Mundial de andebol 2025: ganhou o Andebol no Portugal e Suécia

Bernardo GalanteJaneiro 23, 20254min0

Mundial de andebol 2025: ganhou o Andebol no Portugal e Suécia

Bernardo GalanteJaneiro 23, 20254min0
Portugal e Suécia empataram a 37 bolas e Bernardo Galante avalia a prestação da selecção lusa na estreia no Main Round

Um empate a 37 bolas fez notar o equilíbrio imaculado entre portugueses e suecos no primeiro embate da Main Round no Mundial de andebol. Portugal segue na liderança com 5 pontos, mais um que Suécia e Brasil. Esta sexta-feira, segue-se a Espanha.

 Frade e Lagergren, os pilares do entretenimento

Há encontros que se esperam equilibrados, mas, se há uns anos atrás disséssemos que seria um Portugal versus Suécia, provavelmente seria motivo de ironia. Felizmente, atualmente, não só é verdade, como também toda a europa do andebol olha para os portugueses com respeito e a temer as qualidades que são demonstradas em campo.

Luís Frade, MVP do encontro, foi distinguido no final do encontro pela IHF, no entanto, também poderia ter sido o sueco Albin Lagergren, que fez uma segunda parte extraordinária – anotou sete tentos em sete possíveis -, colocando sempre a sua seleção em jogo.

Por outro lado, o pivot português e que, veste as cores do FC Barcelona há cinco temporada, anotou sete tentos em oito possíveis, mas também contribuiu com uma prestação defensiva só ao nível dos melhores do mundo.

Portugal vs. Suécia: um jogo com muita e pouca história

Se por um lado, o encontro entre Portugal e Suécia foi um festival ofensivo, por outro também acabou por ter pouca história no papel: um equilíbrio constante durante sessenta minutos, sendo rompido por raríssimas vezes. O ataque sobrepôs à defesa e isso ditou numa igualdade.

Os comandados por Paulo Jorge Pereira iniciaram melhor o encontro, mas rapidamente a Suécia igualou os portugueses no 40×20… golo cá, golo lá, até que a Suécia atinge uma vantagem de três golos. No entanto, os portugueses, de forma imediata, responderam e chegaram à igualdade. Ao intervalo, o marcador eletrónico marcava um empate a 18 bolas.

A história da segunda parte foi muito simples: vantagem de 1 golo para a Suécia, empate, vantagem de 1 golo para Portugal, empate. Numa partida vertiginosamente ofensiva, ambas as seleções estiveram muito bem no ataque, utilizando, sobretudo, as transições – como é apanágio da seleção sueca – e nunca se conseguiram anular até ao apito final.

Gustavo Capdeville anotou 10 defesas, ao cabo que Andreas Palicka (3) e Fabian Norsten (2) anotaram 5, conjuntamente. Diogo Rêma não anotou qualquer defesa em seis remates sofridos.

Próxima jornada: segue-se uma “aflita” Espanha…

O próximo encontro pode ditar um momento histórico para o andebol português e, à priori, garantir o melhor resultado de sempre num Campeonato do Mundo para os Heróis do Mar – a melhor prestação foi a 10ª posição, em 2021, no Mundial do Egito.

A Espanha chega ao encontro frente a Portugal pressionada para vencer, após uma derrota frente à anfitriã Noruega – que Portugal venceu na Fase de Grupos (28-31) – por um golo de diferença (25-24).

Antes de iniciar a segunda jornada da Ronda Principal, a seleção espanhola encontra-se na 4ª posição do Grupo I, atrás do Brasil, da Suécia e de Portugal, faltando jogar dois encontros.

Calendário do Grupo III da Main Round:

Quarta-feira, 22 de janeiro

  • 14:30 – Brasil [28] vs. [24] Chile
  • 17:00 – Suécia [37] vs. [37] Portugal
  • 19:30 – Noruega [25] vs. [24] Espanha

Sexta-feira, 24 de janeiro

  • 14:30 – Espanha vs. Portugal
  • 17:00 – Suécia vs. Brasil
  • 19:30 – Chile vs. Noruega

Domingo, 26 de janeiro

  • 14:30 – Portugal vs. Chile
  • 17:00 – Espanha vs. Brasil
  • 19:30 – Noruega vs. Suécia

Nota: Os encontros da Seleção Portuguesa são transmitidos em direto na RTP2, sendo que as restantes partidas poderão ser visualizadas em direto na RTP Play.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS