[Bisca da Primeira Divisão Feminina] Escola Desportiva de Viana

João BastosMarço 11, 20185min0

[Bisca da Primeira Divisão Feminina] Escola Desportiva de Viana

João BastosMarço 11, 20185min0
Analisamos o naipe da equipa feminina da Escola Desportiva de Viana para ir a jogo na 1ª divisão nos próximos dias 17 e 18 de Março em Coimbra

O Campeonato Nacional de Clubes da 1ª divisão realiza-se em Coimbra nos dias 17 e 18 de Março. O Fair Play faz a análise das 12 equipas masculinas e das 12 equipas femininas que disputarão o título de clubes mais importante da natação nacional


A equipa feminina da Escola Desportiva de Viana, dirigida pelo técnico José Lima, vem à procura de melhor sorte que aquela que teve na época passada quando ficou a apenas um ponto dos lugares de permanência na 1ª divisão. A nova oportunidade de garantir a manutenção apresenta-se e a equipa vianense não a quer deixar escapar, apresentando um bom naipe para esse fim:

Ás – Paula Goyanes Garcia

A galega é um tremendo reforço para a EDV. É uma nadadora de 20 anos que tem nas provas de 200, 400 e 800 metros livres as suas grandes especialidades, mas não só. Também em provas como 200 mariposa e 400 estilos tem excelentes recordes pessoais. Os 8:54.68 que tem como recorde pessoal nos 800 metros livres só encontram 5 nadadoras em Portugal que fazem melhor do que isso, e apenas duas competirão na 1ª divisão. Já representou a EDV na época 2014/2015 e 2015/2016, mas não compete desde Maio de 2017 e por essa razão alinhará em provas mais rápidas, como 50 e 100 livres, 50 e 100 costas. Veremos se conseguirá ter impacto.

Foto: http://asociacionadan.org

Rainha – Clara Otero

Clara Otero acompanha Paula Garcia desde o CN Galaico. Nascida em 2000, a nadadora estreia-se na representação da EDV. Tal como a sua colega de equipas Clara também é uma boa nadadora de provas de livres, mas a sua grande especialidade são as provas de estilos. Clara esteve recentemente em Portugal, no Meeting da Póvoa de Varzim, em representação da selecção da Galiza, e conquistou dois bronzes, quer aos 50, quer aos 100 metros livres.

Foto: Facebook Club Natación Galaico

Dama – Carla Goyanes Garcia

A irmã mais nova de Paula é júnior de 2º ano e uma excelente mariposista e estilista. Já representou a EDV no Meeting Internacional da Póvoa de Varzim da época passada. Aí não esteve particularmente exuberante, mas é uma nadadora que está perto de baixar dos 2:20 aos 200 mariposa e dos 5 minutos aos 400 estilos.

Foto: CN Galaico

Manilha – Lara Vaz

Por falar em excelentes mariposistas, Lara Vaz também o é. Sobretudo de 50 e 100 mariposa, mas é bem possível que para além destas, fique também responsável pela pasta das provas de bruços. É também uma boa nadadora de 100 livres, pelo que deve formar, com as três nadadores referidas anteriormente, o quarteto da estafeta 4×100 livres e eventualmente 4×100 estilos.

Foto: Escola Desportiva de Viana

Joker – Ana Silva

Excelente evolução que a júnior Ana Pimenta Silva tem experimentado esta época. Nas suas provas principais, ou seja, nas provas da técnica de mariposa, Ana ainda só quebrou o recorde pessoal aos 200 mariposa em piscina curta, mas anda muito perto de o fazer também nos 50 e nos 100. É por isso um joker que previsivelmente vai dar mais pontos do que aqueles que a start list indicará.

Foto: Luís Filipe Nunes

Trunfos – Inês Oliveira, Flávia Gonçalves, Ana Afonso e Beatriz Brandão

Inês Oliveira é uma juvenil-B que deverá nadar as três provas de bruços. Nos recentes campeonatos regionais da Associação de Natação do Minho melhorou bastante as suas marcas em tudo o que nadou. Para além das provas de bruços, destaque para as provas de livres, o que lhe pode abrir as portas das estafetas. Flávia Gonçalves esteve quase um ano sem competir mas volta a tempo de nadar as provas de costas para a EDV. Também no território de costas deverá entrar Ana Afonso. Já a júnior Beatriz Brandão é uma excelente opção para as provas de bruços e livres.

Prognóstico Fair Play

“Não há mal que sempre dure nem bem que sempre perdure” é um ditado popular que serve bem à equipa feminina da Escola Desportiva de Viana. Na época passada, por apenas um ponto ficou condenada à descida à segunda divisão. Porém, acabou por permanecer na primeira por repescagem.

Este ano não conta com Catarina Ferreira, Nuria Martinez e Inês Rodriguez mas conta com as irmãs Garcia e Clara Otero o que, feitas as contas, deixa a equipa “ela por ela” em relação à equipa do ano passado. O problema é que no ano passado a EDV ficou nos dois últimos lugares.

Antecipamos que a EDV vai lutar de perto com outras duas equipas pela manutenção – GCVR e CGA – mas se a má sorte bateu à porta da equipa de Viana do Castelo na época passada, este ano as vianenses devem ter melhor sorte e salvarem-se in extremis, ou seja, antecipamos que a EDV ocupará a 9ª posição.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS