Mundial de andebol 2025: Portugal perde o 3º em participação histórica
A seleção portuguesa teve uma participação histórica no Campeonato do Mundo de 2025, alcançando a melhor classificação de sempre. Nas meias finais, Portugal defrontou a poderosa seleção da Dinamarca – que viria a tornar-se campeã do mundo -, que demonstrou a sua superioridade ao vencer por 40-27. Apesar da derrota, a campanha portuguesa foi amplamente elogiada pela imprensa internacional, destacando-se a junção de jovens talentos e jogadores mais experientes, maioritariamente, a atuarem no Campeonato Português.
Por um se ganha, por um se perde
A seleção portuguesa despediu-se do Mundial 2025 ao perder por 35-34 contra a França. O encontro foi extremamente equilibrado, mas os franceses demonstraram ligeira superioridade nos momentos decisivos, garantindo assim o terceiro lugar.
Desde o apito inicial, ambas as equipas demonstraram uma intensidade inacreditável na luta pela medalha de bronze que estava em disputa. A primeira parte foi marcada por sucessivas alternâncias no marcador com muitos ataques rápidos. Ao intervalo, a França liderava por 19-17, indicando o equilíbrio que pautou todo o encontro e, em específico, a primeira metade da partida.
𝐶𝑜𝑙𝑑. 🥶 Martim Costa#heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/wUd3BcxiE7
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) February 2, 2025
Na segunda parte, Portugal entrou determinado a inverter a desvantagem. Com uma defesa muito agressiva e transições rápidas, a seleção comandada por Paulo Jorge Pereira conseguiu igualar o marcador em várias ocasiões, destacando-se as exibições de jogadores como Victor Iturriza e Luís Frade, que, quer no capítulo defensivo como ofensivo, mantiveram Portugal na luta pelo resultado, juntamente com a (mais uma) grande exibição de Gustavo Capdeville.
Nos minutos finais, o jogo atingiu um enorme clima de tensão, devido à incerteza no marcador. A poucos segundos do final com o marcador em 35-34 favorável aos gauleses, Portugal teve a posse de bola e a oportunidade de empatar. Contudo, Caharles Bolzinger com uma enorma defesa, ofereceu a medalha de bronze à França.
🌍 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 🔛
🇵🇹 Uma luta de gigantes até ao último segundo. Os Heróis do Mar deram tudo e Portugal está orgulhoso! ❤️🔥
©️ Saša Pahič Szabó / kolektiff#heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/QASKOuwgqk
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) February 2, 2025
Apesar da derrota pela margem mínima, a prestação de Portugal neste Mundial de Andebol foi histórica e digna de elogio em todo o mundo. Alcançar o quarto lugar numa competição de tão alto nível evidencia o crescimento e a afirmação do andebol português no panorama internacional, aspirando altos voos para as novas gerações do andebol nacional.
Um talento geracional: Kiko Costa eleito o melhor jovem do mundial… mas não é a única distinção lusa
Francisco “Kiko” Costa, para além, de ter batido o recorde de Carlos Resende como maior marcador de sempre português num Mundial com 54 golos, foi também eleito o melhor jogador jovem da competição.
𝙐𝙉𝙍𝙀𝘼𝙇. 👑
🇵🇹 Francisco Costa marcou 5️⃣4️⃣ golos no 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 e tornou-se no melhor marcador português de sempre numa única edição da prova 👏🚀
©️ Anže Malovrh / kolektiff#heroisdomar #portugal #andebolportugal pic.twitter.com/rkEaGixGoD
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) February 3, 2025
Mas não foi a única distinção lusa. Victor Iturriza foi eleito o melhor pivot do Mundial, ao passo que Martim Costa foi considerado o melhor central da competição. Assim sendo, a All-Star Team deste Mundial conteve duas bandeiras portuguesas.
The 29th IHF Men's World Championship All-star Team ⭐#CRODENNOR2025 #inspiredbyhandball pic.twitter.com/W9ynnhhFYF
— International Handball Federation (@ihfhandball) February 2, 2025
[Créditos de imagens: Anže Malovrh / kolektiff]