Mundial de andebol 2025: Um Salvador e a Muralha Capdeville
19 de janeiro de 2025: Portugal bate pela terceira vez na sua história a Noruega, em plena Telenor Arena, Bærum – casa da seleção nórdica. Os comandados de Paulo Jorge Pereira seguem para a Main Round com 4 pontos.
A seleção portuguesa deu continuidade a uma excelente segunda parte realizada contra o Brasil, na passada sexta-feira, que lhe permitiu uma vitória por quatro golos de diferença (30-26). Hoje, em casa dos noruegueses, registaram a terceira vitória em três encontros realizados com dois nomes a evidenciarem-se: Gustavo Capdeville e Salvador Salvador.
🌍 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 🔛
𝙷𝙴𝚁𝙾́𝙸𝚂 𝙶𝙸𝙶𝙰𝙽𝚃𝙴𝚂!! 🙌 Mais de 11.000 vozes silenciadas e quatro pontos para o Main Round ❤️🔥
©️ Saša Pahič Szabó / kolektiff#heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/s1GpjepHmT
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 19, 2025
Uma exibição defensiva sólida com dois protagonistas: Salvador Salvador e Gustavo Capdeville
Portugal demonstrou desde o primeiro minuto que ia lutar pela vitória, de forma a entrar na Main Round com quatro pontos conquistados. Ao longo da primeira parte, os comandados por Paulo Jorge Pereira foi dispondo de vantagens de 2 golos no marcador da Telenor Arena, no entanto, alguns erros técnicos não permitiam os lusos de descolar no marcador. Ao intervalo, Portugal vencia por 13-14.
No entanto, a entrada na segunda parte não foi bem conseguida e aos 37 minutos, o selecionador Paulo Jorge Pereira foi obrigado a pedir um time-out numa altura que a Noruega estava na frente do encontro. A formação nórdica chegou a estar a vencer por três golos de diferença (19-16), muito por culpa da inspiração ofensiva de Simen Ulstad Lyse, que anotou 9 golos em 12 remates efetuados, ao longo dos 60 minutos.
Apesar deste arranque frenético por parte da Noruega, Portugal não baixou os braços e reencontrou-se com Gustavo Capdeville e Salvador Salvador como protagonistas principais. Capdeville fechou a baliza a «sete chaver», enquanto Salvador contribuiu com um papel incrível na defesa e, numa altura em que Francisco Costa estava de fora devido a uma limitação física, o gigante natural de Samora Correia, teve imparável no ataque com a sua capacidade de remate exterior e anotou cinco tentos extremamente importantes.
🌍 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 🔛
𝐷𝑒 𝑔𝑎𝑙𝑎! ✨
𝗠𝗩𝗣: Gustavo Capdeville
𝗧𝗼𝗽 𝗦𝗰𝗼𝗿𝗲𝗿: Luís Frade e Francisco Costa©️ Saša Pahič Szabó / kolektiff#heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/p5Aw7mna3Y
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 19, 2025
A partir do momento em que Portugal empata o encontro a 21 bolas, a Noruega não passou mais para a frente da partida, acabando por conseguir uma importante vitória, tendo em vista a passagem aos Quartos de Final da competição, entrando na Main Round com 4 pontos – o Brasil irá registar 2 (vitória frente à Noruega), enquanto a Noruega não terá qualquer ponto conquistado – fruto das vitórias frente ao Brasil e à Noruega.
As figuras portuguesas desta Fase de Grupos
Salvador Salvador, mais uma vez, possuiu um papel fulcral na manobra defensiva portuguesa, no entanto, na segunda metade desta terceira jornada, revelou também ser uma opção muito válida no ataque português, ao marcar cinco tentos extremamente importantes.
Gustavo Capdeville, guarda-redes que representa o SL Benfica, foi um dos melhores em campo frente aos comandados por Jonas Wille (ou até mesmo o melhor, apesar da organização ter destacado a exibição do lateral norueguês, Simen Ulstad Lyse – apontou 9 golos) ao registar 15 defesas, perfazendo uma eficácia de 37%. O português de 27 anos tem sido um dos melhores em campo, jogo após jogo, e faz com que Portugal tenha duas opções de grande nível na baliza.
Apesar de possuir uma limitação física na segunda metade do encontro, Francisco “Kiko” Costa registou 6 golos contra o conjunto nórdico, totalizando 14 tentos na competição. O melhor marcador português, até ao momento, é o seu irmão Martim Costa com 19 golos apontados neste Mundial, em três partidas realizadas.
No shortage of passion tonight ⚡️ Day 6 at #CRODENNOR2025 is over. Last results 👇#inspiredbyhandball pic.twitter.com/kF7JBdBPup
— International Handball Federation (@ihfhandball) January 19, 2025
Segue-se o Main Round, onde Portugal, certamente, defrontará a Espanha e a Suécia, que ainda irão disputar o primeiro lugar do Grupo F, tal como Chile e Japão irão medir forças para garantirem a última vaga na próxima ronda do presente Campeonato do Mundo.