NBA 22/23: Os 2o ano são mais importantes que os rookies

João FerreiraSetembro 1, 20222min0

NBA 22/23: Os 2o ano são mais importantes que os rookies

João FerreiraSetembro 1, 20222min0
Os rookies reúnem sempre a maior parte da atenção, mas João Ferreira pede para olharmos para os drafts de 2º ano da NBA com atenção também

Este título tem muito que se lhe diga, é verdade, admito! Os rookies são parte integrante das restruturações/evolução não só das equipas, como também da própria NBA. É com estes que podemos contar para continuar a ter basquetebol espetáculo por muitos e bons anos.

Normalmente, e como acontece todos os anos, quando os rookies entram, deixamos de “ligar” àqueles que também o eram na época passada e que tantos estragos fizeram na NBA. Estes jogadores, já com um ano de NBA, revelam-se, em muitos casos, como peças fundamentais no xadrez das equipas que pretendem atacar o título ou até uma presa cá nos playoffs.

Este ano pode ser o ano da confirmação de umas acensão meteórica de muitos que se encontram neste segundo ano de NBA. E se se confirmarem como grandes jogadores, até podem ambicionar o prémio de MIP.Mas vejamos quais são os jogadores de 2o ano que estão mais próximos de vencer este prémios já neste próximo ano.

Scottie Barnes (Toronto Raptors)

O rookie do ano do ano passado. Saído do Estado da Florida, Barnes rumou a Toronto e impressionou com os seus dados estatísticos- 15,4 ppg, 7,5 rpg, 3,5 apg – mas também com a sua versatilidade e agilidade. Ele faz parte da equipa do treinador Nick Nurse de defesas de 1,80 m, capaz de guardar qualquer uma das três ou quatro posições. As suas aptidões com a bola permitem-lhe preencher também um papel de point guard.

Josh Giddey (Oklahoma City Thunder)

Josh Giddey ficou publicamente insatisfeito quando foi revelado que ficou apenas na segunda equipa de rookies do ano. No entanto, essa situação foi inevitável quando jogou apenas 54 jogos da época e nenhum depois de 24 de Fevereiro. Este jogador tem muito mais do que apenas o seu jogo versátil – 12,5 ppg, 7,8 rpg, 6,4 apg – o quanto o seu jogo inteligente, excelente visão e passes ousados que elevam os seus companheiros de equipa são tudo características que fazem dele um fora de série.

Jalen Green (Houston Rockets)

Green, a pick nº 2 em 2021, não sucumbiu a alguns desempenhos inconsistentes e ineficientes no início da época. Trabalhou com os treinadores do Houston e deixou pacientemente emergir o seu talento, tendo uma segunda parte de temporada muito bem conseguida e ganhando o estatuto de All-Rookie da NBA. O jogador tem vindo a garantir que tem trabalhado para conseguir ser o mais eficaz possível no seu lançamento e garantindo que este ano ainda vai melhorar mais e vais ajudar os Rockets a irem aos Playoffs.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS