks precisam de forma urgente de chegar a uma final e Giannis precisa de um título o mais rápido possível, para cimentar o seu legado na NBA. Todos com pressão e apenas uma equipa sairá vencedora.
A minha previsão para estes Nets é que vencerão a Conferência Este, ultrapassando os Bucks. Chegando à Final da NBA, irão encontrar certamente uma das equipas de LA e, na minha previsão, essa equipa será os Lakers, atuais campeões em título. A equipa de LeBron James e Anthony Davis jogará com menos pressão e vai acabar por vencer estes Nets. Davis vai dominar a série e ser MVP das Finais e os Nets terão de adiar o sucesso.
Com esta previsão passo a bola para Harden e companhia (desculpam, rapazes, só podem mesmo jogar com uma bola) para contrariarem esta previsão. Como fã dos Thunder que sou, ver Harden e Durant chegar à Final e perder para uma equipa de LeBron James vai trazer-me stress pós-traumático, mas parece-me o mais provável.