Mundial de andebol 2025: o que se segue no Main Round?
Após três vitórias em três encontros na Fase de Grupos, segue-se duas potências mundiais pelo caminho – Espanha e Suécia – e a honrosa seleção chilena. O caminho começa já esta quarta-feira.
🌍 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 🔛
𝑇𝑟𝑒̂𝑠 𝑒𝑚 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 ✅ Main Round traz novos adversários mas a ambição é a mesma de sempre 🍀@ihfhandball #heroisdomar #portugal #andebolportugal #inspiredbyhandball pic.twitter.com/JfVzAf55EI
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 21, 2025
Uma fase de grupos exímia, emotiva e… dramática
No Grupo E, de Portugal, as contas estavam fechadas após a vitória frente à anfitriã Noruega. Portugal, Brasil e Noruega seguiam para a Main Round e encontravam-se à espera do fecho do Grupo F.
No Grupo composto por Suécia, Espanha, Chile e Japão, esperava-se pelo que encontro que opunha os espanhóis aos escandinavos e a derradeira partida, que decidiria a última vaga na Main Round entre os nipónicos e os sul-americanos. O Chile acabou por levar a melhor (26-31) sobre o Japão e garantiu assim a presença história na Ronda Principal.
No encontro que opôs a Suécia e a Espanha, acabou por não faltar emoção. Em Oslo, a seleção sueca esteve a vencer por diversas vezes os ibéricos por seis golos de diferença, no entanto, a alma dos espanhóis sobressaiu e conseguiram arrancar um precioso empate nos momentos finais da partida, partindo assim para a Main Round com os mesmos 3 pontos dos escandinavos.
𝑻𝒉𝒂𝒕 𝒘𝒆𝒏𝒕 𝒅𝒐𝒘𝒏 𝒕𝒐 𝒕𝒉𝒆 𝒘𝒊𝒓𝒆 ⚠️ A strong 🇸🇪 Sweden held control for most of the match, but 🇪🇸 Spain’s die-hard spirit had other plans — together, they kept us on the edge of our seats until the final intense minutes ⚡️#CRODENNOR2025 #inspiredbyhandball pic.twitter.com/RJXOnnbVqF
— International Handball Federation (@ihfhandball) January 20, 2025
Quem são os adversários dos portugueses?
Segue-se agora a Suécia, a Espanha e o Chile. Duas das melhores seleções do mundo e fortes candidatas a vencer a competição, como é o caso dos suecos e dos espanhóis, e o Chile – uma das seleções da América do Sul.
It's 20 January and we report the end of the preliminary round at the 29th IHF Men's World Championship 🙌 Final rankings for Groups F and G ⬇️#CRODENNOR2025 #inspiredbyhandball
Match reviews 👉 https://t.co/sPrduTMdpB pic.twitter.com/qMXCEdQDIi
— International Handball Federation (@ihfhandball) January 20, 2025
O primeiro encontro dos comandados de Paulo Jorge Pereira é a seleção sueca – terceira classificação no Europeu de 2024 e quarto posto no Mundial de 2023 -, uma das seleções mais poderosas do mundo e que partiu, inicialmente, como uma das favoritas à conquista da prova. Com duas vitórias e um empate, transitam para a Ronda Principal com 3 pontos, menos um que Portugal, que lidera, desde o início, de forma isolada com 4 pontos.
A Espanha, que conta no seu lote com dois jogadores que atuam em Portugal – Miguel Sánchez-Migallón (SL Benfica) e Jan Gurri (Sporting CP) – e com o guardião Sergey Hernández, ex-jogador do SL Benfica, onde fez parte da histórica conquista da EHF European League na época 21/22. A turma liderada por Jordi Ribera conta com uma mescla de juventude e experiência, contando com jovens extremamente talentosos como é o caso dos irmãos Cikusa (Petar e Djordje) e a experiência dos irmãos Dujshebaev (Álex e Daniel), que dispensam apresentações no panorama do andebol mundial. Também com 3 pontos somados, Nuestros Hermanos partem atrás de Portugal, iniciando esta nova fase da competição contra a Noruega.
That's handball 👏 @FCBhandbol teammates @PerezdVargas and Hampus Wanne offered us an unforgettable sporting moment: 🇪🇸 Spain's goalkeeper saved 🇸🇪 Sweden's left wing from a red card, acknowledging that he wasn't hit in the face 🙏#CRODENNOR2025 @RFEBalonmano pic.twitter.com/EF0FRIC8iz
— International Handball Federation (@ihfhandball) January 20, 2025
O terceiro adversário será o Chile. Esta seleção conta com vários atletas que atuam no andebol espanhol, sendo que o seu timoneiro também vem da escola espanhola, Aitor Etxaburu, que conta com passagens pelo Helvetia Anaitasuna e CD Bidasoa, contando ainda com passagens pelo andebol francês. Neste Mundial, a sua referência ofensiva tem sido o lateral de 34 anos, Erwin Feuchtmann (Fénix Toulouse), com 21 golos apontados em três encontros.
Chi-chi-chi le-le-le ¡Viva Chile! 🇨🇱🙌 𝑭𝒊𝒓𝒔𝒕-𝒆𝒗𝒆𝒓 qualification for the main round in their history at the IHF Men's World Championship 🔓@balonmanochile #CRODENNOR2025 #inspiredbyhandball pic.twitter.com/O5LNVL1Uxj
— International Handball Federation (@ihfhandball) January 20, 2025
Calendário do Grupo III da Main Round:
Quarta-feira, 22 de janeiro
- 14:30 – Brasil vs. Chile
- 17:00 – Suécia vs. Portugal
- 19:30 – Noruega vs. Espanha
Sexta-feira, 24 de janeiro
- 14:30 – Espanha vs. Portugal
- 17:00 – Suécia vs. Brasil
- 19:30 – Chile vs. Noruega
Domingo, 26 de janeiro
- 14:30 – Portugal vs. Chile
- 17:00 – Espanha vs. Brasil
- 19:30 – Noruega vs. Suécia
Os encontros da Seleção Portuguesa são transmitidos em direto na RTP2, sendo que as restantes partidas poderão ser visualizadas em direto na RTP Play.
🌍 𝐈𝐇𝐅 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐡𝐚𝐦𝐩𝐢𝐨𝐧𝐬𝐡𝐢𝐩 𝟐𝟎𝟐𝟓 🔛
𝘔𝘢𝘳𝘤𝘢 𝘯𝘢 𝘢𝘨𝘦𝘯𝘥𝘢 🗓️ Os próximos passos da caminhada dos Heróis do Mar no Campeonato do Mundo 🇵🇹
🤝 Main Round III
📍 Oslo, Noruega
🏟️ Unity Arena
📺 @RTP2 @ihfhandball #heroisdomar #inspiredbyhandball pic.twitter.com/bey2MlLzRc— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) January 21, 2025