[Bisca da Primeira Divisão Masculina] Colégio Integrado de Monte Maior
O Campeonato Nacional de Clubes da 1ª divisão realiza-se em Coimbra nos dias 17 e 18 de Março. O Fair Play faz a análise das 12 equipas masculinas e das 12 equipas femininas que disputarão o título de clubes mais importante da natação nacional
A equipa masculina do Colégio Integrado de Monte Maior ficou, na época passada, abaixo da linha de água por escassos 3 pontos, mas indubitavelmente este ano tem mais argumentos para evitar a despromoção, com nadadores juniores e juvenis em plano de evidência.
Conheça as cartadas que o técnico Alexandre Dias irá jogar em Coimbra:
Ás – Rodrigo Rosa
O Colégio de Monte Maior tem uma equipa muito equilibrada e, por isso, discernir o papel dos seus nadadores no naipe da equipa de Loures torna-se um exercício um pouco aleatório. Rodrigo Rosa é um costista com grande palmarés. Esta época já foi vice-campeão nacional dos 200 costas e medalhado de bronze nos 100 costas, em piscina curta. Será um garante de muitos pontos nas provas de costas, ainda para mais porque deverá fazer dupla com a mais recente revelação do CIMM, Diogo Costa.
Rei – Pedro Silva
Grande época que o nadador de 24 anos está a fazer. Em bruços, livres e estilos tem melhorado sistematicamente os seus recordes pessoais e será um nadador chave na equipa do CIMM pela sua qualidade e pela sua versatilidade. As provas de bruços nadará certamente mas o critério de escolha da sua quarta prova deverá ter por base o equilíbrio da equipa entre as diversas provas.
Valete – André Carvalho
André Carvalho é dos mariposistas mais consistentes do país entre as três distâncias. Ou seja, consegue assegurar praticamente o mesmo nível seja aos 50, seja aos 100, seja aos 200 metros, o que produz também classificações bastante consistentes nas provas que nada. Numa competição com as características do nacional de clubes, é um dado sempre importante.
Manilha – Diogo Cardoso
O júnior fundista do CIMM, para além do objectivo principal de ajudar ao máximo a equipa, vai a Coimbra com os olhos postos no Europeu de Juniores. Por isso, espera-se muito dele, particularmente na prova de 1500 metros livres. Diogo, no final da época passada quando ainda era juvenil, já nadou abaixo dos 15:56.90 fixados como mínimo para aceder aos Europeus.
Joker – Diogo Costa
Se no ano passado Diogo Cardoso foi um dos melhores nadadores juvenis nacionais, este ano o seu companheiro de equipa Diogo Costa está a seguir-lhe as pisadas. Nadador de enorme qualidade e polivalência, esta época já foi tri-campeão zonal de juvenis nas provas de 100 livres, 100 e 200 costas. O seu programa para o nacional de clubes deverá estar entre estas duas técnicas – livres e costas.
Trunfos – Diogo Rebelo, Gabriel Costa, João Bernardo e Nuno Silva
Diogo Rebelo está a ter uma excelente época com grandes melhorias nas provas de fundo e sobretudo nas provas de mariposa, por isso será “partner” quer de Diogo Cardoso, quer de André Carvalho. Gabriel Costa é um nadador júnior bastante completo que poderá nadar provas de costas, livres ou mariposa. João Bernardo é um juvenil que tem tido uma boa evolução esta época e já deverá ter algum protagonismo na equipa. Nuno Silva (sénior) deverá alinhar nas provas de bruços.
Prognóstico Fair Play
Na época passada o Colégio de Monte Maior caiu abaixo da linha da manutenção na primeira divisão, mas com a reestruturação dos campeonatos, manteve-se na divisão cimeira da natação portuguesa. À partida este ano, e ainda para mais sem a ajuda de espanhol Francisco Angel e com o nível elevado dos adversários, o CIMM é dos principais candidatos à descida.
No entanto há que ter em conta os “factores Diogo”. É que tanto Diogo Cardoso como Diogo Costa têm este ano um nível muito superior ao que tinham no ano passado e isso não é um pormenor na contabilização final da equipa.
Medindo bem todos estes pontos, apontamos para o CIMM o primeiro lugar de descida, ou seja, o 10º, mas consideramos que entre o 8º e o 12º tudo se vai decidir ao centésimo, por isso a manutenção não é uma utopia para o CIMM.